Pode colocar marmita térmica de plástico no micro-ondas?

Perguntado por: lbernardes2 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

As marmitas térmicas são feitas para serem úteis no dia a dia, por isso, uma das características importantes é saber se o recipiente pode ser levado ao microondas. Os modelos de Polipropileno e isolamento em Isopor (Modelos Teckor) podem ser utilizados no micro-ondas facilmente (sem a tampa).

Entretanto, os plásticos com numeração 3, 6 e 7 não são indicados para o uso. Tendo em vista que, em sua composição não são produtos atóxicos como o 5 PP, por isso mesmo, acabam liberando substâncias prejudiciais para a saúde quando aquecidos.

Seu uso pode permitir que substâncias nocivas passem para o alimento. Isso ocorre porque uma das substâncias presentes no plástico é o Bisfenol A, também chamado de BPA, conhecido por sua capacidade de migração para os alimentos.

O polietileno tereftalato, mais conhecido como PET, é um termoplástico que suporta ser aquecido, derretido e, ainda assim, mantêm suas características.

Para utilizar o forno micro-ondas, o ideal é sempre priorizar recipientes de vidro ou de porcelana, que possuem menor teor de liberação de substâncias danosas. Os potes de plástico possuem moléculas como os ftalatos e o BPA que podem provocar danos ao ser humano.

A numeração é referente à origem do material, a classificação 7 é dada às embalagens de Policarbonato, feitas a partir da substância Bisfenol A (BPA). Recipientes com este símbolo (7) são tóxicos, pesquisas comprovam que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes.

PVC (Policloreto de vinila) – pode liberar compostos tóxicos, como dioxinas e ftalatos, durante a produção, uso e descarte. Policarbonato – contém bisfenol A (BPA), que pode se propagar durante o aquecimento do plástico. Poliestireno – pode liberar estireno, um produto químico considerado tóxico e cancerígeno.

É importante lembrar que quando aquecemos alimentos em um recipiente de plástico, a exposição também pode ocorrer mesmo que o material não toque no alimento, como uma tampa. “A água sobe da comida como um vapor e se condensa na tampa e os produtos químicos da tampa caem na comida”, diz Halden.

3: cloreto de polivinila : PVC
Recipientes que têm um número de 3 sobre eles são feitos com PVC (policloreto de vinilo). PVC é freqüentemente usado para fazer tubos, janelas, paredes, filme plástico e garrafas de óleo de cozinha.

garrafa térmica, papel alumínio, papel e papelão comuns, metais, isopor, panelas, saco de padaria e talheres nunca podem ser aquecidos no micro-ondas, viu?

Como esquentar o alimento no micro-ondas corretamente?

  1. 1) Esquentando líquidos. Leia também. ...
  2. 2) Esquentando alimentos com casca. ...
  3. 3) Opte por recipientes de vidro. ...
  4. 4) Utilize a tampa do microondas. ...
  5. 5) Coloque um papel toalha abaixo do alimento. ...
  6. 6) Leia as orientações nos produtos. ...
  7. 7) Mantenha o microondas limpo.

No caso dos plásticos, é possível saber se a vasilha pode ir ao micro-ondas observando o símbolo que o recipiente possui. Todos os potes, pratos e outros recipientes em plástico devem ter um símbolo de reciclagem, que costuma aparecer como um triângulo de setas, na parte de baixo da embalagem.

Estes sacos plásticos são compostos por um material com tecnologia resistente a alta temperatura, chamado de plástico PET, que é um polímero formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol.

Se você está se perguntando qual plástico pode ir ao microondas, a resposta é: polipropileno. O plástico polipropileno é o tipo de plástico que é seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo.

Quando aquecemos o alimento em um recipiente plástico, dependendo da qualidade dessa embalagem, é possível que pequenas partículas de Bisfenol-A sejam liberadas para o alimento ou água e, dessa forma, sejam ingeridas. Por precaução, o melhor é utilizar, sempre que possível, recipientes de vidro”, destaca Bruna.

De acordo com especialistas da instituição, a quantidade de estireno presente nos copos descartáveis é "parcialmente" acima do recomendado pelo Ministério da Saúde. Quando submetida ao calor do café, por exemplo, essa substância, que é tóxica, é liberada e pode ser ingerida no momento em que se bebe o líquido.

- Confira a composição de brinquedos, escolha aqueles que vêm com a especificação “plástico atóxico”. - E quanto às mamadeiras, prefira aquelas feitas com material não tóxico. Mas como saber qual plástico é perigoso ou não? É só ficar atento para o número estampado no fundo do recipiente.