Pode colocar lustres diferentes no mesmo ambiente?

Perguntado por: icamilo8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Antes de tudo, é importante dizer que os lustres podem ser utilizados em ambientes integrados para conseguir o mesmo efeito dos locais individuais. Porém, para que o lustre combine nesses espaços, você deve sempre seguir a mesma linha decorativa da sua residência, seja na cor, no material ou nas formas.

Veja 5 dicas para fazer a iluminação correta dos ambientes

  1. Escolha as luminárias do tamanho certo. ...
  2. Evite pontos de reflexão para garantir a iluminação correta dos ambientes. ...
  3. Utilize iluminação indireta para harmonizar a decoração. ...
  4. Adeque a temperatura da cor a cada cômodo. ...
  5. Use fitas de Led na iluminação de ambientes.

Em primeiro lugar, é importante que a largura do lustre não ultrapasse metade da largura da mesa. Afinal, o lustre deve ajudar a compor a decoração e não roubar toda a atenção. E não se esqueça de centralizar a peça em relação à mesa.

Use luminárias, lustres e arandelas
Uma das formas de distribuir melhor a iluminação artificial pelo espaço é usar luminárias, lustres e arandelas. O ideal é que escolha peças que combinem entre si e com a decoração da área. Assim, é possível garantir unidade visual na decoração, tendo um efeito mais bonito.

Lustres para sala em estilo clássico
Os lustres para sala clássicos são grandes e pomposos, ideais para quem tem uma sala de estar, jantar ou outras maiores, assim o ambiente consegue abrigá-lo sem destoar do restante da decoração.

O tamanho ideal do lustre deve ser de 1/3 do comprimento, ou metade da largura ou do diâmetro da mesa.

A luminária ideal é aquela que vai trazer conforto visual para o ambiente. Em espaços que demandam maior atenção e visibilidade como a cozinha e o ambiente de home office, invista em luzes brancas e estimulantes. Na sala e nos quartos, a luz amarela em luminárias de chão vão deixar o ambiente acolhedor e relaxante.

O tamanho do lustre deve ser proporcional ao tamanho da mesa, para não deixar a peça parecendo grande ou pequena demais. Para um visual mais harmônico, o ideal é que o comprimento do lustre seja equivalente a metade do comprimento da mesa.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. - Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

Misturar a luz branca e amarela não somente é possível, mas também recomendável nesses casos. Dessa forma, vale a pena colocar a luz amarela no teto para iluminar mais o espaço e ter pequenos focos de luz branca em locais específicos que demandam mais atenção, nitidez e foco.

Luz amarela
Agora, você deve escolher lâmpadas de temperatura perfeita. Como estamos montando um projeto de iluminação para sala de jantar, ambiente que significa conforto e aconchego, indicamos luzes mais amareladas, como as lâmpadas LED de temperatura de cor de 2700K ou de 3000K.

Os lustres, por si só, são objetos bastante chamativos, por vezes grandes demais e com muitos detalhes. Sendo assim, é indispensável combiná-los com elementos discretos, cores neutras e peças elegantes, porém simples. Isso faz com que o visual fique harmonioso, elegante e clean.

Os pendentes são ótimas opções para quem quer uma iluminação mais focada, como para balcões de cozinha, lateral da cama e outros detalhes. A sua estrutura tem fios alongados, o que permite que a luz esteja mais perto do ponto que deve ser iluminado.

Você pode modernizar a cozinha sem precisar apostar em elementos muito ousados, vale escolher pendentes de cor neutra. Mesmo que a escolha seja de cores mais sérias como preto e cinza, o toque de sofisticação fica com o design arrojado do modelo.

Iluminação sala de estar e jantar integradas: Luz quente e luz fria. No momento de escolher sua lâmpada, opte pelas fluorescentes ou de LED. Essas são opções mais econômicas e mais duráveis, que contam com tanto a luz quente, como a luz fria. São ideais para criar vários pontos de iluminação no ambiente.

A quantidade de spots depende da necessidade do ambiente, da distância entre os spots e quais elementos você deseja destacar no ambiente. Lembre-se de que os spots são excelentes para o destaque de objetos como móveis, esculturas e quadros.

  1. Planeje um Bom Esquema de Projeto de Iluminação. ...
  2. Deixe a sala ditar o layout – Colocação de iluminação. ...
  3. Escolha um Ponto Focal Adequado para Iluminar sua Casa. ...
  4. Camada de sua iluminação. ...
  5. Teste sua criatividade para melhorar a iluminação. ...
  6. Usar luminárias de piso em espaços abertos é uma boa ideia de iluminação.