Pode colocar impermeabilizante no chapisco?

Perguntado por: elacerda . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

A próxima etapa é adicionar aditivos impermeabilizantes no chapisco. Depois de aplicar o chapisco, chega a hora de refazer o reboco na parede. Uma dica é adicionar impermeabilizantes específicos para argamassas para proteger o interior das paredes.

Chapiscos: O BIANCO é aplicado na forma de chapisco com colher de pedreiro ou equipamento de projeção, no traço de 1:3 (cimento:areia média), misturado na água de amassamento na diluição 1:2 (BIANCO:água). O chapisco pode ser feito também na forma de pintura, utilizando o rolo para textura alta.

Qualquer aplicação de sistemas de impermeabilização é muito mais fácil durante o período de construção, apesar da prática normalmente não receber muita atenção. No caso das paredes, é uma boa prática adicionar aditivos impermeabilizantes na argamassa de reboco.

Antes de passar massa corrida na parede chapiscada, é preciso lixar toda a superfície para garantir que ela fique lisa. Depois, é possível causar o mesmo efeito na nova pintura.

Se falarmos de uma alvenaria convencional em que será aplicada a argamassa de cimento para o reboco, haverá o risco desse reboco não ter aderência suficiente no bloco cerâmico, levando ao desplacamento da argamassa. Por isso que o chapisco tem a superfície áspera, conferindo uma boa aderência entre o bloco e o reboco.

BIANCO confere maior elasticidade e, assim, maior resistência ao desgaste e aos choques. BIANCO aumenta a impermeabilidade e evita a retração das argamassas. Pode ser usado em áreas externas e internas ou sujeitas à umidade. A melhor aderência do chapisco é obtida com o emprego de aditivos promotores de aderência.

Descrição. BIANCO ADESIVO PARA CHAPISCO E ARGAMASSA é uma resina sintética, de alto desempenho, que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. Confere maior plasticidade, melhora a impermeabilidade e evita a retração das argamassas.

VEDACIT é um aditivo impermeabilizante para concretos e argamassas, que age por hidrofugação do sistema capilar e permite a respiração dos materiais, mantendo os ambientes salubres.

Execução do chapisco:
Inicialmente, devemos molhar razoavelmente toda a superfície da alvenaria. Isso é necessário para que não ocorra absorção, por parte dos blocos, da água necessária à cura do chapisco.

3 dias

O período de cura recomendado entre o final da aplicação de chapisco e o início da realização da argamassa é de 3 dias.

É importante lembrar que o ideal é sempre chapiscar a parede antes do reboco, para criar a camada que vai segurar o reboco. Essa camada terá dupla função, pois de um lado ela fixa o tijolo ou bloco e do outro vai fixar o reboco, aplicado posteriormente.

Você pode usar o produto nas fachadas de casas, muros, pilares, paredes internas ou externas com a finalidade de bloquear a umidade principalmente em áreas mais úmidas como banheiro e lavanderia.

Os impermeabilizantes mais utilizados para reboco e parede interna são:

  1. Argamassa polimérica.
  2. Manta asfáltica.
  3. Emulsão acrílica.
  4. Emulsão asfáltica.
  5. Hidrofugantes.

Para aplicar impermeabilizante nas paredes externas é muito simples. BlokSeal, por exemplo, é o hidrofugante ideal para aplicar sobre as paredes externas para evitar infiltrações. Primeiro você precisa fazer uma boa limpeza: quanto mais limpa a superfície estiver, maior a aderência do produto.

Logo após a finalização da construção da parede, é necessário que, antes da aplicação da massa corrida, da tinta e de qualquer outro revestimento, seja aplicado o selador ou fundo preparador para paredes.

Tudo sobre seladores de parede
Suas funções são, basicamente, uniformizar a superfície e impedir que a alvenaria absorva a tinta — situação muito comum em paredes novas, pois costumam possuir alto poder de absorção.