Pode colocar janelas antes ou depois do reboco?

Perguntado por: agil . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

É importante lembrar que o recomendado é que o reboco seque por no mínimo 28 dias antes de receber um preparo para a pintura. O ideal é que a pintura seja feita antes de colocar as esquadrias e as louças dos cômodos, já que a tinta pode respingar e manchar a madeira, pias entre outros.

Depois de lixado, o reboco precisa receber o selador pré-pintura, a massa corrida ou acrílica e depois a tinta de acabamento final.

Para a instalação das portas o momento ideal é apenas no final da obra, quando todo piso e as soleiras já estão colocados e a pintura toda pronta.

O chapisco é a principal base de suporte para o reboco. Isso porque quando o reboco é diretamente aplicado, sem a preparação com chapisco, ele pode não ter aderência. Quando o material é previamente aplicado, o muro ou parede recebe uma consistência áspera, que ajuda a segurar o reboco em uma aplicação posterior.

Cuidados ao Chapiscar
Cura: Como já dissemos, são necessários, no mínimo, 3 dias após a aplicação do chapisco para iniciar o reboco. Mas, esse tempo pode variar por conta da quantidade da mistura aplicada.

Toda obra começa no projeto arquitetônico, elaborado por um arquiteto ou engenheiro civil. O projeto contém a planta baixa do imóvel, cortes, cobertura, fachadas e especificações das aberturas (portas e janelas).

Importante considerar que o reboco deve ter cura de 28 dias para que possa receber o sistema de pintura. Vale ressaltar que, para os casos em que a parede já foi pintada sem o nivelamento, é preciso lixar a superfície antes de qualquer coisa.

O uso do gesso em substituição ao reboco comum é uma alternativa indicada para muitos casos e apresenta algumas vantagens, como rapidez na aplicação, economia de tempo, possível diminuição de custo e bom acabamento da parede.

“Se o desejo é um resultado mais rústico, pode tirar partido das imperfeições do reboco, aplicar selador e pintar em seguida. Mas se quer um fino acabamento de qualidade superior, deve-se aplicar a massa corrida ou acrílica, lixar e aplicar a tinta”, recomenda.

Muitos ficam na dúvida se é possível pintar direto sobre o reboco e se o acabamento fica, ou não, bom. Apesar de não apresentar uma estética tão boa quanto a das paredes emassadas, é possível, sim, realizar uma pintura de qualidade sobre o reboco.

Pode sim...... tente retirar tudo,caso não consiga,impermeabilizar tudo e depois venha com um novo reboco,como se estivesse começando do zero.....

Parte da fase de acabamento de uma obra, a instalação de janelas deve ser planejada ainda durante a etapa de projeto, quando os vãos necessários para a aplicação devem ser especificados.

Eles precisam ser fixados em em uma viga de madeira para então serem presos à parede. Coloque um batente de plástico no trilho para que a porta não corra além da posição desejada. Fixe também o pino guia para portas de correr no chão. Ele deve ficar sempre embaixo da porta, independente da posição em que ela esteja.

3mm

A folga entre a porta e o batente deve ser de pelo menos de 3mm nos lados das dobradiças, na cabeceira e na soleira e no lado da fechadura deve ser 4mm.

Se falarmos de uma alvenaria convencional em que será aplicada a argamassa de cimento para o reboco, haverá o risco desse reboco não ter aderência suficiente no bloco cerâmico, levando ao desplacamento da argamassa. Por isso que o chapisco tem a superfície áspera, conferindo uma boa aderência entre o bloco e o reboco.

Conhecido como argamassa de ancoragem, regularização e acabamento, o produto Plastter, da empresa que leva o mesmo nome, substitui o chapisco, reboco e massa acrílica, reduzindo o custo da mão-de-obra.

Já o emboço (massa grossa) tem a finalidade de corrigir pequenas irregularidades no assentamento da alvenaria, protegendo também de intempéries. E o reboco (massa fina), que pode ser opcional, é a camada que dá o acabamento e prepara a alvenaria para receber a tinta.

Elas podem ocorrer devido à dilatação/retração térmica, estruturas mal projetadas ou em sobrecarga, recalques de apoio, uso incorreto do material, retração do cimento, por motivos químicos (ataque por sulfatos, por exemplo) entre outros.

Degradação do reboco
É esse ditado que provavelmente está causando a degradação no reboco das suas paredes. Isso acontece porque produtos de baixa qualidade ou curto tempo de vida útil podem causar uma degradação mais rápida do reboco, dando a impressão de que ele está “esfarelando ao toque”.