Pode colocar lata na cervejeira?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.2 / 5 6 votos

É que a cervejeira mantém a temperatura sempre entre 0 e 6 graus negativos. Daí a bebida não congela e nem fica choca! E dentro você tem espaço pra colocar latas, garrafas e barris!

Colocar a cerveja no freezer
"O congelador é sempre uma opção se você quiser que a cerveja fique gelada rápido. Mas é preciso cuidado: como a temperatura é muito baixa, você pode acabar com uma cerveja congelada, sem gás ou até mesmo com latas ou garrafas explodindo no freezer", explica Rodrigo.

A partir de análises bibliográficas constatamos que a cerveja congela à temperatura de –2,5°C. Quando consumida à 0°C de temperatura tira a sensibilidade das papilas gustativas, diminuindo a sensação de aroma e sabor. Portanto, consideramos que a temperatura ideal para o consumo da cerveja é de 2°C.

Ao colocar água e gelo num compartimento fechado ele consegue baixar a temperatura bem mais rápido do que na geladeira ou freezer, pois a água em estado líquido conduz melhor o calor do que simplesmente gelo. Ao derreter ele absorve o calor do meio, ou seja, rouba o calor da cerveja quente que está lá dentro.

A cerveja sempre deve ser armazenada na posição vertical (em pé). Desta maneira, a cerveja evita o contato com o ar que fica em sua superfície, pois ele pode oxidá-la. Também não é recomendado o contato da cerveja com a tampa. Exceto as cervejas de guarda com rolhas de cortiça, que podem ser guardadas deitadas.

Não respingue água ou outros líquidos sobre o aparelho, pois poderá causar mau funcionamento ou choques elétricos. 20. Não coloque objetos ou recipientes com líquido em cima do aparelho para evitar choques elétricos e danos ao aparelho.

Qual a temperatura ideal para a cerveja não congelar? Se formos observar a temperatura para a cerveja não congelar, o ideal é que ela nunca baixe de 0°C. Abaixo de zero, se inicia o congelamento. Uma temperatura de cerveja refrescante pode ser considerada entre 4°C e 6°C.

Para não ter “erro”, recomenda-se de modo geral, que as cervejas amarelas e leves sejam consumidas entre 4º a 13° C, ou seja, mais frias. Já as escuras e encorpadas (stouts e strong ales, por exemplo) ficam melhores entre 8º a 15° C. Vale lembrar que algumas cervejas têm drinkability menor.

Normalmente, a cerveja ainda está apta para o consumo e com as características sensoriais preservadas até 4 meses após o envase. Depois desse período, ainda continua sendo seguro consumir, mas sua qualidade sensorial pode começar a decair.

Para quem quer gelar cerveja rápido diretamente em um recipiente de gelo, a tática é contar com a ajuda do sal e do álcool. Para cada saco de 1kg de gelo, adicione 500g de sal refinado e mais 500mL de álcool. Misture bem e coloque suas cervejas por três minutos nesse ambiente.

O resultado é que, em poucos segundos, a temperatura atinge 12ºC negativos em média e, em três minutos, a bebida estará no ponto para o consumo. A temperatura dessa mistura – chamada criogênica ou frigorífica – baixa tão rápido que a bebida pode congelar se ficar imersa por cinco minutos.

Há duas opções melhores: pegar pelo gargalo, onde não há contato com o líquido, ou pela parte de baixo, onde o vidro mais grosso funciona como isolante, dificultando o congelamento.

4ºC

A temperatura de -4ºC, muitas vezes descrita como ideal em cervejeiras, é usada quando o produto está cheio, assim você garante que todas as latas e garrafas recebam o mesmo nível de refrigeração.

Qual a temperatura adequada para conservação das bebidas? Caso sejam armazenadas cervejas em latas e long necks, aconselhamos a temperatura de -2,5°C. Se o cliente armazena garrafas de 600ml e 1L, é possível deixar em temperaturas mais frias, como -6°C.

Você vai encontrar três opções mais utilizadas para guardar as cervejas: refrigeradas, temperatura ambiente ou de adega, vai depender do estilo da bebida. Quando falamos em temperatura, existe uma recomendação padrão de 13°C. Já para cervejas que devem ser refrigeradas, o ideal é que sejam mantidas entre 4°C e 6°C.

Assim, o sistema precisa gastar mais energia para voltar à temperatura ideal. Em média, o consumo de energia do equipamento em questão gira em torno de 135 kW/mês (ou 4,5 kW/dia).

Se você é do time que acha que a garrafa de vidro gela mais rápido, está enganado. O alumínio é um excelente condutor térmico, agiliza o resfriamento da bebida, de forma uniforme, mais do que qualquer outra embalagem do mercado.

A forma ideal de armazenamento para a cerveja é em pé, na posição vertical. A superfície de contato com ar dentro da garrafa é diminuída nesta posição, evitando a oxidação da bebida. Além disso, quando a cerveja é mantida deitada, ocorre o contato do conteúdo da garrafa com a tampa e esse toque não é recomendado.

Uma dica de ouro é se preparar com antecedência e deixar a sua cerveja gelando por 24 horas. Assim, você garante que ela esteja em uma temperatura estável e pronta para ser consumida!

“Desligar freezers e câmaras frias durante a noite é um tipo de prática que pode trazer sérios riscos para a saúde dos clientes que consumirem uma mercadoria armazenada com a temperatura inadequada”, ressalta o consultor da Engenharia de Aplicação da Full Gauge Controls, Fábio Tedesco.