Pode colocar travesseiro para recém-nascido?

Perguntado por: emorais8 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o uso de travesseiros é indicado somente após os 12 meses. O travesseiro não é indicado para recém nascidos, pois pode prejudicar a passagem correta do ar e o alinhamento da estrutura corporal, aumentando o risco da Síndrome de Morte Súbita.

Posição correta
Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. De lado, a posição é muito instável e eles podem rolar ou ficar de barriga para baixo, o que pode ser perigoso. Em geral, bebês precisam dormir de barriga para cima até o primeiro ano de vida.

Para saber se o bebê está com frio ou calor, deve-se:

  1. Frio: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele está fria. ...
  2. Calor: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele, incluindo a do pescoço, está úmida e o bebê suado.

A Associação Americana de Pediatria recomenda com veemência que se evite o uso de travesseiros até os 2 anos, pelo risco de sufocamento. Até esta idade, a criança não tem controle adequado do pescoço e pode ficar presa no meio ou sob o travesseiro, sem poder respirar.

Como evitar a morte súbita em bebês

  1. Coloque o bebê para dormir na posição certa. ...
  2. Evite compartilhar a cama para evitar morte súbita em bebês. ...
  3. Garanta uma superfície firme para o bebê dormir. ...
  4. Deixe o berço “clean” ...
  5. Nada de superaquecer o bebê ...
  6. Morte súbita em bebês: bebê e cigarro não combinam.

Também chamada de morte do berço, por definição, a SMSI é a morte repentina de uma criança com menos de 12 meses sem causa aparente. Mesmo após investigação do caso, não se encontra quadro clínico de doença ou possíveis causas para explicar o óbito.

Se o seu bebê está naquela fase de sono agitado (e você de virar noites em claro!), nada melhor do que preparar um travesseiro aromático de camomila.
...
Materiais:

  1. Dois quadrados de cerca de 15 cm de tecido para costurar.
  2. Flores secas de camomila.
  3. Linha e agulha.

O bebé deve tomar banho todos os dias e a hora ideal para o fazer é ao final do dia. Isto porque o banho tem normalmente um efeito calmante e é a altura do dia em que é mais provável estarem presentes a mãe e o pai. Se, pelo contrário, o banho tem um efeito excitante no seu bebé, prefira fazê-lo durante a manhã.

A Unicef recomenda que o bebê durma no mesmo quarto que os pais, no berço, pelo menos até os 6 primeiros meses de vida. A indicação se baseia em pesquisas que mostram que estar próximo à mãe facilita a amamentação e, ainda, reduz os riscos de morte súbita.

A partir do momento que ela começar a ficar mais horas acordada, à noite, coloque-a no berço sempre no mesmo horário. O quarto deve estar escuro, ou apenas com a luz do abajur, e silencioso. Fique ao lado dela, cante uma música e dê um beijo de boa noite.

Muitos pais e mães costumam deixar os pequenos só de fralda. No caso do recém-nascido, no entanto, essa prática não é recomendada. “Eles perdem calor com muita facilidade e podem passar frio ou até sofrer uma hipotermia”, alerta Nathália. Por isso, vista nele uma camisetinha ou body fresquinho de algodão.

"Normalmente, quando o seu bebé tem uma boa sessão de amamentação, logo a seguir parece "bêbedo de leite". Fica descontraído e a sua linguagem corporal mostra que está saciado," diz Cathy. "Não se esqueça que as fraldas também são um bom indicador de que está a receber leite suficiente.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

Seu bebê pode tranquilamente dormir em um quarto com uso de ventilador e ficar mais confortável durante os dias mais quentes, sem que prejudique a saúde do pequeno.