Pode colocar comida no saco de lixo?

Perguntado por: eferreira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Por serem lixo biodegradável, o ideal é que os restos de alimentos sejam embalados em saco de lixo também biodegradável, para serem destinados para a compostagem.

Preto: Para descarte de resíduos gerais não recicláveis; Branco: São indicados para a coleta seletiva de resíduos de serviços de saúde; Cinza: Indicado para resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.

Este tamanho de Saco de lixo costuma ser usado em lixeiras de Jardins e Condomínios e suportam de 16 até 36 kg.

Conforme determina o texto da Lei nº 6.322, de 10 de julho de 2019, estabelecimentos ficam vedados de oferecer sacolas plásticas descartáveis que sejam confeccionadas à base de materiais como polietileno, propileno e polipropileno.

Carrinhos de lona: com uma estrutura resistente, eles são capazes de levar as compras com auxílio de rodinhas, o que facilita o transporte. Sacos feitos de jornal: essa é uma boa opção pra casa. A dobradura feita de jornal é capaz de formar um saquinho, que pode ser usado para guardar o lixo do banheiro.

As lixeiras de coleta seletiva tem a função de armazenar os resíduos até serem enviados para a reciclagem. A lixeira de cor azul, por sua vez, serve para armazenar o papel e suas variações (papelão, jornal, revista, cartolinas e entre outros).

O descarte correto dos resíduos inicia com o acondicionamento adequado e a separação do que é reutilizável, reciclável, lixo comum e resíduo tóxico. De modo geral, o ideal é que papel, alumínio, plástico, vidro e orgânicos sejam separados devidamente nas residências.

1)Lixo comum – são os resíduos recolhidos pelo hospital que não apresentam risco à saúde pública, como papeis descartados na recepção, copos plásticos, embalagens de alimentos, etc.

SACO BRANCO (LIXO BIOLÓGICO) - algodão, gaze, luva ou qualquer outro material que contenha sangue ou fluidos corpóreos, curativos, resíduos de cirurgias, moldagens e kits para exames.

CINZA – NÃO RECICLÁVEIS
O que descartar: Papéis higiênicos, Guardanapos sujos, Papéis metalizados ou parafinados, Adesivos, Papel carbono, Fraldas, Absorventes, Fotografias, Espelhos, Esponjas de aço, itens de cerâmica, isopor, EVA, Vidro temperado, Vidros de carro, Cortiça, Ampolas de remédio, Lentes de óculos, etc.

Marrom: Resíduos orgânicos, de origem animal ou vegetal, devem ser destacados na lixeira de cor marrom.

Saco de lixo por matéria-prima
O fator que mais impactará na qualidade do saco de lixo é se tal polietileno será feito com plástico virgem, reciclado ou misto. Utilizar plástico virgem resulta em um saco de lixo mais resistente e versátil, porém encarece significativamente o produto.

4 KGs

1 Fardo Saco de Lixo 100LTs com 4 KGs (aproximadamente de 30 a 35 unidades).

O processo administrativo em andamento no Procon-PR pode resultar na aplicação de multas para os fornecedores que cometem a mesma prática, que variam de R$ 900 a R$ 12 milhões. No formato em que foi feita, cobrança por disponibilização de sacolas é abusiva. Clientes que se sintam lesados podem realizar denúncia.

Comércio que distribuir ou vender sacolas plásticas só receberá multas a partir de março de 2023. Publicada nessa quarta-feira (28) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a lei 7.175/2022 determina novo prazo para aplicação de multas pela distribuição ou venda de sacolas plásticas no comércio.

As principais vantagens do plástico biodegradável em relação ao plástico comum são a sua reciclabilidade e o menor tempo de degradação no meio ambiente. As sacolas de plástico biodegradável são produzidas com uma tecnologia moderna e inovadora que leva o nome de d2w™.

Use nas lixeiras
Seja na lixeira da cozinha, do banheiro ou da lavanderia, as sacolas podem ser reaproveitadas e ganhar um novo uso. A dica é: ao chegar em casa do supermercado e higienizar as sacolas, dobre-as e guarde-as separadas por tamanho.