Pode colocar o celular para carregar com 30 %?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

Do mesmo modo que chegar ao máximo não é indicado, o extremo contrário também deve ser evitado. O ideal é manter a bateria do seu celular na faixa entre 20% e 80% para aumentar a sua vida útil.

Mas se você possui o hábito de tirar o celular do carregador antes dos 100%, pode ficar tranquilo. Talvez essa seja a melhor decisão para o seu smartphone. Segundo alguns especialistas, essa pode ser uma boa escolha para a vida útil do aparelho, por mais incrível que possa parecer.

Carregar o celular diariamente, antes de chegar ao fim da bateria, faz com que ela seja naturalmente prolongada. As baterias dos celulares feitas de íons de lítio podem garantir entre 200 a 500 ciclos de carregamento dependendo do modelo de bateria.

Fabricantes como a Samsung, por exemplo, advertem que, como as baterias de íons de lítio não viciam, não existe necessariamente um impeditivo em carregar o aparelho antes de 0% ou desconectar o carregador antes de 100% de recarga.

Manter o celular desligado durante o carregamento faz com que ele seja abastecido em menos tempo. Sem qualquer gasto de energia, a carga aumentará de forma muito mais veloz.

Não há riscos do aparelho sofrer um superaquecimento, e muito menos dele explodir. Isso porque os smartphones feitos nos últimos anos possuem uma tecnologia que impede que eles recebam cargas quando a bateria está em 100%. Dessa forma, não há riscos do dispositivo receber mais energia do que o necessário.

Como podemos concluir, não há problema nenhum deixar o celular carregando a noite toda, é até indicado porque assim você já começa o dia com a carga cheia. Porém é preciso ter alguns cuidados. O primeiro e mais importante é usar o carregador correto.

7 truques úteis para fazer a bateria do seu celular durar mais

  1. Diminua o brilho da tela. ...
  2. Use o modo de economia de energia. ...
  3. Desligue o Bluetooth. ...
  4. Verifique acessos desnecessários à sua localização (e desligue) ...
  5. Habilite o modo noturno. ...
  6. Feche apps que estejam funcionando em segundo plano. ...
  7. No pior dos casos, use o modo avião.

Por isso, apesar de muitas pessoas plugarem o celular na tomada só quando a bateria cai para abaixo de 20%, ou até mesmo quando ela descarrega completamente, essas práticas não são mais recomendadas. Você pode descarregar e carregar o celular quando quiser, que não terá o problema de uma bateria viciada.

Sendo assim, não há com o que se preocupar. Na hora de dormir, você pode deixar o seu celular carregando na tomada sem nenhum problema.

Em geral, usar o celular enquanto carrega não afeta significativamente a vida útil da bateria do celular. No entanto, algumas coisas podem afetar a vida útil da bateria, incluindo: Temperatura: usar o celular em ambientes muito quentes ou frios pode afetar a vida útil da bateria.

até 85% a bateria do seu celular. vai ajudar na saúde da bateria que ela. ela tem uma saúde mais durável. porém. o celular vai descarregar mais rápido também.

Os celulares, assim como outros eletrônicos, têm baterias de íons de lítio e não são capazes de memorizar quando foi a última vez que recebeu carga. Por isso, a bateria não fica viciada. E deixar o aparelho no carregador com frequência também não influencia na vida útil dela, tá?

O ideal é estar sempre com 50% ou 60% de carga e nunca deixar chegar no seu máximo.

Deixar a bateria zerar antes de carregar o celular
O ideal é manter a bateria do seu celular na faixa entre 20% e 80% para aumentar a sua vida útil. Você não precisa ter medo de fazer pequenas recargas de bateria, adicionando cerca de 10%, ao longo do dia – esta prática é aconselhável.

2 horas

Afinal, quanto tempo deixar o celular novo carregando? Na verdade, indica-se que a primeira carga do aparelho seja completa, atingindo os 100% de maneira normal. Para responder quanto tempo deixar o celular novo carregando, vale colocá-lo desligado na tomada por volta de 1 a 2 horas.

No entanto, caso carregue o seu smartphone no quatro, este hábito poderá afetar a secreção de melatonina no corpo, o que pode então levar a algumas consequências, como obesidade e diabetes. O estudo indica que, no estado de standby, o valor da radiação eletromagnética do smartphone é de 2,3 miligauss.

Muita gente pode se perguntar se usar o celular no modo economia de energia vicia. Porém, os smartphones contam faz tempo com tecnologia que impede a bateria de viciar, ao contrário de modelos mais antigos.

A Motorola ainda afirma que "este tipo de bateria permite pequenas cargas ao longo do dia", mas é importante seguir, sempre que possível, o ciclo recomendado de recarga, que vai do 5% ao 100%, para que a vida útil da bateria seja maior e para o desenvolvimento da melhor autonomia e performance do aparelho.

Fique de olho na carga do seu aparelho. Se assim que você tira ele do carregamento a porcentagem cai de 100% para menos de 98%, pode ser um sinal. Se a porcentagem da carga cai mais de 20% por hora mesmo com uso leve, ou se o carregamento nunca chega a 100% mesmo após horas na tomada, acenda o alerta da preocupação.