Pode colocar creolina na água das galinhas?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Para eliminação da praga, é necessário desinfetar todo o ambiente, de preferência aplicando vassoura de fogo nos poleiros, ninhos, comedouros, bebedouros, e em cada canto do galinheiro. Uma opção é lavar tudo com creolina ou cloro puro.

O uso de cloro, obedecendo-se a dosagem preconizada de 2 a 4 ppm de cloro livre na água (ou a dosagem indicada pelo técnico de campo), é segura para a ave em qualquer fase de desenvolvimento. Apenas quando são utilizadas vacinas via água de bebida é necessário suspender o uso de cloro, normalmente inicia-se 24 h antes.

No tratamento das miíases (bicheiras) - larvas de Cochliomyia hominivorax. Creolina também é eficaz como desinfetante de instalações rurais, tais como: granjas, aviários, pocilgas, estábulos, haras, cocheiras, canis e galpões, assegurando o mais amplo espectro de ação bactericida e fungicida sobre os microorganismos.

Para eliminação da praga, é necessário desinfetar todo o ambiente, de preferência aplicando vassoura de fogo nos poleiros, ninhos, comedouros, bebedouros, e em cada canto do galinheiro. Uma opção é lavar tudo com creolina ou cloro puro.

Água oxigenada , soro fisiológico, vinagre de maçã.

Modo de usar e posologia
A CREOLINA PEARSON é um produto de uso externo. Em uso tópico, nos casos de miíases pequenas, utilizar duas gotas. Nas miíases maiores, aumentar proporcionalmente o número de gotas, de acordo com o tamanho da bicheira. Como germicida, utilizar soluções de 2,0% a 4,0 % em água.

O uso de acaricidas à base de piretroide, espinosade, diclorovinil dimetil fostato, permetrina, carbaril e inseticidas carbonatos também são uma alternativa para combater a infestação de piolhos de galinha, mas não elimina os ovos do piolho.

Frutas como laranja, limão e tangerina, embora ácidas, têm propriedades benéficas para papagaios, calopsitas e outros pássaros. Devido ao seu pH baixo, elas possuem propriedades de combate ao câncer e atuam contra a infecção por fungos, além de ajudar na digestão.

Prevenção: A melhor forma de prevenir é através do uso de plantas medicinais na água ou na ração, bom manejo alimentar, higiene e desinfecção dos galinheiros, queimar e enterrar as aves mortas e vacinar todas as aves de criação.

Alimente as galinhas com uma dieta balanceada. Adicione um pouco de alho ou cebola à ração para aumentar sua imunidade. Folhas de plantas medicinais amargas ajudam a prevenir parasitas intestinais.

Use canela, alho, pimenta-do-reino, sal e misturas desses ingredientes no jardim. A maioria das galinhas não gosta do cheiro forte desses temperos e passam a evitar qualquer área que transmita tais odores.

A Creolina é um produto de uso externo. Em uso tópico, nos casos de miíases pequenas, utilizar duas gotas. Nas miíases maiores, aumentar proporcionalmente o número de gotas, de acordo com o tamanho da bicheira. Como germicida, utilizar soluções de 2% a 4% em água.

Sob hipótese alguma deve ser usado álcool, creolina ou qualquer produto desinfetante no animal, como explica a médica-veterinária e especialista em homeopatia Mônica de Souza.

Outra forma de acabar com piolho de galinha no galinheiro é espirrando uma mistura de água com vinagre diretamente nas aves. Se você procura saber como acabar com piolho de galinha em humanos, o vinagre também pode ser um grande aliado. Em caso de galinheiro feito de madeira, outra praga muito comum é a de cupim.

O uso de acaricidas a base de espinosade, piretroide, carbaril, diclorovinil dimetil fostato, permetrina e inseticidas carbonatos também são uma alternativa para combater a infestação de piolhos de galinha, embora seus ovos são sejam afetados.

Misture uma xícara de água sanitária em um balde de água quente com sabão. Esfregue o galinheiro inteiro com uma escova de aço. Esfregue bem para limpar completamente.

Aplique um antibiótico, pode ser Tylan ou Cipronil, por no mínimo 5 dias. Quando for gogo, não haverá inchaço nos olhos, apenas um pouco de corrimento no bico e ronqueira.

O bicarbonato de sódio pode ajudar na manutenção da ingestão de ração, uma vez que o sódio é estimulante do consumo, além de fornecer íons bicarbonato que também auxiliam no processo de formação da casca, melhorando a qualidade da casca de poedeiras, principalmente aves submetidas a índices de estresse térmico.

- A primeira alimentação deverá ser de água com açúcar (50 g de açúcar para 1 L de água) para hidratar e aumentar a energia dos pintinhos; - Após um dia de vida, passe a alimentá-los regularmente com ração inicial.

USO VETERINÁRIO. DESINFETANTE E GERMICIDA. COMPROVADA AÇÃO BACTERICIDA E FUNGICIDA. COMO GERMICIDA: fazer diluições de 2,0% ou 4,0% em água (vide tabela) e manter a solução em contato com a superfície a ser desinfetada durante 10 minutos.