Pode colocar gelo na unha inflamada?

Perguntado por: ibarbosa . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

O que fazer com uma unha encravada? Deve-se procurar ajuda de um especialista logo no início dos sintomas, para que se corrija os fatores causadores. Em casa, pode-se aplicar gelo e evitar o uso de calçados que apertem a região.

Cuidados com o hematoma subungueal:
Tente drenar o sangue sob a unha, evitando assim a dor; Aplique gelo de forma a amenizar a inflamação; Mantenha a área devidamente limpa.

O tratamento da unha encravada pode ser feito sem cirurgia, caso o problema esteja no início. Nos casos mais simples, a aplicação de órteses (aparelho provisório) ou chumaços de algodão para separar a ponta de unha da pele ao redor, podem resolver o problema.

Tente “levantar” a unha que está encravada e inserir um algodão embaixo (fazendo uma espécie de alavanca), minimizando assim o atrito entre a pele e a unha e aliviando o incomodo nos cantos. Esse procedimento deve ser feito logo após a imersão do pé na água morna, pois a região estará mais maleável.

Nesses casos, a dica é apostar na hidratação da área e em bases com substâncias fortalecedoras, que vão devolver os nutrientes que estão em falta nas suas pontinhas dos dedos.

Um panarício é uma infecção do tecido mole (polpa) na ponta dos dedos, geralmente causada por bactérias. Um panarício pode causar bolsas de pus (abscessos) dentro da ponta do dedo, que criam pressão e matam os tecidos adjacentes. A ponta do dedo fica bastante quente, inchada e rígida, com uma dor intensa e latejante.

Em primeiro lugar, coloque o pé de molho em uma solução de água quente e sais de magnésio. Aqui o tempo ideal é entre 15 e 30 minutos. Esse período ajuda a deixar a unha mais maleável e fácil de mexer. Em seguida, pegue uma pinça e eleve a lateral da unha que estiver crescendo para dentro da pele.

Se a unha estiver infeccionada, com pus, talvez ele receite um antibiótico(2). Em casos avançados, pode haver a necessidade de uma pequena cirurgia, que é a retirada de parte da unha ou toda ela - com aplicação de anestésico local. Parece drástico, mas resolve a situação.

Segundo o médico, o gelo deve ser utilizado com cuidado nas extremidades, como dedos, nariz ou próximos a trajetos nervosos superficiais, como face interna do cotovelo ou externa dos joelhos. “A temperatura baixa pode agredir as estruturas nervosas do local”, complementa o especialista.

Se elas apresentarem dor intensa, vermelhidão, inchaço e formação de pus, significa que podem estar inflamadas. Para curá-las, o ideal é procurar um podólogo que avalie o caso e indique o tratamento ideal, dependendo da gravidade da situação.

A paroníquia é a condição caracterizada pela inflamação dos dedos, geralmente os da mão, na área que circunda a parte lateral e proximal da unha. Nos casos graves, também pode haver o aparecimento de lesões no seu contorno distal.

Probenxil Gel 11,6mg/g Antiinflamatório Tópico Com 60g.

Perguntas dos Pacientes. 1. O que acontece se não tirar a unha encravada? Nos casos persistentes, a unha encravada pode infeccionar ou se tornar um processo crônico de inflamação de difícil tratamento sem cirurgia.

Micositan Phytomedicinal para Unhas Encravadas 30ml.

Misture bicarbonato de sódio e água até que forme uma pasta. Utilize um algodão para aplicar sobre toda a unha e embaixo também (para que a mistura entre em contato com a pele). Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, seque bem.

Tratamento de paroníquia aguda
Se houver acúmulo de pus, ele deverá ser drenado. O médico deixa o dedo da mão ou do pé dormente com um anestésico local (como lidocaína) e levanta a prega da unha com um instrumento. Geralmente não é necessário cortar a pele.

Mesmo que seu dedo esteja aparentemente normal e que as pessoas digam que vai passar, vale a pena procurar um médico dermatologista em vez de ficar refém de analgésico, que não resolve o problema. Recorrer ao especialista certo – o dermatologista – é a maneira mais rápida e eficaz de dar um fim à insuportável dor.

Se ela machucou seu dedo, limpe bem a área com um antisséptico e aplique um antibiótico local.

Como limpar o pus

  1. Tirar o excesso de pus com soro fisiológico;
  2. Lavar o local com água e sabão neutro;
  3. Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica;
  4. Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.