Pode comer a casca da melancia?

Perguntado por: ehilario . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Mas, o que muitos não sabem é que a casca é a parte que tem mais nutrientes, como as vitaminas A, B6, C, zinco, magnésio e potássio. Os níveis de citrulina presentes na casca da melancia ajudam na hora dos exercícios físicos com pesos. Ele é um ótimo antioxidante para ganhar peso de forma saudável.

A nutricionista também explica que a parte branca da casca da melancia é rica em fibras, o que a torna uma aliada do bom funcionamento intestinal, e contribui na regulação da pressão sanguínea. Que tal, então, aproveitar essa parte normalmente desprezada da melancia em receitas bem legais?

A melancia é refrescante, saudável e dá pra aproveitar tudo, até a parte branca.

A parte branca da melancia, por exemplo, que faz parte da casca e não é consumida normalmente, melhora a irrigação sanguínea, aumentando, entre outras coisas, o desempenho sexual. As sementes, por sua vez, têm efeito anti-inflamatório e fortalecem o sistema imunológico.

O problema pode se agravar caso a pessoa sofra de síndrome do intestino irritável. Outro grupo que precisa evitar o consumo exacerbado de melancias são as pessoas que possuem diabetes, pois a melancia possui alto teor glicêmico, que elevam os níveis de açúcar no sangue.

Melancia

Pesquisadores do Centro de Aprimoramento de Frutas e Vegetais da Universidade de Texas A&M, nos Estados Unidos, afirmam que a melancia tem ingredientes que produzem efeitos nos vasos sangüíneos semelhantes aos do Viagra e podem também aumentar a libido.

Suco das cascas de melancia e limão é uma opção rica em vitaminas. Muita gente não sabe, mas a casca da melancia é a parte mais benéfica da fruta - é fonte de vitaminas A, B6, C e do antioxidante licopeno - que inibe a ação oxidante dos radicais livres, combatendo o envelhecimento celular.

“A melancia pode ser ingerida gelada, em forma de suco e até em saladas. O seu consumo regular contribui com a prevenção de pedra nos rins – por possuir propriedades protetoras contra doenças renais, é diurética e ajuda a manter a urina limpa.

Com apenas 46 calorias por xícara, a melancia é rica em vitamina C, vitamina A, licopeno ( responsável pela coloração da polpa vermelha) , sais minerais como cálcio, entre outros compostos que proporcionam benefícios como prevenção de câncer, estresse oxidativo, inflamação, entre outros.

A parte vermelha da melancia é rica em carotenoides antioxidantes, betacaroteno e licopeno que protegem a pele dos efeitos nocivos do sol, mas a parte ver de clara, próxima da casca, também é rica em nutrientes e por isso deve ser consumida sempre que possível.

Isso porque ela é composta por mais de 90% de água. Sendo assim, a ingestão de melancia tem um alto potencial de provocar noctúria, ou seja, a vontade de urinar no meio da noite. Isso pode atrapalhar a sua noite de sono.

É capaz até de reduzir cálculos no rim. A nutricionista explica ainda que a melancia pode ser ingerida mais de uma vez ao dia, é bom evitar apenas comer a fruta à noite após as refeições porque pode ser indigesta.

Muita gente se lembra do alto teor de água, quando se fala em melancia, mas se esquece que grande parte dessa água está na parte branca da casca da fruta. Desse modo, consumir a casca significa aproveitar ao máximo o poder de hidratação da fruta, o que pode nos ajudar a bater a meta diária de ingestão de água.

O que pouca gente lembra é que há mais a ser aproveitado na melancia: a parte branca que fica entre o vermelhão e a casca – e que quase sempre vai para o lixo. “Na parte branca encontra-se citrulina, um aminoácido antioxidante”, afirma a nutricionista e naturóloga Thayana Albuquerque.

dois dias

Melão e melancia
A duração é de até uma semana. Depois de cortados, o melão e a melancia podem ser guardados na geladeira normalmente: é só envolvê-los em plástico filme e consumir em dois dias.

De maneira geral, o ideal é o consumo de uma ou até duas porções por dia. Principais características nutricionais da melancia: Presença de Licopeno – um componente com ação antioxidante associado à prevenção de doenças degenerativas, como câncer de próstata.

A hidratação reduz o risco de ter dores de cabeça, um sintoma comum nesta fase do mês. Além da ingestão de água, também o chá de menta pode atenuar os sintomas da síndrome pré-menstrual. O consumo de frutos ricos em água, como a melancia, é uma boa forma de manter os níveis de hidratação dentro do ideal.

Assim como existem as melhores frutas para comer à noite, também existem aquelas que não são recomendadas para a ingestão no período noturno. “O ideal é evitar frutas que carregam muita frutose, como o mamão e a manga, por exemplo”, sugere a nutricionista.

banana

A banana é rica em potássio, magnésio, zinco, vitaminas do complexo B e a enzima bromeliade. Por isso, pode aumentar a libido masculina e ajudar na circulação, promovendo a vasodilatação, fator fundamental para o homem manter a ereção.