Pode colocar gelo em cima dos pontos?

Perguntado por: apaz . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

Nas primeiras 24 a 48 horas recomenda-se o uso de gelo sobre a ferida operatória pois isso evita os hematomas e diminui o edema, após sugere-se usar bolsa de água morna pois agem como um anti-inflamatório aliviando a dor.

Nunca use pasta de dente, pó de café, gelo ou qualquer outro produto caseiro sobre a área atingida. Essas substâncias atrasam a ação dos leucócitos (células de defesa), que servem para eliminar os corpos estranhos, e podem aumentar a infecção e piorar a cicatriz.

5 alimentos que ajudam na cicatrização pós-cirúrgica

  • Água. Indispensável para qualquer condição, a água garante o bom funcionamento dos órgãos, principalmente dos rins, que acabam sendo sobrecarregados devido aos anti-inflamatórios usados durante a recuperação. ...
  • Sucos naturais. ...
  • Carnes leves. ...
  • Cenoura. ...
  • Folhosos verdes.

Manter a área sempre limpa e seca é fundamental. A limpeza deve ser realizada duas vezes ao dia – ou seguindo recomendações de seu cirurgião – com água corrente e sabonete neutro. É importante que, antes da aplicação de qualquer curativo, a área seja completamente seca com o jato frio do secador na potência mínima.

Para evitar que qualquer tipo de inflamação ou infecção aconteça, você deve tomar alguns cuidados: evite retirar a compressa colocada no hospital após a suturação – trata-se de uma medida de proteção.

Pós-operatório:
O uso de gelo ajuda na redução da dor, da inflamação e do edema após uma cirurgia e diminui a necessidade de medicamentos para controle da dor.

O gelo deve ser usado quando ocorre inflamação ou imediatamente após um trauma local. O frio tem ação vasoconstritora, ou seja, reduz a circulação sanguínea no local, o que diminui a sensação de dor (efeito analgésico) e o inchaço (efeito anti-inflamatório), além de limitar a extensão da lesão.

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

Com o tempo de maturação da cicatriz, esse endurecimento vai se desfazendo. Períodos mais tardios apresentam retração de pele (discreto “repuxamento” da pele), associado a prurido (coceira), fisgadas e pontadas. Todos esses sintomas são sinais de cicatrização normal.

A bolsa congelada fica em formato de um placa retangular e a sua área de contato como joelho (arredondado) é mínima! Prefira o gelo em cubos dentro de um saco plástico comum ou uma bolsa apropriada para que ela se acomode ao redor do joelho !

– Coloque uma compressa fria (gelo) na região da cirurgia, nas primeiras 48 horas de pós-cirúrgico. Faça três vezes ao dia, por um período de 5 a 10 minutos.

Manter os pontos limpos e secos é uma medida efetiva para evitar infecção. Lave a ferida delicadamente com água e sabão ou, se não for tomar banho, use soro fisiológico, sabão e uma gaze para fazer a limpeza. Depois de limpa, seque bem a região - com cuidado -, pois umidade dificulta a cicatrização.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Assim, de modo a favorecer uma cicatrização de qualidade, é importante evitar o consumo dos seguintes alimentos:

  1. Abacate. ...
  2. Alimentos industrializados. ...
  3. Camarão. ...
  4. Carnes gordurosas e carne bovina. ...
  5. Embutidos. ...
  6. Fast food. ...
  7. Frituras. ...
  8. Soja.