Pode colocar gelo na canelite?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.3 / 5 14 votos

A canelite deve ser tratada inicialmente com gelo e anti-inflamatórios não esteroides, para reduzir a inflamação, seguida de fisioterapia que objetiva a redução da inflamação e reequilíbrio da musculatura a fim de se prevenir a recidiva da lesão.

Para tratar a dor na canela, você deve consultar um profissional especializado, que pode recomendar compressas de gelo, exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, e o uso de calçados feitos sob medida, que corrigem possíveis desalinhamentos da pisada e melhoram a distribuição de carga.

Caminhada com a lateral interna do pé: o oposto do anterior, com uma caminhada usando apenas a parte interna dos pés; Alongamento da panturrilha: este alongamento é feito em pé e visa alongar os músculos da região. Se você não alcança a ponta dos pés, pode começar segurando na canela, por exemplo.

Quais são os sintomas de canelite?

  1. dor intensa na canela, na parte da frente da canela, localizada abaixo do joelho;
  2. inchaço nas pernas;
  3. perna sensível ao toque;
  4. fraqueza nos pés;
  5. dor ao se movimentar e após fazer exercícios físicos.

Não tratar essa inflamação pode fazer com que ela avance e atinja a tíbia (osso), prejudicando a sua estrutura e deixando o paciente mais propenso a fraturas na região. Ou seja: o problema pode se agravar bastante.

O principal sintoma da canelite são dores na canela, principalmente na face interna da perna. Em alguns casos, porém, a canelite pode provocar inchaço e sensibilidade ao toque, até mesmo na hora de se vestir, conta o dr.

A canelite é muito frequente entre os corredores; atletas e principalmente amadores. É considerada uma das 3 principais causas (junto à fascite plantar e a Síndrome femoro-patelar) de lesão em corredores.

Após a dor da canelite passar, alongar a panturrilha e os pés, além de fortalecê-los, pode ajudar a permanecer sem dor. Antes e após o treino de corrida, aposte em exercícios de alongamento e fortalecimento.

Ao sentir a dor na canela, o primeiro passo é diminuir progressivamente a intensidade da atividade física e iniciar o repouso. Caso insista na corrida, a dor pode evoluir e o quadro de inflamação se tornar mais grave.

falta de alongamento ou aquecimento antes de atividades físicas intensas; pisada errada; corridas em terrenos irregulares; excesso de exercícios para perna, sem tempo para repouso.

Como o próprio nome já sugere, a canelite é uma condição que faz com que a pessoa sinta muita dor na canela. Essa dor é causada por uma inflamação que ocorre nos tendões, músculos e na tíbia. Então, tanto atletas que usam a perna de forma excessiva ou intensa, até quem pisa de forma incorreta pode sentir essa dor.

6 dicas para prevenir a canelite

  1. Faça aquecimento antes e alongamento depois do treino. ...
  2. Cuidado com o overtraining. ...
  3. Fortaleça os músculos da perna. ...
  4. Tente incluir o cross training na sua rotina. ...
  5. Use calçados adequados. ...
  6. Cuidado onde pisa.

Por se tratar de uma inflamação que acomete um osso, o profissional médico responsável por identificar e prescrever um tratamento para a canelite é o ortopedista.

Os exercícios realizados durante o tratamento fisioterapêutico da canelite visam melhorar a flexibilidade, além da força e do equilíbrio muscular da perna. Diversas atividades são realizadas na sessão de fisioterapia — algumas necessitam de equipamentos, enquanto outras não.

A dor na fratura por estresse é identificada nos locais mais comuns de fratura: terço proximal ou distal. É uma dor progressiva, que se torna mais intensa a cada treino. Há dor à percussão e palpação ósseas. A dor na canelite localiza-se principalmente no terço médio para distal da tíbia, na região posteromedial.

As dores podem ser aliviadas com tratamento medicamentoso, fisioterapia, exercícios leves e cirurgia, em alguns casos. O repouso articular é a recomendação principal com o afastamento da causa e de atividades que levem ao agravamento. Um adequado aquecimento prévio e cuidados com a postura são fundamentais.