Pode colocar prato de ferro no microondas?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 10 votos

De jeito nenhum! Nunca utensílios de metal nele; utilize preferencialmente recipientes refratários de vidro ou cerâmica. Evite recipientes plásticos, pois eles podem derreter — os de papel também podem pegar fogo.

alumínio

As formas de alumínio resistem a todo o tipo de mudanças extremas de temperatura. Sendo assim, você pode utilizá-las para cozinhar, congelar, aquecer e ainda deixar o alimento na própria embalagem para ir à mesa.

Alguns alimentos, se levados de forma incorreta ao micro-ondas, podem explodir e causar machucados ou até um curto-circuito no ambiente. Além disso, materiais como garrafa térmica, metais (o alumínio também!), plástico e sacos não devem ir ao aparelho, pois podem pegar fogo ou explodir.

Os pratos e porcelanas também podem ser colocados no microondas, desde que não tenham detalhes metálicos. Papéis: Evite papel alumínio. Ele pode pegar fogo assim que você ligar o aparelho. Toalhas de papel e guardanapos até podem ser colocados dentro do microondas, mas por um curto tempo dentro do eletrodoméstico.

O problema aqui é que os principais tipos de metal que encontramos em um objeto de cozinha, como o alumínio e o ferro (que compõe a maior parte dos utensílios de aço) são bons condutores de eletricidade. Daí a orientação para não levá-los ao micro-ondas.

Os recipientes mais seguros são os que possuem o número cinco dentro de um triângulo, pois são feitos de polipropileno; No caso de potes de vidros, o uso em microondas é mais seguro, mas é necessário dar preferência às vasilhas refratárias, pois são mais resistentes e suportam o calor do forno.

Se você tem dúvidas do porque não pode colocar metal no micro-ondas? Aqui a resposta é basicamente a mesma da anterior, afinal as partículas eletromagnéticas geradas pelo aparelho durante o processo de aquecimento, podem causar um incêndio ao entrar em contato com o metal. Portanto, panelas, talheres (nem os de prata!)

É seguro colocar as embalagens de alumínio Wyda no micro-ondas, basta apenas que elas estejam destampadas, e é importante que o tamanho da embalagem seja condizente com a quantidade de comida dentro dela, nem para mais, nem para menos.

Metal em um forno de micro-ondas
Os recipientes feitos de cerâmica, plástico ou vidro não absorvem as ondas na frequência utilizada e, consequentemente, não aquecem muito dentro deste forno. Já o metal, por outro lado, reflete efetivamente a energia de micro-ondas.

– Tampe os alimentos quando for esquentar: os micro-ondas mais modernos costumam vir com uma tampa plástica para tampar as refeições ao esquenta-las. Use-a para evitar que as ondas de calor do eletrodoméstico cheguem diretamente na comida.

Provavelmente há alguma falha no processo de tempera ou espessura do vidro do prato que veio com o equipamento, pois ele não suporta o normal funcionamento do equipamento.

Pode colocar vidro no micro-ondas? Uma dúvida frequente é se pode colocar vidro no micro-ondas. Vidro é um material resistente, porém, dê preferência para os apropriados, principalmente os temperados, eles resistem mais a temperaturas mais altas. Mas não abuse!

Se as paredes absorvessem a radiação, além de sobrar menos energia para aquecer os alimentos, haveria um indesejável aquecimento das paredes. Desta forma não há nada estranho no fato de as paredes do forno serem metálicas (pintadas ou de aço inox) ao mesmo tempo que não se deve colocar metal para dentro do forno.

Mas quando colocamos um alimento em um prato para ser aquecido, este prato não está quente ao ser retirado do forno de micro-ondas? A resposta é sim, ele está. No entanto, as micro-ondas não são o motivo deste aquecimento, e sim o contato direto do prato com os alimentos aquecidos.

Comumente, identificamos se o vidro pode ir no forno através dos símbolos presentes nas embalagens ou encartes dos produtos, que indicam, por exemplo, que aquele vidro: – Pode ir no forno convencional; ou apresentará um símbolo indicativo de forno ou fogão.

Claro, mas tome cuidado para não se queimar! Não use recipientes estreitos com gargalos pequenos (por exemplo, garrafas) e deixe a água descansar por cerca de 30 segundos dentro do microondas antes de retirá-la. Ao contrário do que ocorre no fogão, no forno micro-ondas, os líquidos se aquecem por igual.

Se você retirar do congelador/freezer direto para o micro-ondas, o tempo para descongelamento e aquecimento é de 3 a 6 minutos (dependendo da potência do micro-ondas e do volume da marmita se for 400g, o tempo é maior). Se você retirar do refrigerador, o tempo pode variar de 2 a 5 minutos.

A regra, na verdade, é simples: Materiais que absorvem as ondas (em vez de deixar o alimento absorve-las) não devem ser usados, pois podem derreter, trincar, pegar fogo ou mesmo explodir. Por exemplo, metais e plásticos (eles podem derreter ou liberar substâncias tóxicas no alimento, porém existem algumas exceções).

Ainda bem que antes pensei bem e corri ao telefone me informar sobre o assunto. O fabricante do microondas informou que “o calor do micro e do forno são diferentes“, ou seja, NÃO PODE!!!