Pode colocar panela de ferro no microondas?

Perguntado por: nsalgueiro . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 7 votos

Aqui a resposta é basicamente a mesma da anterior, afinal as partículas eletromagnéticas geradas pelo aparelho durante o processo de aquecimento, podem causar um incêndio ao entrar em contato com o metal. Portanto, panelas, talheres (nem os de prata!) não podem estar dentro de um micro-ondas ligado.

Alguns alimentos, se levados de forma incorreta ao micro-ondas, podem explodir e causar machucados ou até um curto-circuito no ambiente. Além disso, materiais como garrafa térmica, metais (o alumínio também!), plástico e sacos não devem ir ao aparelho, pois podem pegar fogo ou explodir.

Utensílios que contenham alumínio ou metal
Causam faíscas no interior do forno micro-ondas, ou até mesmo podem provocar um incêndio. Isso porque objetos metálicos não permitem que a energia microondas atravesse o material e esquente o alimento.

Panelas de ferro
Portanto, você pode usar esse tipo de item no forno sem nenhum problema.

O que Cozinhar na Panela de Ferro
Elas são excelentes para ensopados, pois como esquentam bastante, são ideais para cozimentos longos. Essa característica também é importante para grelhar carnes, pois elas selam rapidamente, mantendo a carne muito suculenta por dentro.

O problema aqui é que os principais tipos de metal que encontramos em um objeto de cozinha, como o alumínio e o ferro (que compõe a maior parte dos utensílios de aço) são bons condutores de eletricidade. Daí a orientação para não levá-los ao micro-ondas.

Se as paredes absorvessem a radiação, além de sobrar menos energia para aquecer os alimentos, haveria um indesejável aquecimento das paredes. Desta forma não há nada estranho no fato de as paredes do forno serem metálicas (pintadas ou de aço inox) ao mesmo tempo que não se deve colocar metal para dentro do forno.

Os recipientes mais seguros são os que possuem o número cinco dentro de um triângulo, pois são feitos de polipropileno; No caso de potes de vidros, o uso em microondas é mais seguro, mas é necessário dar preferência às vasilhas refratárias, pois são mais resistentes e suportam o calor do forno.

Com a tampa fechada, coloque-a no microondas e aqueça por 5 minutos em potência média/alta. Abra a marmita (cuidado: vapor quente) e verifique a temperatura na parte central do alimento. Se ali ainda estiver frio ou gelado, recoloque a tampa e aqueça por mais 1 ou 2 minutos.

Esses materiais não podem ir ao forno porque os campos elétricos e magnéticos do micro-ondas podem criar corrente elétrica nesses materiais condutores. Quando são pedaços grandes, como as paredes do forno, eles geralmente suportam essa corrente elétrica.

Se você tem dúvidas do porque não pode colocar metal no micro-ondas? Aqui a resposta é basicamente a mesma da anterior, afinal as partículas eletromagnéticas geradas pelo aparelho durante o processo de aquecimento, podem causar um incêndio ao entrar em contato com o metal.

Vidros: Quase todos os vidros podem ser levados ao microondas. Mas sempre dê preferência aos refratários e assadeiras apropriadas (aquelas que você também pode usar no fogão). Os pratos e porcelanas também podem ser colocados no microondas, desde que não tenham detalhes metálicos.

2- Tampe os alimentos ao esquentar a comida: os micro-ondas mais modernos costumam vir com uma tampa plástica para tampar as refeições ao esquentá-las. Use-a para evitar que as ondas de calor do eletrodoméstico cheguem diretamente na comida. No caso das marmitas, mantenha a tampa fechada durante o aquecimento.

Alguns tipos de plásticos podem derreter dentro do micro-ondas, como copos descartáveis, copinhos de iogurtes, embalagem de comida delivery, entre outros. Mas além do risco de acidentes, o plástico também é um perigo para a saúde.

Panela de ferro fundido
Esta panela é feita de um metal benéfico à saúde e até ajuda a complementação das necessidades de ferro do organismo. O metal da panela passa para os alimentos e é absorvido junto com eles. Ela é indicada para adolescentes, crianças, gestantes e pessoas com anemia. Porém, sem exageros.

Qual a diferença da panela de ferro fundida ou esmaltada
A principal diferença entre elas é que a panela de ferro fundida se torna mais resistente a altas temperaturas, podendo ser levada ao forno sem nenhum problema e além disso elas não irão se distorcer com o calor como as panelas de alumínio e de aço.

O brilho típico na superfície panelas de ferro fundido quer dizer que ela é bem temperada e tem propriedade antiaderente. Por isso, na hora de cozinhar, você pode usar menos óleo sem que o alimento tenha risco de grudar no fundo da panela.