Pode comer a pasta de amendoim vencido?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Tanto as variedades cremosa quanto crocante da manteiga de amendoim são seguras de se comer por cerca de um ano depois da data de validade original, se ainda estiverem lacradas.

Teoricamente, pode-se comer um produto vencido, porque a validade deles têm uma certa margem de segurança. O consumidor tem um prazo esticado por cerca de 10 dias para consumir o produto, já que, por exemplo, um produto com validade de 30 dias, na verdade, tem validade até 40 dias.

Após aberto consumir em até 30 dias. Armazenar em temperatura ambiente. Não levar à geladeira.

Apesar de calórica, pasta de amendoim é aliada do emagrecimento.

A pasta de amendoim pode ser consumida em todos os horários. Porém, no horário dos lanches, é uma sugestão interessante, por ser uma excelente opção para enriquecer essas refeições. Ela pode ser incluída também no pré-treino para dar energia, no café da manhã ou no pós-treino.

15 dias

06 meses. Depois de aberto guardar em lugar fresco e seco e consumir em até 15 dias.

A pasta de amendoim pode durar tranquilamente cerca de um mês em temperatura ambiente, mantendo a sua textura normal! Se você preferir ela mais geladinha, o ideal é manter na geladeira. Na dúvida, você pode manter as versões processadas fora da geladeira e refrigerar as mais naturais, como as caseiras.

Prazo de validade, data de vencimento ou consumo preferencial, resumidamente, mede a vida útil de um alimento. Em outras palavras, é uma data aproximada que indica o tempo que transcorre desde o preparo do alimento até sua deterioração, quando torna-se impróprio para consumo.

Alimentos fora da validade que podem ser ingeridos

  • Barra de chocolate. Se a família resistir à tentação e acabar guardando o chocolate por algum tempo após o vencimento, ele ainda poderá ser consumido, mas o quem vai comer deve esperar uma variação em seu sabor original.
  • Café ...
  • Farinha. ...
  • Iogurte. ...
  • Macarrão e arroz.

Consumidor que encontrar produto vencido à venda poderá ganhar outro de graça. O Projeto de Lei 1386/19 assegura ao consumidor que constatar produto à venda com prazo de validade vencido o direito a receber gratuitamente uma unidade de produto idêntico ou similar dentro da validade.

Rica em gorduras boas, a pasta de amendoim é fonte de ácidos graxos poli-insaturados como o ômega 3, que tem importante poder anti-inflamatório e protetor cardiovascular.

Além disso, é possível deixar a pasta mais salgada ou mais doce de acordo com o gosto, podendo ser salgada com um pouquinho de sal, ou adocicada com um pouco de mel, por exemplo. Essa pasta pode ser consumida com frutas, torradas ou até mesmo em vitaminas, podendo ajudar no processo de ganho de massa muscular.

Prefira as pastas de amendoim 100% naturais e com o mais puro nut. Pode acreditar: é viável aliar sabor e saúde em um único produto. Tudo para garantir uma alimentação mais gostosa e saudável, claro.

Existem 130 calorias em 1 1/2 fatias (50 g).

Assim como todo produto feito com base de oleaginosas, a pasta de amendoim pode sim engordar e por isso deve ser consumida com moderação e restrição, para que não ocorra acúmulo de gordura decorrente ao consumo exagerado. Quando consumida adequadamente, a pasta de amendoim pode ser aliada na perda de peso e gordura.

283 calorias

Existem 283 calorias em 1 porção (110 g).

Colesterol: a pasta de amendoim não é recomendada para pessoas que tenham colesterol total elevado. Alergia: o amendoim é um alergênico muito comum. Então, é importante ficar atento a condições de alergia ao ingrediente antes de consumir.