Pode colocar vaselina na ferida?

Perguntado por: tguedes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

A vaselina pode ser usada na cicatrização de feridas simples como arranhões e escoriações. Ela age mantendo a ferida hidratada, impedindo o ressecamento e a formação de crostas que atrasam a cicatrização. Ela também ajuda na prevenção da formação de cicatrizes largas e profundas.

Recomenda-se curativo com gaze estéril e o mínimo de fita adesiva para evitar que a secreção suje roupas de cama e do paciente. Manter minimamente úmido, com petrolatum ou vaselina, para melhor cicatrização.

Vaselina sólida pomada hidratante e emoliente tamanho 30 g RIOQUÍMICA.

  • Hidratação da pele;
  • Previne o surgimento de calos nos pés;
  • Hidrata e facilita a remoção das cutículas;
  • Umectante e emoliente da pele;
  • É utilizada na indústria cosmética.

Geralmente, a irritação surge devido ao uso de roupas justas, calçados, etc. Portanto, para evitar o atrito que pode formar bolhas e feridas na pele, aplique a vaselina antes sair de casa, incluindo os pés, coxas, cotovelos e virilhas.

Qual a diferença entre vaselina líquida e vaselina sólida? De acordo com a Dra Joana Darc, a vaselina sólida é constituída de parafina macro e micro cristalina, que são derivados do petróleo. Já a vaselina líquida, também conhecida como óleo mineral, é um subproduto destilado do fracionamento e refino do petróleo.

Apesar de possuir muitas indicações, a vaselina não pode ser usada na face de quem possui pele oleosa com tendência à acne, pois pode agravar o problema.

Portanto, na hora de treinos longos, não se esqueça da vaselina! Importante: a vaselina serve para PREVENIR as assaduras e não para tratá-las.

Apesar de ser uma substância bastante escorregadia, não é indicada para melhorar a lubrificação íntima, já que a substância é à base de petróleo e pode causar infecções como a vaginose bacteriana. Além disso, a vaselina também pode interferir na proteção oferecida pelo látex da camisinha.

TIPO DE MATERIAL - GAZE COM SORO FISIOLÓGICO 0,9% (SF)
MECANISMO DE AÇÃO Contribui para a umidade da lesão, favorece a formação de tecido de granulação, estimula o desbridamento autolítico/mecânico e absorve exsudato.

A melhor forma de retirar a crosta é molhá-la e lentamente retirá-la, depois secar a zona e amaciá-la com um pouco de vaselina. "Não se deve deixar que a crosta amadureça de mais porque aumenta a cicatriz", diz Mark Davis, professor de dermatologia da Mayo Clinic (EUA) que lida com crostas e pele frágil a toda a hora.

Vaselina. Vaselina nunca deve ser utilizado como lubrificante íntimo. Ao contrário da segunda opção, que é formulada especialmente para a região, a vaselina permanece mais tempo dentro da vagina, fazendo com que as bactérias se acumulem, favorecendo condições como vaginose bacteriana ou infecção por fungos.

Este cuidado pode ajudar a evitar infecção local. Pode também ser usado uma camada fina de vaselina ao redor do orifício para ajudar a protegê-lo.

fig , coloq Pessoa afável e gentil, preocupada em agradar, cujas opiniões e atitudes variam de acordo com as circunstâncias.

Além disso, a vaselina também pode ser usada em outras regiões do corpo com tendência para pele ressecada, como cotovelos, joelhos ou nos lábios rachados, por exemplo.