Pode colocar folha de couve na vacina?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Já percebeu que após a vacina o bebê pode sentir um desconforto no local, ficar irratidinho e até ter febre? Para aliviar essa dor no local da vacina, a dica é colocar uma folha de couve geladinha, e muito bem higienizada, sobre a perninha do bebê.

Outra forma de minimizar o desconforto da aplicação da vacina é a utilização de dispositivos de manejo de dor, que voltam a atenção para o objeto ou sensação e não para a dor. Um exemplo é a junção de bolsas de gelo e vibração no local onde será inserida a agulha.

Uma das formas de minimizar esse desconforto é aplicar uma bolsa de água fria no local, que amenizará a sensação. Não deve ser feita compressa morna ou quente, pois isso irá interferir com a absorção da vacina.

A couve serve para fortalecer e fixar o cálcio nos ossos, regular o intestino, combater o reumatismo, fibromialgia e outras doenças, como úlcera no estômago, anemia, asma, bronquite e problemas do fígado. É anti-inflamatória e cicatrizante.

Assim, após a aplicação de qualquer vacina, uma pequena febre pode surgir e se estender de 2 a 3 dias. Junto com ela, é comum surgir uma leve dor de cabeça, principalmente no dia em que for administrada a vacina. Para que seja possível diminuir esse sintoma, alguns antitérmicos podem ser administrados.

Não aplicar qualquer produto sobre o local da vacinação, como cremes, pomadas e outros, bem como não fazer curativos. Evitar coçar. Lavar o local da aplicação apenas com água e sabão e mantê-lo seco.

A hora do banho pode ser estressante para o pet. Por isso, é recomendado esperar um tempo depois de tomar a vacina para cachorro filhote antes de dar banho no pet de novo. O ideal é dar banho após, pelo menos, 15 dias.

Como colocar a compressa Xô Febre? Usar a compressa Xô Febre é muito simples, basta retirar o adesivo que cobre o gel da compressa e aplicar sobre o local da vacina, testa, costas, peito em caso de febre ou sobre qualquer outra área que esteja inchada. As compressas podem ser cortadas ao meio.

O que fazer: Para aliviar esses sintomas é indicado aplicar gelo no local da vacina durante 15 minutos, 3 vezes por dia até que os sintomas desapareçam. O gelo deve estar coberto com uma fralda ou pano de algodão, para que este não entre diretamente em contacto com a pele.

“Normalmente, orientamos medicar o pequeno com o antitérmico que a criança está habituada, alternando banhos e oferecer hidratação oral”, orienta Bedoni. Caso a região onde a criança ou bebê tomou a vacina fique dolorida uma boa opção é fazer compressas de água fria, a camomila também é orientada, no local.

A intramuscular, que como o próprio nome diz vai diretamente ao músculo, é a que mais incomoda por penetrar mais fundo em nossos braços ou glúteos. Já a intradérmica, aplicada na pele, é a menos dolorosa.

A posição mais segura sempre é de barriga para cima.

O sono excessivo também é um sintoma comum. Manter a criança bem enroladinha numa manta, simulando a sensação que ela tinha dentro do útero, também pode ajudar mas tome cuidado para não comprimir justamente a área da vacina. Balançá-lo suavemente no colo também é uma ação que acalma e oferece bem-estar.

Nessas situações, indica-se antitérmico/analgésico no momento da vacinação e com intervalos regulares nas 24 horas até as 48 horas subsequentes. É importante ressaltar que se a criança estiver com febre, a aplicação da vacina poderá ser adiada até que esteja bem.

Couve. As fibras e as vitaminas A, C e B6 presentes nesse vegetal vão embora rapidamente com o cozimento. Por isso, a melhor maneira é consumir a couve como salada.

5 formas de aproveitar os benefícios da couve na sua alimentação

  1. Couve cozida. Uma das maneiras mais comuns e práticas de comer couve é na forma cozida. ...
  2. Sopas com couve. ...
  3. Sucos detox. ...
  4. Saladas quentes ou frias. ...
  5. Couve recheada.

A folha da couve possui bastante água, o que já ajuda a dar um efeito diurético e, logo, contribui para que o corpo não retenha líquido. Por ter propriedade antioxidante e ajudar a eliminar os radicais livres, a verdura também ajuda o organismo a desinchar.

A vacina Hexavalente ou a Pentavalente Acelular (do particular) são mais procuradas pois a vacina pentavalente celular (do posto) tem maior chance de dar algum efeito colateral no bebês, principalmente febre e dor local, com choro por alguns dias…

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), após a aplicação, a vacina leva de duas a três semanas para surtir efeito.