Pode colocar um pouco de álcool no umidificador?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Ao absorver uma quantidade de álcool pelas vias aéreas, os efeitos podem variar de dores de cabeça e cansaço até a danificação dos pulmões e do sistema neurológico. Outro risco é combustão desse produto inflamável, que pode ocasionar fogo.

Como a maioria dos umidificadores no mercado atualmente tem componentes de plástico, isso os torna incompatíveis com os óleos essenciais. Os óleos, principalmente os cítricos, podem quebrar os componentes plásticos deste dispositivo.

A Sônia Corazza, no livro Aromacologia, recomenda 5 gotas de óleo essencial para 50 ml de água, quando usando um difusor de cerâmica, aquele que você coloca uma vela embaixo. Uso 5 gotas no meu umidificador, que não comporta mais que 100 ml de água.

Qual tipo de água colocar no umidificador
O umidificador de oxigênio exige água destilada para bom funcionamento. Ele possui composição de fácil aquecimento, que potencializa sua condensação e, como resultado, proporciona umidificação eficiente no tratamento.

Não é recomendável deixar o umidificador ligado no quarto a noite toda. Sem o sol, a umidade do ar já aumenta naturalmente, e o excesso de umidade promovido pelo aparelho passa a ser um problema. O principal deles é o aparecimento de mofo e bolor, que vão provocar problemas, especialmente para os alérgicos.

Os umidificadores são aparelhos desenvolvidos com a função de umidificar ambientes e a recomendação é que isso seja feito sempre com água limpa. Óleos e outros resíduos, como álcool contido em aromatizadores em spray ou, até mesmo, em perfumes, podem danificar o funcionamento do aparelho.

Neste caso a dica é utilizar água destilada no seu aparelho. Isso não é necessário para que funcione e pode até custar mais, mas a água destilada é recomendada para um melhor desempenho dos umidificadores.

Alivia a sinusite, rinite e o congestionamento nasal: Quando o ar está muito seco, as vias respiratórias superiores não conseguem drenar e funcionar de forma adequada. A umidade adicionada pelo umidificador trabalha para reverter esse problema.

O indicado pela WAP é que você despeje, cuidadosamente, de 3 a 5 gotas da essência de sua preferência. Desta forma, o difusor do óleo essencial trabalha na forma correta e aromatiza o ambiente sem exageros.

A resposta é: sim. Inclusive, o uso de soro fisiológico no umidificador de ar é indicado em dias de baixa umidade no ar. Isso se dá porque, enquanto o umidificador mantém o ar úmido, o soro ajuda na hidratação das vias aéreas e da obstrução nasal.

Saiba como deixar o quarto cheiroso

  1. Mantenha o local arejado. Abra as janelas durante o dia e deixe o ar circular para neutralizar odores.
  2. Limpe com frequência. De nada adianta comprar aromatizadores e velas se sua casa não está, de fato, limpa. ...
  3. Invista em limpadores com perfume.

Os dois tipos mais comuns e adequados de difusores para o uso de óleos essenciais são o Aromatizador Elétrico (também chamado de difusor de tomada ou réchaud de tomada) e o Difusor Ultrassônico. Ambos podem ser utilizados com óleos essenciais ou essências, sejam elas hidrossolúveis ou lipossolúveis.

Se você quer fazer o seu aromatizador de ambiente caseiro com perfume, é só substituir na receita a essência por algumas gotinhas do perfume que você escolher. Mas fique atento: alguns perfumes são muito concentrados e podem deixar o seu difusor de ambiente caseiro com um aroma muito forte.

Para a higiene dos umidificadores deve-se buscar o auxílio do próprio manual do aparelho. As possibilidades são que o fabricante recomende limpar o umidificador ou com vinagre ou água sanitária, que eliminam o mofo e o bolor.

Umidificadores de ar funcionam através do ultrassom. Portanto o acréscimo de medicamentos ou produtos na água do recipíente é totalmente condenado podendo acarretar dano do aparelho e devido a ação do ultrassom sobre as moléculas do medicamento a inativação do mesmo.

Faça um chá concentrado. Coloque no umidificador do seu filho. Ligue o umidificador por alguns minutos antes dele adormecer e deixe que o aroma o relaxe.

A água da torneira conta com diversos tipos de micróbios, minerais e contaminantes que podem danificar o seu umidificador.