Pode colocar experiência de estágio no currículo?

Perguntado por: isales . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Estágio poderá contar como experiência profissional para primeiro emprego. O Projeto de Lei 2762/19 considera o estágio curricular como experiência profissional para admissão no primeiro emprego. Essa experiência de estágio poderá ser durante a educação especial e os ensinos médio, superior ou profissional.

O estágio não remunerado é permitido por lei quando faz parte da grade curricular do curso. Ou seja, para se formar, o estudante precisa comprovar que cumpriu determinadas horas de estágio durante a graduação.

O que é "experiência profissional" no currículo? A experiência profissional é o campo do currículo em que você relata a sua trajetória no mercado de trabalho, informando alguns pontos principais, como: cargo, atividades exercidas, nome de empresas e período trabalhado.

Para colocar a experiência profissional no currículo (CV), siga a lista abaixo:

  1. Escreva o cargo;
  2. Indique a empresa;
  3. Especifique o período de tempo em que ficou lá;
  4. Liste em bullet point até 6 de suas responsabilidades e conquistas.

Termo de Compromisso

O Termo de Compromisso é o único documento que comprova legalmente a relação de estágio, portanto o estágio só poderá ser iniciado com a assinatura do Termo de Compromisso e do Plano de Atividades. Quando o aluno terminar todas as atividades obrigatórias do curso (disciplinas, TCC, atividades complementares, etc...)

O Estágio venha ser uma reflexão do fazer pedagógico para a construção de uma identidade profissional, também sendo um campo do conhecimento pelo qual aproxima o estagiário da sua futura profissão que irá exercer, com as pessoas e com as práticas que irá trabalhar para que assim sejam menos dificuldades a serem ...

Para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade.”

Estágio não remunerado ou voluntário: ao contrário do estágio remunerado, neste tipo o estagiário não recebe uma compensação financeira por parte da empresa.

Veja 8 erros que não podem ser cometidos durante o estágio

  • Desrespeitar a cultura institucional. ...
  • Ficar acomodado. ...
  • Ignorar os colegas de trabalho. ...
  • Desvalorizar o feedback. ...
  • Estar desatento. ...
  • Chegar atrasado. ...
  • Não manter contato com os colegas após o fim do estágio.

O ideal é colocar até quatro experiências profissionais, selecionadas de acordo com a vaga pretendida. Dessa forma, você pode comprovar que já realizou funções semelhantes e está pronto para assumir o cargo.

Na hora de escolher quem preencherá a vaga, as empresas analisam diversos aspectos, como a graduação e as experiências anteriores nessa função. Por isso, ter uma experiência profissional sólida é uma forma de se destacar no processo seletivo e aumentar suas chances de conseguir o cargo dos seus sonhos.

Valorize as suas experiências de vida
Valorizar as experiências da vida é de grande valia em um currículo, nele você pode colocar muitos trabalhos que foram feitos, desde que estes tenham levado a um crescimento pessoal e profissional.

De acordo com a Robert Half, empresa de recrutamento especializado, profissionais que estão no começo da carreira, ou ainda têm poucas experiências profissionais, podem manter seus empregos curtos no currículo.

Onde colocar experiência de 3 meses no currículo
Tenho pouca experiência laboral: coloque na seção de experiência profissional. Estágio ou trabalho voluntário: crie uma seção para este tipo de experiência. Na seção de informações adicionais: caso você não se encaixe nos casos acima.

Se você ainda está em dúvida se pode colocar no currículo que está trabalhando, saiba que não só pode, como deve! Omitir seu emprego atual é uma prática ruim, na visão de recrutadores em processos seletivos.