Pode colocar o mel na geladeira?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Também não é recomendado guardar o mel na geladeira, pois ele ficará mais sólido. Dessa maneira nem sempre estará pronto para o consumo na forma líquida. Prefira recipientes que sejam bem vedados, evitando a entrada de ar.

Armazenar mel é um processo bem simples. Para mantê-lo, tudo o que você precisa fazer é encontrar um recipiente adequado e, depois, manter esse recipiente em um local fresco e seco. Se quiser armazenar o mel para um uso em longo prazo, você pode até mesmo deixá-lo no freezer e descongelar mais tarde.

Maturação: O mel deve ser armazenado em recipientes de vidro bem fechados e mantidos em temperatura ambiente. Nos vidros, o mel vai sofrer o processo natural de fermentação, adquirindo um sabor levemente ácido. Após um tempo, este processo cessa e o produto está maturado.

Você só vai precisar de 1 colher e um copo de água. Para realizá-lo, basta colocar uma colher (de sopa) de mel em um copo de água. Dica: se o mel for puro, ele permanecerá no fundo. Caso ele seja falsificado, o mel se dissolverá na água.

1) Geladeira
Mel de verdade cristaliza, isso é, ele se solidifica em temperaturas abaixo de 25ºC. Deixe a garrafa com o alimento na geladeira por algumas horas: se endurecer, é mel. Para reverter o processo, é só deixar fora da geladeira ou aquecer a garrafa em banho-maria.

De modo a garantir a conservação do mel e suas propriedades, o recomendado é guardá-lo em um local fresco, longe da luz solar. O ideal é usar a própria embalagem na qual é vendido, mas não há problemas em utilizar jarros ou potes de vidro e de plástico.

Ao armazená-lo, prefira um ambiente dentro dessa faixa de temperatura e que não seja propenso a alterações drásticas. A despensa geralmente é um ótimo lugar para se armazenar o mel. No entanto, mantenha o ingrediente longe do fogão e fora da geladeira.

Normalmente, o prazo de validade do mel vendido nos mercados é de dois anos, pois após esse período pode haver, por exemplo, alterações em sua consistência, coloração, aroma e sabor. No entanto, o produto pode durar muito mais do que dois anos se bem conservado.

É importante deixá-lo sempre fechado, em um ambiente seco. – Isso não significa que, após os dois anos, você precisa jogar o mel fora. Mas é importante ficar atento à aparência e ao sabor – recomenda Menezes.

90 dias

A cristalização é um processo natural do mel que ocorre em baixas temperaturas ou de 30 a 90 dias após a retirada da colméia.

Segundo as pesquisas, ele tem a capacidade de anestesiar a garganta, diminuindo a ocorrência de tosse, e ainda pode tratar a inflamação, já que age contra bactérias. Além disso, também tem função expectorante, o que ajuda a acabar com a congestão.

Geralmente, o mel fermentado apresenta espuma na superfície e sabor ácido desagradável, impróprio para o consumo. Segundo o especialista Frederico Ozanan, o mel 'maduro' é um açúcar concentrado, mas quando colhido 'verde' ou antes da hora apresenta alto teor de água.

É recomendado que o mel seja embalado em vasilhames de boca larga. A embalagem deve contar com um rótulo frontal identificando o produto, tipo de florada e sua marca. É recomendado que o mel seja embalado em vasilhames de boca larga para que o consumidor possa consumi-lo mesmo em processo de cristalização.

Afinal, por que o mel açucara? Isso é bom mesmo? Sim, é muito bom sinal. O mel fica assim porque contém 30% de glicose, um açúcar que tende a formar cristais sólidos.

Mel das abelhas sem ferrão:
8 - Uruçu-amarela: Mel muito ácido, produzido no Pará, considerado o melhor mel do Brasil no concurso de mel organizado pela Ame-Rio nesse ano.

Seja em um tom de amarelo claro, em uma paleta avermelhada ou até mesmo sendo quase marrom ou preto. O fato é que o mel de abelha conta com mais de 256 cores, com sabores e propriedades diferentes.

A cristalização do mel ocorre quando as moléculas de glicose se separam da frutose, fazendo com que ela se transforme em pequenos cristais. Todo o mel irá cristalizar com o tempo, porque todos tem glicose e frutose.

Ele pode ser usado em sobremesas, carnes e também como adoçante.
...
Mel no café da manhã: 4 dicas para incluir o alimento na refeição

  1. Uso como adoçante. Por seu sabor adocicado, o mel pode ser usado como adoçante para sucos, chás e café. ...
  2. Salada de frutas com mel. ...
  3. Panquecas americanas. ...
  4. Biscoito de aveia e mel.

O mel possui determinada taxa de água no seu conteúdo. Se essa taxa for excessiva, as bactérias e leveduras contidas no mel irão se reproduzir e fermentarão o mel provocando reações químicas que resultarão em odor especial.

Quanto mais escuro o mel, mais rico em minerais, conseqüentemente sabor e aroma mais forte. O mel claro é considerado pobre em minerais e apresenta sabor e aroma mais agradável. O aroma e sabor do mel são o da flor de origem, vai do doce suave ao doce forte e podendo apresentar sabor ácido ou amargo.