Pode colocar verbo no plural?

Perguntado por: lrocha5 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Assim, sempre que o sujeito estiver no plural, por exemplo, o verbo também deve se apresentar no plural. Porém certas construções da língua portuguesa rompem esse princípio de concordância verbal. É o caso de expressões que indicam quantidade.

O plural dos verbos nas locuções verbais integra uma das particularidades gramaticais determinadas por fatos específicos, nos quais o verbo pode ou não ser flexionado.

Locuções verbais são expressões constituídas por dois verbos, um auxiliar e outro principal, este último em forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio). Cabe lembrar que os verbos auxiliares são total ou parcialmente desprovidos de sentido próprio.

Ocorre uma locução verbal quando dois verbos aparecem juntos na frase, desempenhando o papel de um único verbo, ou seja, transmitindo apenas uma ação verbal. As locuções verbais são formadas por um verbo auxiliar mais um verbo principal.

A gramática do português permite construir frases com dois ou mais verbos mas existem modelos bem definidos que estabelecem como essas ocorrências simultâneas podem acontecer. Antes de partirmos para o estudo desses modelos, vamos analisar três enunciados que apresentam mais de um verbo.

Concordância do verbo ser sempre no singular
Quando são usadas as expressões pouco, muito, menos de, mais de, o suficiente, o bastante,… na indicação de quantidade ou medida, o verbo ser fica sempre no singular, independentemente da quantidade expressa: Cinco litros de refrigerante é muito!

Os verbos impessoais não têm sujeito e, por isso, são considerados defectivos, isto é, aqueles que não são conjugados de todas as formas previstas. Os verbos impessoais, como o próprio nome diz, não possuem sujeito.

Alternativa a: são, eram, serão, eram, são.

Os verbos indicam ação, acontecimento ou estado e devem ser flexionados de acordo com o número, a pessoa, o tempo, o modo e a voz. Os verbos são a classe de palavras que indica ações, acontecimentos ou estados. Eles flexionam de acordo com: o número (singular ou plural);

Podem-se citar exemplos. (Exemplos podem ser citados.) Pode-se citar um caso. (Um caso pode ser citado.)

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.

A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.

Resposta: Letra A, o certo seria "eu E meu amigo Paulo entramos na sociedade". “... não deixe que eles peguem.”

Oração é uma frase que sempre contém um verbo ou uma locução verbal (dois ou mais verbo que equivalem a um só) e é formada por sujeito e predicado, ou apenas por predicado.

Os verbos flexionam de acordo com pessoa, número, modo, tempo e voz. Importante: No Brasil, a 2ª pessoa está caindo em desuso, sendo mais comum o uso dos pronomes de tratamento “você” (singular) e “vocês” (plural), que leva conjugação na 3ª pessoa.

Rigorosamente, o verbo deve concordar com o numerador: “Um quinto FOI ENTREGUE ao rei”; “Três quintos FORAM ENTREGUES ao rei”.

Serem é a 3. ª pessoa do plural do infinitivo pessoal do verbo ser.

Verbos da 2° conjugação: verbos terminados em –er: comer, correr, ler, saber, esquecer, entender, vender,… Verbos da 3° conjugação: verbos terminados em –ir: sorrir, partir, dividir, abrir, sair, decidir, rir,… Os verbos irregulares são aqueles que ao serem conjugados forem modificações em seu radical ou terminações.

Ao contrário das frases, as orações sempre possuem verbos. Como já dito, quando apenas um verbo ou locução verbal, trata-se de uma oração absoluta. Quando mais de um predicado verbal, lidamos com casos de orações coordenadas ou subordinadas.

Os períodos compostos são aqueles constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos.