Pode colocar flores artificiais no bolo?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Assim, as flores artificiais representam uma ótima opção, já que decoram sem que interfiram no sabor do bolo. Além disso, são mais duráveis e resistentes, o que significa que mesmo ao final da sua festa, elas continuarão intactas e com a melhor aparência.

Depois de comprar as suas flores na floricultura, retire da embalagem e lave bem em água corrente o caule, removendo excesso de espinhos e folhas caso tenha. Coloque em um jarro com água e deixe para colocar no bolo próximo a entrega ou próximo ao horário do evento.

Frutas podem muito bem substituir as flores na decoração, podendo inclusive serem consumidas. Eles são ótimos pra receber penduricalhos, enfeites e uma infinidade de coisas pra complementar a decoração.

Um bolo com rosas faz com que a decoração fique mais viva e delicada. Com essa flor, é possível harmonizar e obter bolo para qualquer ocasião, desde aniverários até casamentos. As rosas podem ser naturais, artificiais ou feitas com cobertura. Confira 90 ideias e como fazer um doce inesquecível!

Para durarem mais, deixe as flores na geladeira até o momento de decorar seu bolo. A temperatura fria irá preservar o frescor da planta, mas nunca coloque em menos de 4º C nem dê choques térmicos nas flores. Lembre-se que têm flores que duram mais e outras nem tanto.

Amor-perfeito:
Esta espécie é delicada e possui um sabor levemente adocicado, que vai muito bem em sobremesas, saladas e sucos. Graças ao seu sabor suave, é uma ótima escolha entre as flores comestíveis para bolos, tortas e outras preparações festivas.

Portanto, deixe-as num copo com água dentro da geladeira até a hora de servir o bolo e só então prepare a decoração. Aqui é o mesmo esquema: deixe as flores em água na geladeira, já que a proteção delas será feita com uma camadinha de papel alumínio. Basta enrolar e proteger bem os caules e depois decorar o bolo.

Tem como lavar flores artificiais sem estragá-las? Lave as suas plantas artificiais somente se ela não for de tecido e caso apenas elas precisem de uma limpeza profunda. Você pode colocá-las em uma bacia ou balde com água, desde que as plantas consigam mergulhar totalmente dentro dele.

Para isso, basta fazer uma mistura com água e vinagre, umedecer um pano limpo com essa solução e passar em toda a planta, em especial nos locais mais atingidos. Apesar de o cheiro do vinagre ser bem desagradável, ele some em pouco tempo.

Método do Forno
Eis o passo a passo do método para secar flores no forno: Em uma bandeira de metal, distribua uniformemente as suas flores; Coloque a bandeira no forno e deixe em uma temperatura de 38 graus, por três horas.

O ideal é usar papel de cera mas, caso esta não seja uma possibilidade para si, pode também recorrer a jornal, papel de cozinha e cartão. Se tiver papel de cera, distribua as flores pelo papel e prense cuidadosamente com o livro ou o objecto que tiver escolhido.

Certifique-se também de que a planta é orgânica e higienize da maneira correta: imersa em uma solução com água e sal (500 ml para cada colher de chá) por cinco minutos. Elas se dividem conforme as partes comestíveis: flor inteira, somente pétalas ou sépalas e brácteas.

O custo das flores naturais também é mais elevado e fica ainda maior porque você provavelmente vai ter que trocá-las semanalmente. Uma dica para economizar com as flores naturais, caso você não abra mão desse tipo de planta: procure aquelas que são plantadas em vasos.

Tulipa

Tulipa (Tulipa sp.)
Geralmente, são plantadas em vasos e muito usadas em arranjos, devido a sua beleza é considerada uma das flores mais chiques.

Lisianto

Lisianto
São conhecidas por serem uma das principais substitutas das rosas. Elas passam um ar sofisticado, elegante e são muito usadas para a decoração e para o buquê das noivas. O ideal é usá-las em arranjos mais elaborados. Elas podem ser encontradas nas cores rosa, branca, lilás e roxa.

Receita de conservante caseiro para rosas: em 1 litro de água, misture 1 colher de chá de água sanitária e meia colher de chá de açúcar. Se preferir, no lugar da água sanitária, coloque vinagre branco. O açúcar fornecerá energia para a planta, mas lembre-se de colocar sempre na medida.

Evite locais muito abafados para as flores durarem mais
Pode parecer estranho, mas se você não tiver outra alternativa para se livrar do calor, uma dica é colocar suas flores dentro da geladeira – as consequências serão bem menores! Essa é uma forma de conservá-las de um dia para o outro, por exemplo.

As rosas e hortênsias podem ser desidratadas no varal (ao ar), já aquelas que precisam ter suas cores e estruturas conservadas, como as tulipas, gérberas e crisântemos, a melhor opção é secá-las no micro-ondas. Outro método para secagem das hortênsias é o vaso com água.

Algumas pessoas têm dúvidas de como armazenar o bolo confeitado até o momento da festa. O melhor a se fazer é guardar o bolo dentro da geladeira, dentro da caixa ou embalagem plástica, assim ele ficará protegido do cheiro de outros alimentos que estiverem dentro da geladeira.