Pode colocar cloro na piscina com sol?

Perguntado por: rpires . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

O cloro forma íons de hipoclorito na água, que se quebram quando atingidos pela radiação ultravioleta, liberando cloro gasoso na atmosfera. A luz do sol pode reduzir a cloração da piscina em 90% em apenas algumas horas.

Existe um produto chamado de Neutralizador de Cloro ou Diminuidor de Cloro. Geralmente é um produto composto de Tiossulfato de Sódio e tem como função a anulação das moléculas de cloro presentes na água.

Boa tarde, Não a problema em colocar o cloro em dia ensolarado mas procure colocar em horários mais frescos para evitar maior evaporação..

Após serem feitos os ajustes de pH, alcalinidade total e cloro livre. O ideal é que o cloro seja aplicado na água da piscina dia sim, dia não. Já em piscinas de muito é recomendado que as aplicações de cloro sejam diárias. A cada 2 dias deve ser feita a análise do nível de cloro residual.

Durante todo o processo de cloração, o ideal é manter a motobomba ligada com a válvula do filtro na posição RECIRCULAR. Isso otimiza a mistura do produto na água, a performance da sanitização e também reduz as chances de danificar o revestimento da sua piscina, ok?

"Para a limpeza completa, esperar 6 horas com a piscina filtrando. Para a manutenção, deixar a piscina filtrando e entrar depois de 2 horas", explica a equipe da República Materiais. O cloro é uma substância volátil, ou seja, que vai sendo consumida (evaporada) com o passar do tempo.

A manutenção e a periodicidade do cloro em piscinas
Piscinas públicas, por exemplo, requerem tratamento diário. As residenciais podem passar por esse processo aproximadamente três vezes por semana. Se o uso for maior, o intervalo entre as aplicações deve ser reduzido.

Cloro: utilizado para desinfecção e eliminação de microorganismos como algas e bactérias. Após a sua aplicação, o ideal é esperar pelo menos uma hora para entrar na piscina.

Realize o procedimento de supercloração
Caso a água da sua piscina esteja turva demais, pode ser que seja preciso fazer o tratamento de supercloração. Esse método é basicamente aplicar grandes doses do cloro na água. Assim, o seu efeito é ampliado e o problema é rapidamente resolvido.

Se o odor estiver exalando de forma intensa isso quer dizer que a quantidade de cloro utilizada é menor do que a recomendada. Na verdade, o cheiro que imaginamos ser do cloro é proveniente de compostos químicos formados pela sua união com outros elementos presentes na piscina, como o suor e a urina.

Ela também varia conforme alguns fatores e, por isso, o ideal é usar uma fita teste para verificar a quantidade de cloro livre na água. Caso o nível esteja abaixo de 1 ppm (partes por milhão), é preciso aplicar cloro e repetir o processo até que os parâmetros se estabilizem entre 1 e 3 ppm.

Varia muito de piscina para piscina, se tiver aquecedor, uso da piscina, clima, local etc.... mas dura 2 a 3 meses ou até mais dependo da dosagem de cloro.

Quanto mais uma piscina é filtrada, menos agentes desinfetantes você precisa aplicar na água para remover a sujeira. Além disso, o tempo de filtração é variável. O tempo ideal de filtragem pode sim ser mais que 8 horas, seja nas piscinas domésticas ou comerciais (academias, clubes, etc).

Carla, não é recomendado misturar produtos distintos, um vai inibir a ação do outro e pode levar a consequências perigosas.

Primeiramente, não se deve misturar compostos como hipoclorito de cálcio com dicloro ou tricloro. Afinal, esses compostos químicos são incompatíveis, causando riscos de reações químicas se entrarem em contato um com o outro.

12 horas

Para obter uma decantação completa e uniforme, deixe a água em repouso por um período mínimo de 12 horas. Após 12 horas, aspire cuidadosamente o fundo da piscina drenando.

A seguir, aprenda a limpar piscina verde e deixá-la com a água cristalina.

  1. Verifique a areia do filtro da piscina. ...
  2. Remova detritos sólidos com uma peneira. ...
  3. Faça um teste de pH. ...
  4. Aplique o cloro granulado. ...
  5. Escove piso e paredes. ...
  6. Utilize um algicida. ...
  7. Aposte em clarificante para uma água cristalina.

A quantidade de cloro não foi suficiente para oxidar todo material orgânico presente água da piscina, e por isso não há residual após a aplicação. Encha o recipiente plástico com 10 litros de água da torneira, analise o residual de cloro e só inicie o teste se não houver residual na água.

floculante

Primeiro: floculante ou clarificante
O floculante (ou clarificante) é um produto utilizado para solidificar e concentrar as impurezas ao fundo da piscina, visando facilitar a filtragem e limpeza das partículas maiores de sujeira. A aplicação desse produto é dispensável caso sua piscina não esteja tão suja assim.

O desajuste da alcalinidade dificulta o ajuste do pH. Por isso, quando necessário, primeiro deve-se ajustar a alcalinidade para, depois, acertar o nível de pH.

Se a quantidade de cloro a ser colocada na piscina for pequena, coloque-a no balde e misture com o auxílio de algo plástico, que pode ser uma grande colher plástica. Depois de misturar completamente o cloro dentro do balde, jogue-o na piscina espalhando por toda a superfície.