Pode colocar cobogó no muro?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 4 votos

Pode colocar, sim. Desde que não permita a visibilidade pro outro lado. Um vidro liso ou que abra, como uma janela, não pode. Um vidro retorcido, cujo único objetivo esteja notável que seja apenas pra captação de luminosidade, pode.

O tijolo vazado é perfeito para criar fachadas, muros, divisórias de ambientes, box de banheiro, áreas de piscina e entradas de varanda. Além de permitir a passagem de ar e luz, ele mantém a privacidade do ambiente e traz valor estético para o espaço.

"Normalmente só um muro separa as residências, mas se for na linha da divisa deve ser feito com a anuência dos dois proprietários. Do contrário, a construção deve ser feita dentro dos limites do lote", explica o diretor do Departamento de Controle de Edificações da Secretaria Municipal de Urbanismo, Walter da Silva.

É proibido construir janelas a menos de um metro e meio do terreno vizinho. O Código Civil traz normas sobre o direito de construir e determina que o proprietário tem liberdade para construir o que quiser em seu terreno, desde que respeite as normas administrativas de construção e não viole o direito dos vizinhos...

O cobogó serve para dois propósitos distintos. Nas áreas externas como fachadas e muros funciona como item decorativo. Já nas áreas internas, o cobogó serve para dividir espaços, mantendo a ventilação e a entrada de luz natural nos ambientes.

Você pode ir ao Juizado Especial de Pequenas Causas e propor ação de obrigação de fazer, para construção do muro.

É defeso abrir janelas, ou fazer eirado, terraço ou varanda, a menos de metro e meio do terreno vizinho. § 1. As janelas cuja visão não incida sobre a linha divisória, bem como as perpendiculares, não poderão ser abertas a menos de setenta e cinco centímetros.”

As mais tradicionais são as paredes de cobogós de concreto ou de cerâmica, que também são as mais usadas em fachadas, por serem materiais mais resistentes.

Construir uma janela a menos de um 1,5 m da divisa com o terreno vizinho é, por si só, ilegal, não sendo necessário que a pessoa lesada prove o prejuízo. Esse é o entendimento da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça em julgamento sobre a regra do artigo 1.301 do Código Civil, que regula o tema.

Súmula 120 do STF (Parede de tijolos de vidro translúcido pode ser levantada a menos de metro e meio do prédio vizinho, não importando a servidão sobre ele).

Os elementos vazados são altamente recomendados para as construções que valorizam a iluminação e um ambiente arejado e fresco. São ótimos para divisórias no interior das residências, pois garantem uma melhor luminosidade e corrente de ar.

Também não está permitido ao vizinho do outro lado realizar qualquer intervenção ou construção sobre este muro Da mesma maneira, se o vizinho do outro lado vir a causar qualquer dano a estrutura do muro, cabe a ele reparar ou reconstruir um muro de igual característica ao original.

O proprietário tem o direito de demarcar o seu imóvel, urbano ou rural, construindo ou reforçando a divisória, com cerca, muro, tapume ou de qualquer outra forma, e pode exigir do vizinho…

3. No caso de terrenos planos ou não enquadrados no item anterior, os muros de divisa, na faixa de recuo de frente, não poderão ultrapassar a altura de 3,00m em relação ao perfil natural do terreno, ressalvados os casos previstos no item 5.1.

O dispositivo estabelece prazo decadencial de um ano para que o proprietário afetado pela construção irregular (art. 1.301) possa pedir o desfazimento da obra.

A melhor opção de como tapar a visão do vizinho, é com painel de bambu, feito de cana da índia tratada. Você pode coloca-lo em gradil de ferro, alambrados, e estruturas que dão possibilidade de amarrar com arames galvanizados ou presilhas plásticas. É ótimo para se fazer um jardim vertical se desejar.

Plantas: as plantas deixam qualquer espaço mais agradável e são uma solução simples e prática para disfarçar muros feios. Além disso, é possível combinar diferentes espécies arbustivas em um mesmo canteiro ou utilizar plantas trepadeiras que vão esconder os muros inteiramente.

Basicamente, os cobogós têm a função de dividir determinados ambientes sem que percam a iluminação (natural ou artificial), além disso ajudam a manter os ambientes frescos e arejados, sem a necessidade de manter portas ou janelas abertas.

Cobogó de concreto (cimento)
Ele é o mais barato e dá um visual mais rústico ao ambiente. Normalmente é mais usado em áreas externas, mas podem ser usados internamente também.

Para os cobogós cerâmicos aplicados em ambientes internos, a argamassa utilizada é do tipo ACII. Para ambientes externos com incidência direta e constante de luz solar e/ou ambientes mais úmidos, a recomendação é utilizar a argamassa do tipo ACIII.

Bom dia prezada, o código civil é claro quanto ao afastamento de abertura voltadas para o terreno do vizinho, prevendo a distancia minima de 1,5m atente-se para o fato de que essa distância não é do muro e sim da divisa, janelas ou aberturas perpendiculares ao vizinho devem respeitar a distancia minima de 0,70 m.