Pode colocar gelo no esporão?

Perguntado por: lsampaio8 . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

A fisioterapia para esporão do calcanhar inclui o uso de eletroterapia e aplicação de gelo, para reduzir a inflamação dos tecidos ao redor do esporão, aliviando a dor ao caminhar. Ela pode ser realizada de 3 a 4 vezes por semana, até a eliminação dos sintomas.

6 dicas ótimas de como aliviar a dor no esporão: confira!

  • Fazer alongamento das pernas e dos pés. ...
  • Fazer massagem. ...
  • Realizar sessões de fisioterapia. ...
  • Usar calçados especiais para o esporão. ...
  • Usar acessórios ortopédicos. ...
  • Diminuir o ritmo das atividades de impacto.

A recuperação no pós operatório implica um período de descarga (sem exercer força no pé afetado), habitualmente, entre 3 a 6 semanas.

Resposta: Você pode fazer compressas de água quente e gelo ao mesmo tempo. Por exemplo: 5 minutos quente e 5 minutos frio. O alongamento da fáscia plantar também ajuda a diminuir as dores.

Apesar de não apresentar sintomas, o esporão pode estar associado à dor intermitente ou crônica, especialmente ao caminhar, correr ou saltar, se a inflamação se desenvolver no ponto de formação do esporão. Normalmente, a causa da dor não é o esporão em si, mas a lesão de tecidos moles associada a ele.

O esporão no calcanhar surge devido ao acúmulo de cálcio debaixo do pé ao longo de vários meses, que acontece devido ao excesso de pressão sobre o mesmo local e principalmente devido ao aumento da tensão sobre a fáscia plantar, que é um tecido que liga o osso do calcanhar aos dedos.

O Diprospan é o nome comercial de um medicamento que contém, entre outras substâncias, betametasona (um tipo de corticoide). Essa medicação tem poder anti-inflamatório sim e provavelmente vai ser capaz de aliviar os sintomas do esporão.

Como tratamento caseiro é importante utilizar CALOR para o tratamento do esporão de calcâneo. A realização de escalda pé com água quente e sal grosso pode ajudar no alívio da dor. Indico também o tratamento com sessões de Acupuntura.

Compressa de espinafre. O espinafre é um ótimo remédio caseiro para diminuir as dores causadas pelo esporão de calcâneo, pois tem zeaxantina e violaxantina que têm forte ação anti-inflamatória, ajudando a diminuir a dor.

Descansar – Dê o seu pé a chance de curar com o repouso. Mas não parar completamente de ser ativo. Fazer isso pode levar a mais dor e rigidez, a longo prazo. Colocar gelo no pé – Colocar gelo sobre o calcanhar por 20 minutos até 4 vezes por dia pode aliviar a dor.

O esporão do calcâneo é uma condição médica caracterizada por um crescimento anormal que pode surgir no osso calcâneo, o maior osso do pé, localizado no calcanhar.

O esporão de calcâneo, ou esporão de calcanhar, é um problema ortopédico que surge devido ao crescimento anormal de uma parte do osso do calcanhar, formando uma protuberância que pode provocar intensa dor na sola do pé. Calcâneo é nome dado ao osso do calcanhar.

Gelo deve ser utilizado quando há inflamação
Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

Você pode aplicar gelo por cerca de 30 minutos a cada hora, aumentando o intervalo entre as compressas para três horas nos dias subsequentes. Lembre-se de enrolar o gelo em um pano úmido, para não queimar a sua pele. Mantenha o elevado e, sempre que houver dúvida sobre a gravidade da lesão, consulte um especialista.

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

O uso de medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios (ibuprofeno, etc.) é indicado para reduzir a inflamação e aliviar a dor no calcanhar nos casos onde existe inflamação (fascite plantar, por exemplo), devendo sempre ser prescritos pelo seu médico.

O esporão não impede de fazer caminhadas ou exercícios. Depende muito do quanto ele estiver incomodando, da quantidade de exercícios, e se está com bom fortalecimento. Ideal é fazer um bom acompanhamento e interromper qualquer atividade de piora dos sintomas.

A dor no calcanhar pode ter várias causas. Desde fascite plantar, passando por esporão calcâneo, fratura por estresse do osso calcâneo, tendinite calcânea ou ainda consequência de entorse do tornozelo, doença de Sever, em crianças, além de outras razões.

A carne, principalmente a vermelha, também tende a causar inflamação. Não é preciso abandonar completamente o consumo; você pode começar comendo carne apenas como acompanhamento, e não como prato principal.

A melhor escolha para quem tem esporão são os calçados com solados firmes, como tênis de corrida ou botas de trekking ou montanhismo. Eles devem possuir amortecedores e, de preferência, saltos de pelo menos 2,5 centímetros. Os tênis precisam ter todo um sistema de absorção de impacto, inclusive nas palmilhas.

Se você estiver sofrendo com fasciíte plantar (esporão) ou qualquer outro tipo de dor no pé, procure o ortopedista especialista para avaliar a indicação de receber o tratamento com ondas de choque.