Pode comer 1 pão por dia?

Perguntado por: oprates . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Mas claro que apenas 1 pãozinho francês ou 2 fatias de pão de forma, por dia, não fará mal algum, principalmente quando a ingestão hídrica está ajustada (0,035 a 0,050ml/kg de peso por dia).

Sim, é verdade: o pão pode fazer parte de uma dieta equilibrada e os carboidratos são cruciais para uma boa saúde.

O Pão Francês ou Pão de Sal é um alimento natural, pois é preparado sem o uso de conservantes. É fonte de energia rápida para o corpo e combustível para o cérebro. Alimento do dia a dia da mesa dos brasileiros, é de sabor incomparável, saudável e de fácil digestão.

Globo News - Comer até dois pães por dia não traz problemas, diz nutricionista.

O pão, rico em carboidratos, é visto como vilão do emagrecimento por muita gente - principalmente durante a noite. Na teoria, ele é mais prejudicial à dieta nesse período porque, durante o sono, o funcionamento do nosso fica mais lento e, consequentemente, a metabolização do açúcar, também.

1. Pães e massas. A farinha refinada branca é uma das principais inimigas de quem quer manter o peso adequado e evitar a barriguinha. Os alimentos com esse ingrediente, como pães e massas, têm carboidratos mais suscetíveis à fermentação que levam aos gases e distensão abdominal.

De fato, devido ao seu alto teor de carboidratos, não é recomendado como parte da dieta, especialmente se o objetivo é perder peso. Consumir pão todos os dias pode causar excesso de peso e outras doenças metabólicas.

Não há nada de errado em consumir o tradicional pãozinho no café da manhã, pois o problema não está no alimento, mas sim em como acontece esse consumo. Ou seja, é preciso ter atenção às combinações e à frequência. Opte por comer pão com ovos, frango, atum ou queijos e acrescente frutas.

Estudos têm demonstrado que o consumo do leite e de seus derivados está associado a um menor risco de desenvolvimento de síndrome metabólica (associação de fatores de risco para doenças do coração), pressão alta, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer devido ao seu valor nutritivo.

Apesar de mais calórico, um pão francês (ou dois de forma) é mais saudável e engorda menos do que cinco biscoitos. A nutricionista Gisele Magalhães explica que há outros fatores que contam para o ganho de peso - entre eles, a presença de fibras e gordura.

Uma boa forma de substituir o pão francês, feito com farinha branca, é comer tapioca, crepioca, cuscuz ou pão de aveia, que são boas opções, mas também é possível substituir o pão comum por alimentos ricos em proteína, como uma omelete com queijo, ou um ovo cozido, por exemplo.

Quem está de dieta
Assim, o pão não deve ser encarado como um “vilão” da dieta, já que o que vai fazer diferença em um processo de emagrecimento é o déficit calórico, ou seja, gastar mais calorias do que a quantidade ingerida ao longo do dia.

Quando vamos praticar exercícios físicos, é o carboidrato que fornece energia imediata para o desempenho adequado no treino. O pão, por ser um alimento de carboidrato refinado, acaba sendo absorvido rapidamente pelo organismo, fornecendo energia para uma melhor performance.

Pão engorda? Dicas de como comer pão sem engordar

  1. Ao comprar, siga a regra 10: 1.
  2. Sempre procure grãos integrais.
  3. Pão engorda? Prefira trigo orgânico.
  4. Consuma pão fermentado.
  5. Combine o pão com uma gordura boa.

Sim, o pãozinho francês realmente engorda mais se comparado a alguns outros pães disponíveis no mercado, como o integral. O pãozinho francês com 50 g possui cerca de 140 kcal e 80% dessas calorias são derivadas de carboidrato de alto índice glicêmico.