Pode colocar colírio no olho do gato?

Perguntado por: arezende . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Portanto, sempre tenha gaze e um sorinho fisiológico em casa para realizar a limpeza e, em hipótese alguma, pingue colírio no seu bichano sem a orientação de um profissional.

Para isso, umedeça um pedaço de gaze ou algodão com soro fisiológico e deixe repousando na região dos olhos do gatinho por dez segundos. Após amolecido, umedeça um algodão ou hastes flexíveis com soro fisiológico e passe na região delicadamente.

O melhor remédio para olho de gato inflamado só poderá ser prescrito pelo veterinário após avaliar cada caso. Em geral, ele poderá indicar colírios e pomadas que vão ajudar a reverter o quadro. Podem ser utilizados, também, comprimidos antibióticos, caso a origem da infecção seja bacteriana.

Com a ajuda de gaze ou de um disco de algodão humedecido com água ou soro fisiológico, podes limpar os olhos do teu gato como medida de higiene diária.

A conjuntivite em gatos é uma doença que facilmente se consegue detetar. Esteja atento aos olhos do seu felino, caso apresentem sinais como irritação da conjuntiva ocular, isto é, vermelhidão dos olhos e das pálpebras. Esta doença ocular também se manifesta através do inchaço dos olhos e de um lacrimejar constante.

- Colocar de 3 a 5 gotas no olho afetado duas ou mais vezes ao dia dependendo da gravidade do caso. - Nos casos em que há uma secreção catarral ou purulenta abundante, antes de instilar o colírio, é conveniente limpar os olhos cuidadosamente com algodão ou gaze.

Entretanto, não é recomendado aplicar colírio humano para cachorro. Além de ser um produto que não é fabricado para pets, você estará mascarando os sintomas sem descobrir o que há de errado com a saúde do seu amigo.

Evite o uso de água boricada (ácido bórico) e nunca aplique nada no olho do gato sem orientação veterinária.

No entanto, é necessário ter atenção na hora de administrar esse medicamento para os felinos, afinal, um erro pode ser fatal, causando intoxicação e até mesmo levando o animal ao óbito. Sendo assim, jamais dê dipirona para o gato sem a recomendação veterinária.

O que é a doença de gato nos olhos? A doença do gato, ou toxoplasmose ocular, é um problema causado pelo protozoário Toxoplasma gondii. Ao contaminar o hospedeiro, esse parasita pode se alojar em diferentes locais, inclusive nos olhos. Nesse caso, a doença causa lesões no órgão e pode gerar diversas complicações.

O que é a remela em pets?

  1. Use um gaze molhada com água limpa;
  2. Seja delicado ao fazer a higienização da área;
  3. Não aplique colírios e medicamentos sem a receita de um veterinário;
  4. Cuidado ao tocar no olho para evitar irritações;
  5. Nunca utilize a mesma gaze nos dois olhos, descarte a gaze após uso.

O tratamento vai depender do grau da inflamação e dos sintomas de cada paciente. Mas, de modo geral, o protocolo inclui o uso de colírios lubrificantes e anti-inflamatórios, antialérgicos, soro fisiológico, compressas com água quente e/ou fria e até o uso de alguns tipos de pomadas.

Evite água boricada e soro fisiológico
O soro fisiológico, apesar de se parecer mais com a lágrima, contém sal (sódio), podendo ser uma fator irritativo aos olhos já inflamados. O ideal é usar água mineral ou filtrada, além dos colírios lubrificantes.

Entre inúmeras apresentações clínicas que seu pet pode ter ao perfurar o olho, vamos citar as mais observadas: olhos fechados parcialmente ou totalmente, piscar excessivo, olho azulado, secreção ocular, olho vermelho, e algumas vezes pode ser observado sangramento local também, demonstrando uma gravidade maior.

Sequestro de córnea: uma parte da córnea morta fica "sequestrada" no olho, dando lugar a uma mancha escura.

Uma compressa quente sobre a pálpebra pode ser muito eficaz na redução da inflamação causada pela conjuntivite. Para fazer isso você deve mergulhar um pano limpo em água quente e aplicar o pano sobre a pálpebra. Mantenha-o por um alguns minutos. Repita o processo três ou quatro vezes.

Para curar totalmente a conjuntivite felina, tratamento costuma durar até duas semanas. Muitos gatos se recuperam até mesmo antes disso.

Quanto tempo dura a conjuntivite em gatos? Tratando de forma correta e com a orientação médica, a conjuntivite em gatos pode durar de uma a duas semanas.

Piazera reforça que esses medicamentos podem sim ser usados tanto por cães como por gatos. “A instilação no olho dos animais deve ser feita com as mãos limpas. Uma gota do colírio ou fina camada de pomada no olho afetado costuma ser a indicação, sendo suficiente para boa absorção do medicamento.

1- Para realizar a limpeza dos olhos do cão, é necessário soro fisiológico, algodão e gaze. Ao utilizar o soro fisiológico, deve-se ter o cuidado de se respeitar a sua durabilidade, que é de, no máximo, uma semana, manipulada de forma a evitar contaminação, armazenando-a em geladeira.