Pode colocar copo de plástico no microondas?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

Além do plástico polipropileno, outro tipo de plástico seguro para usar no microondas é o policarbonato. Mas, se você estiver usando um recipiente de plástico que não seja polipropileno ou policarbonato, é sempre melhor verificar com o fabricante antes de colocar o plástico no microondas.

Devemos evitar aquecer alimentos em recipientes plásticos, bem como evitar tomar água em garrafinhas que ficaram expostas ao sol”, alerta. “Isso porque várias embalagens plásticas e também algumas resinas acrílicas contêm um componente chamado Bisfenol-A.

O PET é um termoplástico, isso quer dizer que ele suporta ser aquecido, derretido e ainda assim mantém suas características.

Claro, mas tome cuidado para não se queimar! Não use recipientes estreitos com gargalos pequenos (por exemplo, garrafas) e deixe a água descansar por cerca de 30 segundos dentro do microondas antes de retirá-la. Ao contrário do que ocorre no fogão, no forno micro-ondas, os líquidos se aquecem por igual.

Se você está se perguntando qual plástico pode ir ao microondas, a resposta é: polipropileno. O plástico polipropileno é o tipo de plástico que é seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo.

PVC (Policloreto de vinila) – pode liberar compostos tóxicos, como dioxinas e ftalatos, durante a produção, uso e descarte. Policarbonato – contém bisfenol A (BPA), que pode se propagar durante o aquecimento do plástico. Poliestireno – pode liberar estireno, um produto químico considerado tóxico e cancerígeno.

O que pode usar no microondas e o que não pode
Por outro lado materiais que não se alteram sob a presença das ondas magnéticas são os que pode usar no microondas. Por exemplo, podemos usar no microondas os vidros refratários, porcelana, louça, cerâmica e papéis absorventes.

1. Alguns tipos de plástico. Alguns tipos de plástico, quando aquecidos, liberam substâncias como, a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos. As duas últimas, são conhecidos por serem disruptores endócrinos, ou seja, substâncias que imitam os hormônios humanos.

Pesquisas mostram que plásticos não são bons para colocar no micro-ondas pois, quando aquecidos, liberam substâncias cancerígenas, como o Bisfenol-A ou, simplesmente, BPA. Essas substâncias, por sua vez, contaminam os alimentos.

Garrafa térmica
O aço inoxidável irá bloquear o aquecimento do café ou chá e pode danificar o micro-ondas. Se for de plástico, verifique se a embalagem diz que é segura para ir ao micro-ondas.

De acordo com especialistas da instituição, a quantidade de estireno presente nos copos descartáveis é "parcialmente" acima do recomendado pelo Ministério da Saúde. Quando submetida ao calor do café, por exemplo, essa substância, que é tóxica, é liberada e pode ser ingerida no momento em que se bebe o líquido.

Qualquer produto feito de plástico duro e transparente provavelmente é feito do policarbonato, a menos que o fabricante declare especificamente que o produto é livre de BPA.

É preciso ter muito cuidado ao ferver água sozinha no seu micro-ondas. Quando a água pura é aquecida por muito tempo e entra em contato com um novo corpo (um saquinho de chá, por exemplo), inicia-se uma ebulição a 100ºC que pode provocar “espirros fervendo”.

Posso esquentar água no micro-ondas? O perigo de esquentar água no micro-ondas é o ponto de fervura que esse líquido alcança no micro-ondas é que, em poucos minutos, você superaquece o aparelho e também o recipiente que está sendo usado para isso.

Faça um pequeno corte no plástico com uma faca ou com um garfo, faça 3 furos antes de colocar no micro-ondas, é importante esse procedimento para não estourar o plástico lacrado.

Mais uma coisa: nunca coloque no seu forno microondas embalagens plásticas de sorvete, margarina ou iogurte: elas podem derreter nos primeiros segundos! Vidros: Quase todos os vidros podem ser levados ao microondas.

- Confira a composição de brinquedos, escolha aqueles que vêm com a especificação “plástico atóxico”. - E quanto às mamadeiras, prefira aquelas feitas com material não tóxico. Mas como saber qual plástico é perigoso ou não? É só ficar atento para o número estampado no fundo do recipiente.

O aquecimento de recipientes plásticos contendo alimentos pode liberar substâncias nocivas com potencial de causar câncer, como a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos.

Observe aquele símbolo triangular de reciclagem: se estampar os número 3 ou 7, pode conter BPA.