Pode comer a parte preta da banana?

Perguntado por: ivarela2 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Essa enzima reage com o tanino presente na casca da banana e a interação entre as substâncias dá origem a compostos marrons que caracterizam frutas apodrecidas. Muitas vezes a cor da casca não interfere na qualidade da banana, ela pode estar preta por fora, mas por dentro estará apta para o consumo.

Ela pode, inclusive, fazer parte da sua dieta! A casca da banana é rica em fibras, minerais (mais do que a própria fruta!), potássio, cálcio, luteína, ômega-e, ômega-6 e magnésio.

Nutritivo e rico em fibra. Também chamado de flor de bananeira e coração da banana, o umbigo fica na parte inferior à penca de bananas. Ou seja, é o pendão comestível que fica na ponta do cacho. Entre as suas propriedades, a riqueza em fibras é o que mais chama atenção.

Amadurecimento natural com papel-alumínio
É possível auxiliar no amadurecimento sem expor a fruta à alta temperatura, basta envolver o cabo da banana com papel-alumínio, isso porque o material ajuda a conservar a temperatura e manter o calor natural que acelera o processo. Simples assim!

Os sucos de frutas não são os únicos produtos capazes de preservar a cor da banana. Água com gás, por exemplo, também pode gerar o mesmo efeito X Fonte de pesquisa — sem afetar o sabor. Use-a da mesma forma que o suco: mergulhe as fatias antes de servi-las ou guardá-las na geladeira.

Comer manga e banana à noite normalmente não faz mal, mas pode causar má digestão, azia e refluxo, se consumida em grande quantidade ou muito próximo da hora de dormir.

No geral, Juliana Vieira costuma recomendar apenas uma unidade por dia para seus pacientes. Isso porque comer a fruta de forma descontrolada pode, sim, provocar o aumento de peso (assim como a maioria dos alimentos), mas a recomendação também serve para garantir mais variedade de ingredientes nas refeições.

De acordo com a nutricionista Aline Barros, comer banana madura não faz mal. “Não tem nenhum problema consumir banana madura. Só é preciso tomar cuidado se ela estiver muito marrom, já que é um sinal de que ela pode estar apodrecendo”, explica.

No entanto, a casca da banana possui muito amido resistente e uma quantidade de fibras que, antes do treino, pode ser difícil de ser digerida. - A questão é comer a banana com a casca crua pode dificultar a digestibilidade, que não é o que se quer antes e durante um treino.

A casca da banana é rica em antioxidantes e potássio. Possui também uma substância chamada luteína, que contribui para o aumento da melanina, e o aminoácido triptofano, responsável pelo aumento dos níveis de serotonina.

Então esqueça! As frutas passam rapidamente pelo estômago e seguem para o intestino. Quando misturadas com outros alimentos, que levam mais tempo para serem digeridos, causam fermentação devido aos açúcares, o que pode trazer azia e mal estar.

O escurecimento da casca se dá através do trabalho de enzimas, mais precisamente da polifeniloxidase. Essa enzima reage com o tanino presente na casca da banana e a interação entre as substâncias dá origem a compostos marrons que caracterizam frutas apodrecidas.

Nas bananas, esses pigmentos se formam quando o oxigênio reage com compostos químicos naturais chamados fenóis. À medida que casca da banana fica cada vez mais marrom, grande parte do amido é convertido em açúcares, tornando-se uma excelente fonte natural de doçura.

Especialistas não recomendam consumo porque processo de apodrecimento pode estar acontecendo mesmo onde não é visível. Encontrou uma espécie de "pelúcia" ou pontinhos de mofo nas frutas? Não dá para simplesmente cortar o pedaço com mofo e aproveitar o resto.

Caso você não tenha a exigência de comer a fruta apenas em temperatura ambiente, guardar na geladeira pode ser uma boa ideia para fazer ela durar mais. Quando estiver bem madura, também é possível congelar os pedacinhos para usar quando e como preferir.