Pode colocar NPK em qualquer planta?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

O fertilizante NPK possui alta concentração de todos os macronutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio). Sua aplicação é recomendada para plantas de grande porte (feijão, café, ipê), com raízes pivotantes ou axiais e caule lenhoso do tipo tronco, formando com ramos bem acima do nível do solo até o topo da raiz.

dois três dias já eu vou notar essa diferença Então. dependendo do tipo de. nutriente que eu estiver. adicionando-se ao nitrogênio se ao potássio Esse é o fósforo.

NPK 20-20-20
É um fertilizante ideal para aumentar a resistência das plantas e garantir nutrição adequada.

NPK 04-14-08 - Utilizado em árvores frutíferas ou espécies floríferas.

  1. NPK 10-10-10 - Utilizado em folhagens, gramas e todas as outras plantas que não tem flores ou frutos.
  2. NPK 25-25-25 - Utilizado no cultivo de plantas hidropônicas.

Aposte no adubo NPK 10-10-10, que pode ser diluído na água usada para as regas, a chamada fertirrigação. Outra opção são os adubos orgânicos de origem animal, como esterco de aves. Para fazer a adubação radicular, coloque a mistura na base dos caules da planta e regue.

O NPK 10x10x10 é um fertilizante padrão e, por isso, uma excelente opção para equilibrar os nutrientes de uma plantação durante sua manutenção. Além disso, ele é indicado para plantas já desenvolvidas, inclusive para flores frutíferas.

A quantidade depende do tamanho do vaso, de sua espécie e porte, mas geralmente o intervalo de reposição é de 3 a 4 meses para espécies de folhagens e de 2 a 3 meses para espécies floríferas.

Sendo assim, o NPK 10x10x10 é indicado para plantas já formadas, podendo ser aplicado em gramíneas, flores, folhagens, frutíferas e hortaliças.

Na formulação do NPK 4-18-8 encontramos uma concentração maior de fósforo e potássio. Como estes são nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta, é recomendado utilizar esse adubo na preparação do solo. Dessa forma, a plantinha terá tudo o que precisa ainda nos primeiros estágios.

O recomendado é nas primeiras horas do dia quando o sol ainda não está forte, para que não queime. Lembrando também que deve ser aplicado preferencialmente nas raízes.

Modo de uso: Diluir 5mL (1 tampa) de Sempre Verde em 1 litro de água. Aplique no solo 50mL da solução em vasos pequenos. Aumente e diminua a quantidade de acordo com o tamanho dos vasos. Frequência de adubação: na primavera/verão a cada 15 dias e outono inverno a cada 30 dias.

Para manter o estoque de nutrientes sempre alto, devemos realizar a adubação pelo menos uma vez por mês, preferencialmente depois que as plantas já forem adultas. Assim como as pessoas, as plantas também têm sistema imunológico. Sempre que elas estão bem nutridas e saudáveis, a imunidade aumenta e a resistência também.

O fertilizante NPK é um dos principais companheiros do produtor rural que deseja aumentar a produtividade de um jeito seguro. Composto com os principais macronutrientes, ele possui as características necessárias para fazer uma plantação crescer forte e saudável.

“As combinações 4-14-8 ou 08-09-09 do adubo NPK são as mais indicadas para as Suculentas”, afirma. Já o fertilizante líquido é de fácil e rápida aplicação, bastando adicioná-lo ao realizar a irrigação da planta”.

Uma das maneiras mais importantes de ajudar as plantas a crescerem é adubar adequadamente. Se o substrato não tiver os nutrientes necessários, o processo de desenvolvimento será prejudicado. Por outro lado, escolher um adubo de alta qualidade e usá-lo corretamente pode fazer uma enorme diferença.

O pó de rocha é composto por potássio, silício, cálcio e magnésio, podendo substituir o NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), conjunto de nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas.