Pode colocar resistência 220v em chuveiro 110?

Perguntado por: ebelem . Última atualização: 17 de maio de 2023
/ 5 14 votos

sim pode trocar por uma 110 contanto que seja o mesmo modelo de chuveiro.

Basta trocar a resistência de ambos os chuveiros. De acordo com a tensão desejada 110V ou 220V. Foi útil para você? Ola.

Um chuveiro, por exemplo, gasta eletricidade para esquentar a água. Seja com 110V, seja com 220V, a resistência no seu interior precisará da mesma energia para elevar a temperatura de, por exemplo, 15ºC a 40ºC, seja com 110 V ou 220V.

Nunca coloque uma resistência que tenha características diferentes do padrão desenvolvido para seu produto. As informações sobre Voltagem e Potência podem ser encontrados no próprio corpo do produto ou na embalagem do mesmo.

O que acontece se eu ligar os fios do chuveiro errado? Ao fazer a ligação errada da fiação de chuveiro elétrico, corre-se o risco de levar choque. Quando o fio terra é colocado no ponto referente ao neutro no disjuntor, por exemplo, ele fica energizado, podendo causar choque elétrico.

O que faz com que o chuveiro 220V tenha preferência é que ele consegue ter a mesma potência que um chuveiro de 127V mas consumindo menos corrente (menos "Ampéres"). Sendo a corrente menor os cabos podem ser menos espessos, e mais baratos já que o cobre é caro.

Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.

Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.

Não possuí perigo desde que você compre uma resistência de qualidade e do mesmo modelo que a anterior. Porém o desempenho do chuveiro será menor, ele vai gastar menos energia porém vai esquentar menos também.

Não há diferença técnica entre as duas tensões.
A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V. O consumo de energia não depende da tensão elétrica, mas, sim, da potência e do tempo de uso do equipamento.

A tensão 127V nas tomadas oferece menor risco de choque se existir contato com fios desencapados ou plugues. Já a opção 220V também garante suas vantagens específicas pois, em um apagão, algumas lâmpadas podem funcionar por demandarem correntes elétricas menores para seguirem acesas.

127V

A Resistência Lorenzetti própria para os chuveiros do modelo Lorenzetti Maxi Ducha com voltagem de 127V e 5500W. Ela possui uma voltagem de 127V e potência perfeita de 5500W. A resistência é uma peça metálica que fica dentro do chuveiro elétrico.

O chuveiro elétrico bivolt é um item funcional indispensável para qualquer banheiro: perfeito para quem não dispensa um banho quente no dia a dia. Por aquecer a água com eletricidade, ele também não precisa do auxílio de aquecedores solares ou a gás, para funcionar.

Se ela for muito alta, isso pode fazer com que a resistência não consiga aquecer a água, uma vez que esta não fica tempo suficiente na câmara do chuveiro. Dessa forma, a resistência não consegue fazer seu trabalho de maneira correta, fazendo com que a água fique no máximo morna.

Então, se você perguntar “posso colocar qualquer resistência no chuveiro”, a resposta é não, instale sempre da mesma marca.

Os motivos mais comuns são: falta de energia elétrica; desligamento do disjuntor que protege o circuito do chuveiro; queima da resistência e redução da pressão da água, o que provoca o desligamento do chuveiro.

O que fazer: Tanto a ducha como o chuveiro elétrico não possuem fios positivos ou negativos, ao serem alimentados pela energia fornecida pela concessionária de energia elétrica local.