Pode comer a raiz da taioba?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

E, a título de curiosidade, a raiz da taioba verdadeira também é comestível e muito parecida com o inhame.

Numa sartén com um traço de azeite e o dentinho de alho amassado para saborizar entram as folhas de taioba picadas. Assim que murcharem com o calor, cozinha-se por uns 3 minutos, ajusta-se o sal e pronto. Já temos o refogado de folhas de taioba. As raízes são descascadas e cortadas em pedaços.

Como consumir taioba? As folhas são a principal parte comestível, mas os rizomas (caule subterrâneo) também podem ser consumidos quando bem cozidos ou processados na forma de farinha.

O inhame é a raiz da planta Colocasia esculenta, também chamada de taro ou de taioba, cujas folhas são muito parecidas (e confundidas) com a taioba verdadeira (a Xanthosoma sagittifolium).

No entanto, é preciso ficar atento! A única espécie permitida para o consumo é a taioba-mansa. A taioba-brava é tóxica aos humanos e aos pets, pois possui oxalato de cálcio, substância que causa asfixia por edema de glote. Mesmo a taioba-mansa possui o oxalato, mas em menor quantidade.

O tempo de cozimento é maior do que o tempo necessário para o cozimento da couve e do espinafre pois as folhas da taioba são mais consistentes. O rizoma da planta, parecido com o taro (ou inhame) pode ser cozido com arroz ou adicionado a picadinhos de carnes, sopas, cozidos e purês.

Faz bem para o intestino
Algumas populações no mundo têm a “batata” da planta como um dos principais ingredientes de consumo da dieta. A folha de taioba é rica em fibras, o que a torna uma aliada da saúde intestinal.

Sintomatologia: Logo após a ingestão de qualquer parte da planta, ou do simples ato de mastigá-la, surgem intensas manifestações: irritação de mucosa; edema (inchaço) de lábios, língua e palato; com dor em queimação, salivação; dificuldade de engolir; cólicas abdominais; náuseas e vômito.

A taioba-mansa também possui oxalato de cálcio, porém em quantidades muito menores do que em sua versão selvagem. Ainda assim, é recomendado cozinhá-la ou refogá-la para eliminar a substância.

Essa planta pode ser aproveitada como um todo, isto é, tanto as folhas quanto os talos.

A taioba, embaixo, tem o talo saindo logo na junção das folhas, além de ter uma linha que “contorna” toda a folha. O inhame, acima, não tem a linha de contorno e o talo sai do meio da folha, não da junção.

A taioba tem variações: a conhecida como “brava” (Colocasia antiquorum Schott) é tóxica e normalmente pode ser identificada por seus talos e folhas verde-arroxeadas, enquanto a taioba comestível apresenta folhas e talos verde-claros.

“A recomendação é ir para um hospital, porque muitas pessoas podem ter uma reação alérgica que parece com um choque anafilático, é uma reação muito violenta do corpo, em que a garganta fecha, pode dar edema de glote, que é muito perigoso.

Tem duas variedades, sendo uma indicada para consumo (Xanthosoma sagittifolium) e a outra, a taioba brava, que não é indicada para ser consumida (Xanthosoma violaceum). A taioba comestível possui folhas gigantes, talos carnudos e verdes.

Lave bem a taioba, folha por folha. Rasgue as folhas em pedacinhos, entre os veios, e lave novamente. Numa panela, coloque o óleo, o sal, o alho e a cebolinha-verde.

Continuar lendo Pode comer taioba crua?