Pode colocar cheirinho no umidificador?

Perguntado por: agomes2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Os umidificadores são aparelhos desenvolvidos com a função de umidificar ambientes e a recomendação é que isso seja feito sempre com água limpa. Óleos e outros resíduos, como álcool contido em aromatizadores em spray ou, até mesmo, em perfumes, podem danificar o funcionamento do aparelho.

Água destilada é o tipo mais seguro de água para usar em um umidificador, principalmente os de névoa fria; Um umidificador mais antigo pode conter bactérias ou fungos prejudiciais que você não consegue limpar ou remover.

Os dois tipos mais comuns e adequados de difusores para o uso de óleos essenciais são o Aromatizador Elétrico (também chamado de difusor de tomada ou réchaud de tomada) e o Difusor Ultrassônico. Ambos podem ser utilizados com óleos essenciais ou essências, sejam elas hidrossolúveis ou lipossolúveis.

O indicado pela WAP é que você despeje, cuidadosamente, de 3 a 5 gotas da essência de sua preferência. Desta forma, o difusor do óleo essencial trabalha na forma correta e aromatiza o ambiente sem exageros.

Essência de Eucalyptus é ideal para uso em umidificadores ultrassônicos e na perfumaria da sua casa para aumentar a concentração e manter os níveis de energia. Além disso, é um descongestionante nasal, então seu aroma suave alivia a congestão respiratória e outros sintomas presentes em resfriados.

Camomila

Camomila. Se você busca um óleo essencial para relaxar, então um à base de camomila é a escolha certa. Isso porque ele possui propriedades calmantes e oferece bem-estar com seu aroma.

Pode colocar soro fisiológico no umidificador de ar? Já que o umidificador de ar tem um recipiente onde você mesmo coloca a água, é possível colocar soro fisiológico nele? A resposta é: sim. Inclusive, o uso de soro fisiológico no umidificador de ar é indicado em dias de baixa umidade no ar.

Danos aos seus acessórios. A água da torneira conta com diversos tipos de micróbios, minerais e contaminantes que podem danificar o seu umidificador.

Se você tem alergias é melhor ficar longe dos umidificadores de ar quente já que o ar quente e úmido também pode incentivar o crescimento de mofo. Esse tipo também precisa ser limpo com frequência já que a água quente estimula o crescimento de bactérias dentro do umidificador.

Na maioria das vezes, a maior diferença é que o difusor de aromas tende a ser um dispositivo menor para ser usados com óleos essenciais, enquanto o umidificador de ar possui um tamanho maior para realizar um controle umidade do ar.

A diferença entre um difusor e um aromatizador está no formato e na foram de uso. O aromatizador de ambiente e o difusor de ambiente tem o mesmo objetivo: perfumar o ambiente, mas cada um com sua especificidade.

Esse uso é indicado para qualquer tipo de problema com base nos princípios da aromaterapia. Para isso, basta colocar 1 ou 2 gotas de óleo de hortelã em um difusor, um umidificador de ambientes ou em um bule com água fervente e inalar o aroma.

O umidificador de ar pode ser bom para rinite, mas em algumas situações, ele pode até piorar os sintomas. De fato, o ar seco pode ser um agente irritante para a mucosa nasal. Inclusive, o ar frio e seco é uma das razões pelas quais os sintomas pioram bastante no inverno.

Para liberar ar umidificado mais frio, o usuário pode colocar água gelada ou pedras de gelo no reservatório.