Pode colocar sal na unha inflamada?

Perguntado por: ailha2 . Última atualização: 9 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Água quente e sal também podem ajudar a reduzir a inflamação. O granuloma piogênico é uma complicação da unha encravada e é popularmente conhecido como “carne esponjosa”.

Em outros casos, pode ser indicado o uso de banhos de imersão (colocar de molho o pé afetado) em soluções contendo antissépticos ou em água quente com sal podem ajudar a reduzir a inflamação.

Mas, se você está sem grana e a inflamação é leve, uma boa opção é recorrer aos remédios caseiros primeiro: "Há algumas práticas em casa mesmo que ajudam a lidar com o desconforto causado pela unha inflamada como, por exemplo, compressa de água quente feita com sal e vinagre de maçã, além de uma higiene adequada".

O sal não pode fazer suas unhas crescerem mais rápido. No entanto, esfoliantes de sal podem ajudar a esfoliar as mãos e os dedos para eliminar as células mortas.

Essa misturinha é ótima porque a pele e as unhas absorvem muito mais a hidratação por causa do sal.

Principais alimentos anti-inflamatórios naturais

  1. Laranja moro.
  2. Alecrim.
  3. Alho.
  4. Abacate.
  5. Azeite de oliva.
  6. Astaxantina.

No caso de trauma é aconselhável repouso nas articulações e aplicação de gelo para aliviar a dor. Em consulta com reumatologista ou ortopedista, pode ser indicado o uso de anti-inflamatórios, corticóides e imunossupressores. Na Síndrome do Túnel de Carpo e em casos mais graves, recomenda-se cirurgia.

A paroníquia, também chamada de panarício e conhecida popularmente como unheiro, é o nome dado a um processo de inflamação que acomete a pele em torno das unhas dos pés ou das mãos. Ela também pode causar o acúmulo de pus debaixo da unha ou na pele ao seu redor.

Tente “levantar” a unha que está encravada e inserir um algodão embaixo (fazendo uma espécie de alavanca), minimizando assim o atrito entre a pele e a unha e aliviando o incomodo nos cantos. Esse procedimento deve ser feito logo após a imersão do pé na água morna, pois a região estará mais maleável.

Deixe o pé de molho de 20 a 30 minutos. Depois que retirar o pé da água morna e notar que o dedo ainda continua muito inchado, você pode fazer uma compressa de gelo, pois ele diminui o inchaço e a dor.

Dicas para evitar a unha encravada

  1. Cortar as unhas dos pés de maneira correta, respeitando a linha de crescimento. Ou seja, nem totalmente quadrada e nem 100% arredondada. ...
  2. Não use cortadores de unhas. Prefira alicates de corte, que facilitam acompanhar o formato. ...
  3. Evite calçados apertados e de bicos finos.

Probenxil gel é um medicamento anti-inflamatório tópico que age sobre a região inflamada aliviando o inchaço e a dor.

Cuida das unhas com o vinagre de maçã
Além de todos os benefícios, o alimento tem propriedades antifúngicas, ou seja, elimina os fungos e as bactérias. Por isso, ele também é indicado quando as unhas estão mais inflamadas e enfraquecidas.

Eis algumas das medidas a adotar:

  1. Limpe e desinfete bem o local.
  2. Aplique compressas quentes várias vezes por dia.
  3. Aplique soluções tópicas e tome os medicamentos prescritos pelo médico.
  4. Em caso de abcesso, pode ter de se submeter a uma incisão e drenagem cirúrgica.

Passe a cola na área que está lascada e aplique o sal no mesmo local. Repita isso pelo menos três vezes e deixe secar bem. Para finalizar, lixe bem a unha, até ela ficar lisinha, sem a cola e o sal aparecerem.

Se não existe curativo, você pode limpar a unha com soro fisiológico e usar uma pomada cicatrizante; Não abafe a unha ou use calçados fechados até a unha sarar; O corte mensal da unha é importante para dar continuidade ao tratamento; Caso sua unha ainda estiver sensível, procure um podólogo, não espere infeccionar.

O procedimento é simples: molhar pedaços de algodão com soro fisiológico, colocar em cima da cutícula e esperar de 3 à 5 minutos! As cutículas amolecem e ficam mais fáceis de empurrar. Mas você deve estar pensando “Ah, mas pra amolecer, a água da torneira tem o mesmo efeito”.