Pode colocar o aquário no sol?

Perguntado por: ecaldeira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

O aquário deve estar em um local iluminado, mas não pode receber luz direta do sol. Na verdade, como a temperatura da água deve ser mantida sempre estável, o ideal é mantê-lo em locais ventilados, mas sem picos de frio ou de calor.

Aqui estão 4 itens que você nunca deve colocar no aquário:

  1. PLÁSTICO. Há quem mergulhe estatuetas, bonecas ou carros de brinquedo no aquário, não há nada mais errado: ...
  2. CERÂMICA. Até a cerâmica pode esconder armadilhas reais. ...
  3. MADEIRA NÃO TRATADA. ...
  4. AREIA DA PRAIA E CONCHAS.

Em termos de qualidade, não há dúvidas de que a iluminação natural é a mais apropriada para um aquário, porém a quantidade de raios ultravioletas nela existente pode acabar por desenvolver algas em demasia, deixando a água e o vidro do aquário esverdeados.

Durante os experimentos, os pesquisadores constataram que os peixes expostos a ambientes com cores claras, como a azul, quando submetidos a um fator estressante, elevaram menos os níveis de cortisol no sangue do que aqueles mantidos em aquários com cores branca ou verde.

Para tal, eles reduzem seus movimentos vitais e ficam imóveis ou movimentando-se lentamente, mas, mesmo assim, ainda mantém um certo equilíbrio e forçam a passagem de oxigênio através de suas brânquias, abrindo e fechando a boca. Dessa forma, eles conseguem manter sua respiração enquanto ”dormem”.

A inclusão de uma bomba de ar, e/ou um venturi sempre ajudará a alavancar os níveis de oxigênio dissolvido. Outra maneira de aumentar o oxigênio em lagos é inserindo bombas de água para cachoeiras e fontes que em conjunto com o controle das algas ajudará a prevenir a queda de oxigênio durante a noite.

A oxigenação do aquário se dá pela troca gasosa entre a água do aquário e a atmosférico. Existe um equilíbrio entre a quantidade de gás que fica na água que é chamado ponto de saturação.

Bom, você deve considerar 2 coisas importantes: o horário dos animais e o horário do seu filho. Sabemos que o melhor horário para os animais é no período da manhã, onde eles se alimentam, todos os animais estão mais ativos e interagindo mais!

O aquário deve estar em um local iluminado, mas não pode receber luz direta do sol. Na verdade, como a temperatura da água deve ser mantida sempre estável, o ideal é mantê-lo em locais ventilados, mas sem picos de frio ou de calor.

A água da torneira não é adequada para aquários
Por exemplo, são comuns tratamentos ocasionais com cloro e baixa contaminação por metais pesados – mesmo de acordo com os padrões de segurança modernos. Os poluentes introduzidos no aquário pela água da torneira, como o cloro e metais pesados como, p.

Além do momento da higienização do aquário, outro ponto de atenção é o oxigênio e amoníaco. O primeiro garante a vida dos peixes, já o segundo em grandes quantidades causa a morte. O envenenamento por amoníaco e afogamento por falta de oxigênio estão entre os principais motivos de morte prematura.

Sim, podemos dizer que peixe de aquário pode ficar no escuro. Na verdade, eles devem ficar na escuridão pelo menos algumas horas durante a noite. Isso porque existem algumas espécies que não fecham os olhos para dormir e precisam da falta da luz para descansar.

Depende da espécie
Algumas das espécies de peixes mais comuns de aquário, como o betta, molinésia, o paulistinha e o guppy, podem viver de três a cinco anos, em média. No entanto, existem outras espécies que podem viver mais de 10 anos, como o barbus e o labeo.

A resposta para essa pergunta é sim! Você pode decorar o seu aquário e deixar ele ainda mais bonito da forma que te agrade mais.

Barulho. Ambientes muito barulhentos também podem desencadear estresse em peixes, por isso é essencial que o aquário não fique posicionado muito próximo de televisão ou aparelho de som. E não se deve nunca bater no vidro, pois essa é uma ação extremamente estressante para os peixes.

-Condições inadequadas da água: Água contaminada com amônia, nitrito, nitrato, metais pesados, matéria orgânica em excesso, pouca oxigenação, grande quantidade de gás carbônico. Ou mesmo temperatura, pH, salinidade, dureza geral, dureza de carbonatos incompatíveis com os peixes provocam estresse.