Pode colocar prato de alumínio no microondas?

Perguntado por: uferrari6 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 20 votos

Itens de alumínio não podem, de jeito algum, ir no micro-ondas, pois o calor das ondas em contato com o metal pode causar acidentes sérios, que colocam em risco a sua família, a sua casa e seu aparelho. Mesmo detalhes em alumínio podem ser perigosos, por isso fique atento!

Os pratos e porcelanas também podem ser colocados no microondas, desde que não tenham detalhes metálicos. Papéis: Evite papel alumínio. Ele pode pegar fogo assim que você ligar o aparelho. Toalhas de papel e guardanapos até podem ser colocados dentro do microondas, mas por um curto tempo dentro do eletrodoméstico.

Porém, cozinhar utilizando o microondas requer um cuidado muito específico: que vasilhas podemos utilizar? qual material é adequado? Todo mundo já sabe, mas é bom repetir: metais (como o alumínio) não podem ser aquecidos no microondas de forma alguma!

Materiais como cerâmica vitrificada, porcelana, louça e vidros são seguros pro eletrodoméstico. Mas se sua porcelana ou louça tiver algum detalhe em metal, daí não pode usar!

Os recipientes mais seguros são os que possuem o número cinco dentro de um triângulo, pois são feitos de polipropileno; No caso de potes de vidros, o uso em microondas é mais seguro, mas é necessário dar preferência às vasilhas refratárias, pois são mais resistentes e suportam o calor do forno.

Por isso, caso você tenha dúvidas se marmita de alumínio pode ir ao micro-ondas, saiba que não. Assim como as panelas e formas que utilizam esse elemento químico em sua composição, pois os riscos de causar um incêndio ao deixar esses materiais em contato com ondas eletromagnéticas são altos.

Coloque a marmita em uma sacola térmica para manter a sua comida fria por algumas horas. Para comida quente: Se tiver acesso ao microondas, basta colocar o alimento no prato e aquecer. Se tiver um forninho, é só colocar a marmita destampada diretamente no forno e aquecer.

As formas de alumínio descartáveis são resistentes às altas e baixas temperaturas. Podem ir ao forno para assar alimentos variados ou ir ao freezer para congelar marmitas sem danificá-las.

De jeito nenhum! Nunca utensílios de metal nele; utilize preferencialmente recipientes refratários de vidro ou cerâmica. Evite recipientes plásticos, pois eles podem derreter — os de papel também podem pegar fogo.

A tampa também é importante para garantir uma temperatura mais uniforme em toda a comida, evitando aquele incômodo de ter que colocar um pote no aparelho diversas vezes até que tudo esteja quente. Cobrir a comida também ajuda a manter a umidade do alimento, ajudando a evitar um ressecamento exagerado.

Nunca utilizar em fornos, micro- ondas e nem levar ao fogo; Não usar esponja áspera ou produtos abrasivos; Não usar na máquina de lavar louça; Caso lasque por dentro, interrompa o seu uso imediatamente.

A embalagem deve estar preenchida totalmente com alimentos; Use o tempo necessário de acordo com cada alimento; Certifique-se de que a embalagem não encoste nas paredes do micro-ondas; Retire com cuidado a embalagem aquecida do micro-ondas e sirva.

E por isso que é preciso muito cuidado na hora de escolher sua forma de bolo para micro-ondas! Os modelos de forma em metais, como o alumínio, são incompatíveis com os preparos no aparelho.

2- Tampe os alimentos ao esquentar a comida: os micro-ondas mais modernos costumam vir com uma tampa plástica para tampar as refeições ao esquentá-las. Use-a para evitar que as ondas de calor do eletrodoméstico cheguem diretamente na comida. No caso das marmitas, mantenha a tampa fechada durante o aquecimento.

Pode colocar vidro no micro-ondas? Uma dúvida frequente é se pode colocar vidro no micro-ondas. Vidro é um material resistente, porém, dê preferência para os apropriados, principalmente os temperados, eles resistem mais a temperaturas mais altas. Mas não abuse!