Pode colocar diesel na moto?

Perguntado por: odantas . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Não, e fazer isso pode provocar danos irreversíveis no motor.

Então, esse óleo deve ser adequado para aquele tipo de gás, diferente do que é emitido por outro combustível. Não se deve, portanto, utilizar óleo especificado para motor diesel num motor a gasolina e vice e versa.

1 – Se colocar diesel ou gasóleo em um carro que funciona a gasolina, provavelmente você poderá dar partida e circular algum tempo jogando fumaça branca, mas o carro repentinamente começará a falhar e parará.

O principal risco associado à exposição aguda ao diesel é a pneumonia química resultante da aspiração do vômito (secundário a ingestão) ou inalação de aerossol (ou aspiração de líquido) durante sifonagem manual. Outros efeitos associados à exposição aguda ao diesel são falência renal aguda e arritmia cardíaca.

A lei que proibiu a circulação de carros de passeio a diesel no Brasil é de 1976. Ela foi votada no contexto da crise internacional de petróleo e foi uma forma de o governo incentivar a produção de carros a álcool, protegendo o mercado interno e diminuindo a dependência da importação do diesel.

3 – Frequência: se você mora em região litorânea, sujeita à ação da maresia, as lavagens devem ser mais frequentes, a cada semana/dez dias e o mesmo vale para quem roda por estradas de terra. É um erro adiar as lavagens nas épocas mais chuvosas apesar da sensação de trabalho desperdiçado.

No entanto, quando aplicados na borracha do pneu, o efeito é potencializado e pode ser devastador. Já outras, usam produtos ainda mais intensos, como gasolina ou diesel na limpeza. Recomendamos menos ainda, já que também são bem corrosivos.

0corre que o álcool não se mistura bem com diesel, ao contrário do que ocorre com a gasolina. Se a mistura fosse injetada no motor, aconteceria o que os especialistas denominam de “separação de fases”, ou seja, os combustíveis se apartariam.

Jamais misture ou coloque óleo de carro em sua motocicleta, ele pode causar um desgaste prematuro no motor, além de prejudicar o desempenho da sua embreagem. Use sempre os produtos com as especificações solicitadas no manual do veículo.

Quando lavar sua moto? Se você roda bastante por estradas de terra ou se mora perto da praia, as lavagens devem ser mais frequentes, é importante que lave sua moto toda a semana ou a cada 10 dias no máximo. Caso não seja seu caso, pode ser a cada duas ou três semanas.

Não se deve usar óleo para carros em motores de motos. Os motores de motos usam o óleo presente no motor para fins de lubrificação, arrefecimento e também como óleo do câmbio.

Também evite esse produto: é um composto químico altamente agressivo para a parte externa do motor.

O frentista também fica encarregado de aplicar todas as normas de segurança possíveis na realização das tarefas. Ele deve proibir a utilização de celulares, impedir o ato de fumar no local, solicitar o desembarque dos motociclistas no momento do abastecimento e usar extintores de incêndio quando necessários.

Golpe de motoristas que fogem sem acertar o pagamento do combustível nos postos de gasolina é considerado delito de furto qualificado mediante a fraude.

A diferença, dizem analistas, está associada a uma combinação de fatores. A gasolina sentiu mais o recente corte de ICMS (imposto estadual), enquanto o diesel é afetado por um descompasso entre oferta e demanda no mercado internacional.

A gasolina e o diesel são extraídos a partir do petróleo. Na gasolina brasileira, é adicionado 27% de álcool anidro (sem adição de água), que faz a octanagem do combustível, já no diesel, há o incremento de 10 a 12% de biodiesel. A seguir, confira as três maiores diferenças dos dois ciclos de propulsão.

O Diesel comum, S500 possui um número de cetano igual a 42. Já o S10 tem cetano igual a 48. Quanto maior a quantidade desse componente, melhor o funcionamento da ignição e da combustão. Assim, o S10 oferece um desempenho melhor.

Mas, afinal, porque o diesel é mais barato que a gasolina? Basicamente, porque a demanda de consumo é menor e sobre ele incide uma porcentagem menor de impostos e tributos.

NÃO FAZ ESTA MISTURA! Além de não obteres o resultado que pretendes, o motor poderá sofrer. Para começar não haverá combustão completa do diesel e notarás, além da perda de potência, fumaça estranha saindo pelo escapamento.

Quem pode usar diesel? Até o momento, os únicos que podem receber motorizações a diesel são os ônibus, caminhões e picapes com capacidade de carga superior a 1 tonelada. Além desses, apenas os utilitários com tração 4×4 ou com a primeira marcha muito curta.

Um equívoco que deve ser evitado ao máximo é ligar a motocicleta logo depois da lavagem. Essa ação acaba forçando o motor de forma desnecessária, o que aumenta o risco de o veículo ficar sujeito a problemas mecânicos.