Pode colocar micropore em cima de pontos?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

2 – Depois da colocação dos pontos de sutura é possível que a enfermeira cubra a ferida com uma compressa realizada com gaze e fita microporosa. Durante o primeiro dia é melhor que não a retire e tenha cuidado até 24 horas (desde que não tenha exposto a compressa à sujidade).

A microporagem na cicatriz é realizada com a fita adesiva microporosa hipoalergênica, uma opção inelástica que, devido aos micropores, permite a passagem de água e ar. O objetivo da técnica é dar suporte à cicatriz cirúrgica para reduzir a mobilidade da pele no local da incisão e acelerar o processo de cicatrização.

Não lave a área por 24 horas após as suturas. Após este período, começe a lavar o ferimento cuidadosamente com água quente e sabão líquido uma ou duas vezes ao dia. Passe uma pomada antibiótica depois de lavar o ferimento para evitar a formação de uma crosta grossa sobre os pontos.

Faça o curativo – Geralmente, nos primeiros dias pós procedimento é recomendável cobrir toda a área da sutura para reduzir possibilidades de infecção.

Quando os pontos são retirados a ferida já está epitelizada e o uso do micropore não prejudicará a cicatrização. Sugiro, caso não esteja confortável com o uso do mesmo, que converse com seu cirurgião quanto à possibilidade de remover antes de cair sozinho.

Em geral de 3 a 7 dias o curativo é trocado pela faixa de contenção. A faixa também varia, da troca até 15-21 dias da cirurgia o dia todo e após isto pode ser usada mais alguns dias para dormir. Os pontos da pele dependem do aspecto da cicatrização da pele, de forma geral de 10 a 15 dias podem ser retirados.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Cubra a ferida com gaze seca e prenda-a com um esparadrapo, band-aid ou curativo pronto, que se vende nas farmácias. 4. Caso o corte seja grande ou esteja sujo, é aconselhado passar solução antisséptica, como iodopovidona, até o fechamento da ferida, para evitar infecção.

Micropore utilizado para bandagens e curativos cirúrgicos. Foto: reprodução Getty Imagens. O uso do Micropore também auxilia no processo de transição do novo formato do nariz, pois com as bandagens é possível o paciente se ajuste gradualmente ao seu novo visual.

Com a mão não dominante, feche-o usando o polegar e o indicador, pressionando as bordas uma contra a outra. Não exagere na força ao fechar o corte ou haverá risco de que o sangramento recomece. Ponha metade da atadura em um lado do corte e então puxe-a para o outro lado.

Quando com fita de Micropore, devera ser trocado a cada 7 dias, sendo retirado, lavando a cicatriz com água e sabonete, sendo colocado novamente direto sobre a cicatriz, sem o uso de pomadas. Isto devera ser realizado repetidamente por um período de 60 dias.

Os curativos protetores e imobilizadores com fita microporosa devem ser utilizados o mais precocemente possível, e pelo período mínimo de 1 a 3 meses, ou mais, conforme orientação médica.

Alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:

  1. Lavar a ferida. ...
  2. Fazer um curativo. ...
  3. Resfriar a pele. ...
  4. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  5. Manter a ferida elevada. ...
  6. Consumir ômega 3 e vitaminas A, C e E.

A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.

Se não lavar durante a higiene pessoal, use solução salina e aplique sabão com a ajuda de uma gaze estéril. 5 – Após a lavagem da ferida com pontos, é imprescindível secar bem toda a zona porque a umidade dificulta a cicatrização da ferida.

Manter a área sempre limpa e seca é fundamental. A limpeza deve ser realizada duas vezes ao dia – ou seguindo recomendações de seu cirurgião – com água corrente e sabonete neutro. É importante que, antes da aplicação de qualquer curativo, a área seja completamente seca com o jato frio do secador na potência mínima.