Pode colocar esterco de vaca na grama?

Perguntado por: isantana4 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Shirley, o esterco fresco tem altas concentrações de nitrogênio, por isso, se for usado diretamente no solo, pode queimar as plantas.

Três ingredientes caseiros podem compor um ótimo adubo NPK. São eles: borra de café coada (nitrogênio), casca de banana (potássio) e casca de ovo (cálcio). Basta bater tudo no liquidificador, acrescentar água até ficar bem diluído e pronto.

O uso de esterco ajuda a reduzir a perda de nitrogênio, reter fósforo no solo e melhorar a qualidade da agricultura. Afinal é uma opção mais econômica e natural, e ainda estimula o crescimento da agricultura. O esterco é considerado uma boa fonte de P (fósforo), e de N (nitrogênio) e K (potássio).

O melhor adubo para gramas é o adubo orgânico. Neste caso, o adubo para gramas tem em sua composição: esterco, restos de plantas e húmus de minhoca. Segundo os especialistas, o ideal é aplicar 2 kg de adubo para gramas por metro quadrado.

A areia (de textura média) pode ser usada na cobertura do gramado, e é usada com dois propósitos: o de proteger a grama de geadas no inverno, em regiões de clima muito frio; o de nivelar o solo e encorajar brotação quando é feita no verão.

seis meses

Geralmente, para atingir o ponto correto no processo, o esterco precisa ter outro aspecto, a sua forma bruta deve sumir. Além disso, demora em torno de três a seis meses, pois o clima da região e o local da produção são fatores que influenciam nesse tempo.

As aves não produzem urina, eliminando-as junto com as fezes e é por isso que seu esterco é mais rico em nitrogênio que o de ruminantes e suínos. As aves não produzem urina, eliminando-as junto com as fezes e é por isso que seu esterco é mais rico em nitrogênio que o de ruminantes e suínos.

Esterco bovino
É considerado o melhor adubo orgânico por ser fonte de macro e micronutrientes. Também pela quantidade de fibras, que ajudam a reter a água e melhorar o crescimento de raízes.

Cinco dicas para manter o gramado verde e impecável

  1. 1) Atenção básica.
  2. 2) Cuidado com o corte.
  3. 3) Mantenha o solo sempre irrigado.
  4. 4) Adapte seus cuidados de acordo com as estações do ano.
  5. 5) Realize sua manutenção com frequência.

A partir disso, deve ser estabelecida uma rotina para a adubação do gramado de duas a três vezes ao ano, espaçando as aplicações conforme as estações e a natureza do produto. O ideal é adubar mais em épocas de chuva e calor, pois a planta fará uma absorção melhor dos nutrientes, sem muito desperdício.

Casca de ovo: ricas em cálcio, magnésio e potássio, as casquinhas de ovos podem ser batidas no liquidificador até virar uma farinha. Use uma colher de sopa do adubo por canteiro e faça isso a cada 40 dias. Restos de grama: depois de fazer a manutenção do seu gramado, use a grama cortada para fortalecer suas plantas.

Método 1 de 3: Método com aniagem ou saco de rede (anaeróbico) Pegue um pouco de esterco que foi completamente seco ao sol. Ele não deve ter cheiro e deve estar completamente seco, seja porque ficou secando ao sol no cercado ou porque você propositalmente o separou para secar em algum lugar no quintal.

Ainda segundo a revisão dos mesmos autores, o valor em nutrientes de esterco bovino fresco seria: 1,5 % de nitrogênio, 1,4 % de P2O5, 1,5 % de K2O e 15 % de matéria seca. Já para micronutrientes: 7,6 mg.kg-1 de zinco, 21 mg.kg-1 de cobre, 105 mg.kg-1 de ferro e 2,3 mg.kg -1 de manganês.

O uso do esterco de gado é a melhor forma de compostagem que o agricultor pode aplicar em sua horta orgânica, pois além de nutritivo, não contamina rios ou nascentes próximas à plantação. Vale considerar que produzir adubo com matéria orgânica animal é uma forma de reaproveitar o que antes era visto como descartável.

Minhocas também são as melhores amigas da sua grama verde, o humus produzido por elas é um fertilizante natural que influencia diretamente no crescimento e fortalecimento do solo e do gramado.

Um sinal claro de ataque de fungos na grama é o aparecimento manchas circulares amareladas que ao longo do tempo vão se tornando cor de palha por causa da morte da grama. Esse sintoma geralmente é causado pelo tipo de fungo mais comum em gramados residenciais: o Rhizoctonia spp.

Na saída do inverno, os gramados costumam estar secos e com falhas, gerados por falta de água, pisoteio e baixo crescimento, a melhor maneira de reavivar o seu gramado é repondo nutrientes ao solo, utilizando adubos químicos, orgânicos e aproveitando para corrigir falhas e pequenas bacias onde acumula água.