Pode colocar resina por cima de amálgama?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Pode colocar resina por cima do amálgama? Assim como não é recomendado fazer reparos com resina em restaurações de amálgama fraturadas, não é ideal colocar resina por cima da mesma. O ideal é fazer a substituição completa de todo o produto.

Quando se troca uma restauração de amálgama? A troca uma restauração de amálgama pode acontecer por alguns motivos que envolvem a saúde do dente, como uma quebra ou fratura da antiga restauração ou mesmo o aparecimento de nova cárie, e não somente por motivo estético.

A resina não é indicada para áreas muito extensas. Por isso, funciona melhor nos dentes da frente, já que não atrapalha no fator estético e a extensão é menor. Já a amálgama é mais recomendada para os dentes posteriores, que são maiores e normalmente a cárie se propaga em uma área maior.

Para fazer as facetas de resina não é necessário. desgastar os dentes, a não ser em casos muito. específicos. E o fato de a faceta de resina ser mais.

A origem reside no fato do amálgama ser uma liga metálica que contém mercúrio, um conhecido metal pesado. Em sua forma elementar ou orgânica, o mercúrio oferece, sim, riscos à saúde e ao meio ambiente como poluente, por isso há movimento mundial para redução de seu uso por meio da Convenção de Minamata1.

Quanto tempo dura uma restauração? Em geral, as restaurações em resina duram de 5 a 10 anos. No entanto, depende de muitos fatores: a forma de restauração, a qualidade da resina, o tamanho e localização da restauração, a higiene e dieta do paciente, manutenção, etc…

Em média uma restauração em resina dura de 5 a 10 anos. Porém, isto depende de uma série de fatores: a forma (técnica) como a restauração foi realizada, a qualidade da resina, o tamanho e o local da restauração, os hábitos de higiene e alimentação do paciente, manutenção, entre outras…

Provavelmente o motivo da descolagem é o tipo de material usado! Quando paciente tem resina no dente, o profissional deve usar outro protocolo para colagem! Porém, deve ser avaliado para obter outras informações! É necessário avaliar em que condições esse braquete está sendo colado (tipo e qualidade do material).

Quando um paciente faz uma restauração no dente com a resina composta, precisa ter em mente que ela precisará ser trocada em um período entre 3 e 10 anos. Mas, se antes desse período, você notar alguma alteração no dente tratado, deve procurar seu dentista para que ele avalie a situação.

É possível realizar a remoção de amálgama dentária com a restauração da existente por uma resina composta que, além de ser branca e não afetar a estética, não compromete a saúde. O procedimento é simples, mas exige o acompanhamento de um profissional experiente para que não ocorra o vazamento de vapor do mercúrio.

Com o avanço da tecnologia e o advento da liga de titânio, os Implantes Dentários não são mais "vilões" da ressonância magnética e ela pode ser executada sem problemas.

Resina composta
A grande vantagem é que ela apresenta a mesma coloração do dente, ou seja, é ideal para restaurações de dentes anteriores. Outro ponto positivo é que com a restauração em resina composta não há necessidade do desgaste na estrutura sadia do dente, como é o caso do amálgama.

O amálgama de prata é um material odontológico utilizado na restauração de cavidades dentárias. A coloração cinza metálico, a necessidade de preparos retentivos que desgastam a estrutura dental e a sua composição química com, aproximadamente, 50% de Mercúrio na liga metálica são suas principais desvantagens.

A maior resistência é conseguida com uma maior quantidade da fase gama (Ag3Sn) sem reagir. O componente mais fraco mecanicamente é a fase Sn8Hg (gama 2), que é também a fase menos resistente à corrosão (Phillips, 1991).

A faceta de resina pode custar de 200 a 2 mil reais. O preço do tratamento com facetas em resina varia de acordo com a complexidade do caso e o número de facetas necessárias. Para saber o orçamento para o seu caso, você deve agendar uma avaliação com o dentista.

Em casos de dentes muito separados, fechar o diastema com resina já não será indicado, pois tendem a fraturar ou descolar com relativa facilidade, sendo preterida pela colocação de coroas ou facetas em porcelana ou cerâmica, pois é um material muito mais resistente, para além de ser também mais estético.