Pode colocar o telefone na geladeira?

Perguntado por: ocampos . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Enquanto o aparelho estiver esfriando, evite coloca-lo para recarregar e não deixe o produto exposto a altas temperaturas. Além disso, de forma alguma coloque o celular na geladeira. E se mesmo assim nada funcionar, você vai precisar de ajuda de uma assistência especializada.

Congelar um smartphone para acessar seus dados dá certo, já que a temperatura baixíssima faz com que os dados armazenados na memória seja apagada dos chips internos, de forma muito mais lenta do que o normal.

Como posso proteger meu smartphone do calor?

  1. Não exponha no sol por longos períodos. ...
  2. Desligue as funções que não estiver utilizando. ...
  3. Instale um aplicativo para monitorar o uso do aparelho. ...
  4. Não deixe por longos períodos no bolso. ...
  5. Não exponha o aparelho a longas cargas em dias quentes. ...
  6. Evite levar o celular à praia.

Ou seja, se o frio for extremo, o resultado será inverso ao esperado, prejudicando não só a bateria, mas também o celular inteiro. E apesar de fazer sentido a prática de colocar o aparelho na geladeira, o professor não recomenda, até porque a diferença é mínima.

2 - Arroz funciona
Colocar o celular em um pote de arroz é uma das soluções mais conhecidas pelas pessoas e funciona, segundo os especialistas - a depender dos danos, claro. O arroz é um alimento higroscópico, ou seja, tem a propriedade de absorver a água. A orientação é deixar o celular desligado no pote de arroz.

O espaço das gavetas deve ser destinado a frutas, verduras e legumes, enquanto a área da porta do refrigerador abriga bem temperos, geleias, conservas, sucos, água e bebidas em geral, que suportam melhor variações de temperatura sem estragar.

Não há riscos do aparelho sofrer um superaquecimento, e muito menos dele explodir. Isso porque os smartphones feitos nos últimos anos possuem uma tecnologia que impede que eles recebam cargas quando a bateria está em 100%. Dessa forma, não há riscos do dispositivo receber mais energia do que o necessário.

Algumas dicas, como colocar o smartphone no arroz, podem ajudar a absorver a umidade; veja como tirar água do alto-falante. Quer tirar a água do celular? Deixou o telefone cair na água e não sabe o que fazer para recuperar o aparelho?

Deixe o recipiente em um local seco, seguro e, de preferência, que receba luz indireta do sol; Agora é segurar a ansiedade e deixar o aparelho em repouso no arroz durante, pelo menos, 24 horas; Depois desse prazo, retire o smartphone do arroz, coloque o chip e a bateria de volta e tente religá-lo.

Se você for carregar seu celular durante o dia, evite deixar o aparelho na tomada por longos períodos. Então, faça uma primeira recarga até 40%, depois, de 40% para 80%. Com essa estratégia, você mantém e até mesmo prolonga a vida útil do smartphone.

Alguns estudos indicam que é preciso pelo menos dez mil cargas para que se percebam os primeiros efeitos. Sendo assim, não há com o que se preocupar. Na hora de dormir, você pode deixar o seu celular carregando na tomada sem nenhum problema. O único alerta fica por conta do carregador a ser utilizado.

Normalmente consideramos um aquecimento quando o aparelho esta a 45° sem carregar, podendo variar conforme a cada aparelho. Caso o aparelho esteja esquentando além do normal reinicie o telefone: Às vezes alguns aplicativos ficam presos em segundo plano tentando baixar alguma informação ou atualização.

Às vezes, os telefones ficam quentes como resultado da execução de muitos apps em segundo plano. Uma bateria ruim ou outros problemas de hardware não podem ser descartados. Outras vezes, deve-se à infecção por malwares. A verdade é que todos os telefones podem e geralmente ficam um pouco quentes, de tempos em tempos.

Ao guardar a bateria por um tempo é recomendável armazenar com uma carga de 30 a 60%, esse intervalo permite uma vida útil mais longa para a bateria. Além disso, as baterias devem ser mantidas frias, mas não muito frias, a temperatura de armazenamento ideal é de 10 a 15 graus Celsius.

Depois, não deve-se secar celular com secador, isso porque pode gerar danos irreversíveis ao aparelho, por causa do calor e do direcionamento da umidade para a placa mãe. Assim, meios melhores para isso são: secar com papel toalha e deixar dois dias em arroz ou sílica.