Pode colocar o celular dentro da geladeira?

Perguntado por: iesteves . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Enquanto o aparelho estiver esfriando, evite coloca-lo para recarregar e não deixe o produto exposto a altas temperaturas. Além disso, de forma alguma coloque o celular na geladeira. E se mesmo assim nada funcionar, você vai precisar de ajuda de uma assistência especializada.

As temperaturas extremas podem ter um grande impacto nos componentes internos do seu telefone. Um aparelho que esteja muito quente pode causar perda ou corrupção de dados, e a exposição repetida ao calor pode prejudicar permanentemente o seu dispositivo.

Congelar um smartphone para acessar seus dados dá certo, já que a temperatura baixíssima faz com que os dados armazenados na memória seja apagada dos chips internos, de forma muito mais lenta do que o normal.

Para isso, o ideal é colocar o telefone desligado em um pote cheio de arroz e deixá-lo completamente encoberto ao longo de, pelo menos, um dia.

72 horas

Não há um consenso de quanto tempo deixar o celular no arroz. A maioria das recomendações varia de 24 horas a 72 horas, não há muita ciência por trás do disso. Uma coisa é certa: quanto mais tempo você deixar, maiores são as chances de poeira dos grãos ou qualquer outra sujeira mais fina ficar dentro do seu smartphone.

Como resfriar o smartphone
O celular funciona melhor entre 0 e 35 °C (32 e 95 °F). Expor a temperaturas extremas fora dessa faixa pode afetar o desempenho e o hardware do smartphone. Por isso, em vez de colocar o aparelho superaquecido na geladeira, coloque-o na frente de um ventilador para resfriar.

O aplicativo Resfriador De Celular, disponível grátis para Android, permite controlar a temperatura do aparelho para evitar superaquecimento dos componentes. O app detecta serviços pesados que consomem demasiadamente a CPU do dispositivo e encerra suas atividades para que eles não esquentem em excesso o smartphone.

Celular esquentando? Veja o que fazer!

  1. 1- Desative funções que não estão em uso. ...
  2. 2- Exclua aplicativos e arquivos que não são utilizados com frequência. ...
  3. 3- Evite usar apps pesados por períodos muito longos. ...
  4. 4- Diminua o brilho da tela. ...
  5. 5- Troque o carregador. ...
  6. 6- Tire a capinha do celular.

Enquanto o aparelho estiver esfriando, evite coloca-lo para recarregar e não deixe o produto exposto a altas temperaturas. Além disso, de forma alguma coloque o celular na geladeira.

Colocar o celular no arroz funciona? Uma das indicações mais comuns do que fazer quando o celular cair na água é colocar o smartphone dentro de um pote de arroz cru. E essa dica pode ser mesmo eficiente: segundo especialistas, o arroz absorve a água que fica acumulada no celular e ajuda a remover a umidade.

Cuidados a serem tomados
Como podemos concluir, não há problema nenhum deixar o celular carregando a noite toda, é até indicado porque assim você já começa o dia com a carga cheia.

Resumindo: o frio diminui a velocidade da conversão da energia química armazenada na bateria em energia elétrica, uma bateria operando a zero grau entrega só metade da capacidade que entregaria a uns 26°C. Aí seu telefone “morre” porque o frio dá aquela “parada” na bateria.

Os celulares, assim como outros eletrônicos, têm baterias de íons de lítio e não são capazes de memorizar quando foi a última vez que recebeu carga. Por isso, a bateria não fica viciada. E deixar o aparelho no carregador com frequência também não influencia na vida útil dela, tá?

Pode secar o celular com secador de cabelo? Não é indicado utilizar o secador de cabelo para recuperar o celular que caiu na água. Até porque, o ar muito quente pode superaquecer os componentes do smartphone.

O ideal é cobrir todo o celular com os grãos secos, vale até colocá-lo dentro de um pote de arroz. A lógica aqui é que ele irá absorver a umidade do aparelho. Depois disso é só levar para um lugar seco e deixar lá por 24 horas.

Colocar no sol
Colocar o celular molhado sob o sol é uma opção que até pode ajudar a secá-lo. Porém, é preciso ter cuidado, deixar o aparelho assim por muito tempo pode gerar um superaquecimento e danificar a tela ou componentes internos. Por isso, não deixe o seu smartphone por horas e horas no sol quente.

Para recuperar um celular que caiu na água, é importante que você retire imediatamente o aparelho da água, desligue-o e desmonte-o para secá-lo com um pano que não solte fiapos. Após isso, coloque-o em um componente que absorva umidade e, quando notar que o aparelho está seco, faça um último teste ligando-o novamente.

Afinal, quanto tempo deixar o celular novo carregando? Na verdade, indica-se que a primeira carga do aparelho seja completa, atingindo os 100% de maneira normal. Para responder quanto tempo deixar o celular novo carregando, vale colocá-lo desligado na tomada por volta de 1 a 2 horas.

Não tem segredo aqui: é só tirar o celular de sob a luz do Sol forte e deixá-lo num local com temperatura ambiente ou fria, e esperar que o calor seja dissipado naturalmente. De preferência, deixe o aparelho em repouso por alguns instantes antes de voltar a usá-lo para que ele esfrie mais rapidamente.