Pode colocar limão nas plantas?

Perguntado por: alima7 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Enquanto produtos químicos custam mais caro e podem danificar o meio ambiente, o limão pode ser a melhor solução para o seu jardim. Coloque o suco da fruta fresca em uma garrafa spray e jogue nas plantas indesejadas, que logo morrerão.

A vitamina C presente no limão aumenta a produção dos glóbulos brancos, nossas células de defesa que combatem micro-organismos invasores como vírus e bactérias. Dessa forma, o consumo regular da fruta fortalece o sistema imunológico e nos deixa mais resistentes contra doenças infecciosas como gripes e resfriados.

“As cascas de laranja são ótimas para o seu jardim, pois podem ajudar a adicionar nutrientes ao solo – auxiliando no crescimento e manutenção de suas plantas”, explica Laura. Esta ideia de horta irá deter pragas e melhorar a saúde do seu solo ao mesmo tempo – mas por onde você deve começar?

A maneira de fazer esse adubo caseiro é muito simples. Basta misturar três colheres de sopa de borra de café em um litro d'água e deixar essa mistura descansar por uma semana. Após isso, coloque a solução em um borrifador e aplique sobre as folhas e na terra.

A casca de limão pode ser usada como tempero ou ingrediente e vai dar um toque especial a várias receitas de sopa, peixe, saladas, sucos, massas, sobremesas, entre outros. É melhor já usar as lascas assim que forem raladas, pois elas podem perder o gosto.

Adubo orgânico
As cascas de banana são ricas em potássio e fósforo, elementos importantes para a saúde das plantas. Ainda, cascas de cenoura, abóbora e manga também são ótimas para essa finalidade. Só não é recomendado utilizar as cascas de frutas cítricas para isso (como abacaxi, laranja e limão).

Do ponto de vista botânico, o limão siciliano é considerado o limão verdadeiro. Sua árvore pode atingir até 6 metros de altura, tendo flores perfumadas e, como fruto, o alimento de formato alongado, casca grossa e amarelada.

Se o seu limoeiro (Citrus × latifolia) for uma planta nova, a queda dos frutos em formação é um processo natural. Já no caso de ser uma planta adulta, a causa do problema pode ser a deficiência nutricional ou fungos que se formam durante a florada.

O limão faz cortar o efeito de qualquer remédio? De uma forma geral, não.

O limão não afina o sangue. Yasmin explica que não existe nenhuma comprovação ou mecanismo fisiológico que indique qualquer efeito anticoagulante do limão.

Uma das maneiras de usar a água de limão para ajudar a emagrecer é espremer 10 gotas de limão em um copo de água morna e beber logo em seguida, sem adicionar açúcar. Deve-se fazer isso após acordar em jejum, cerca de 30 minutos antes de tomar o café da manhã.

A casca da banana é rica em antioxidantes e potássio. Possui também uma substância chamada luteína, que contribui para o aumento da melanina, e o aminoácido triptofano, responsável pelo aumento dos níveis de serotonina. 2 - É boa para a pele: O tanino presente na casca da banana age como adstringente e antisséptico.

Mas se você quiser aproveitar a casca de banana como fertilizante, também é possível. Para isso, basta picar a casca de cinco a seis bananas em pedaços pequenos e levar para ferver com 1 litro de água por 15 minutos. Depois de frio, acrescente mais 1 litro de água e está pronto para o uso.

Além de todos os nutrientes, fibras e proteínas contidos nas cascas das frutas, elas podem ainda ser excelentes adubos naturais para as suas plantas. Então, prepare-se para descobrir que, longe do lixo, elas podem ser muito mais úteis para você e para o meio ambiente.

As plantas precisam mais do que água e terra para ficarem sempre bonitas. É como se água e terra fossem feijão com arroz da planta e os adubos, seriam os legumes, frutas e verduras. É através dos adubos que as plantas recebem as “vitaminas” que mais precisam.

formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK 10-14-10) são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.

O ideal, segundo a nutricionista, é fazer infusão da casca do limão em água pré-fervura, por 3 minutos, sem ferver a casca. Isso porque os terpenos (mirceno e limoneno) presentes na casca do limão são leves e voláteis e são os primeiros a evaporar com o aquecimento.

Além de ser um poderoso aliado no tratamento de várias enfermidades, o limão também ajuda a afastar o desânimo e a ansiedade, resgatando de forma sutil o bem-estar e a alegria de viver. Por isso, hoje é comum seu uso em florais e aromaterapia como forma de reequilibrar o organismo e a mente.

A primeira forma de fazer isso é simples e rápida: misture 100 gramas de borra de café com 1 litro de água e borrife na terra e nas plantas. A acidez do café é excelente para muitos tipos de plantas e solos. O único cuidado que você precisa ter é se seus vasos estão perto de uma parede branca.

Restos de alimento podem ser usados para fazer um adubo orgânico de qualidade para suas plantas. Cascas, talos e partes ruins dos alimentos não precisam ser descartadas após o preparo das suas refeições.