Pode colocar caixa de gordura na cozinha?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

A caixa de gordura/esgoto deve ser dimensionada para atender cozinhas residenciais, conforme especificação da norma NBR- 8160 de projetos de esgotos e receber o esgoto proveniente do ramal da cozinha por meio de sifão, que retém a gordura dentro da caixa, impedindo que seja conduzida pela tubulação.

Confira! A caixa de gordura é um item obrigatório em toda a residência. A sua função é fazer exatamente o que o nome sugere, guardar gordura. Esse dispositivo fica geralmente entre as pias da cozinha e o cano que vai direto para a fossa ou a rede coletora de esgoto.

5 melhores marcas de caixa de gordura com cesto de limpeza do mercado

  1. Tigre. ...
  2. Amanco Wavin. ...
  3. Krona. ...
  4. Metasul. ...
  5. Bakof Tec.

A partir disso, fica mais simples ligar todo o sistema à rede pública de esgoto. É possível mudar a direção do escoamento apenas uma vez entre as caixas coletoras externas. A distância máxima de 25 m entre elas precisa ser rigorosamente respeitada, e as curvas devem ser de raio longo com 45°ou 90°.

A lei altera o artigo 144 da lei 11.095 de 2004, que passa a vigorar acrescido do §3º com a seguinte redação: “As águas provenientes de pias de cozinha e de copa deverão passar por uma caixa de gordura antes de serem lançadas no sumidouro ou no ramal conectado à rede de esgotos sanitários.”

As caixas de gordura devem ser limpas periodicamente e o resíduo deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartados no lixo. Essa gordura não deve ser descartada na rede de esgoto.

4.04.03 A gordura retirada não pode ser jogada no ramal interno (tubulação, caixa de inspeção), na caixa de ligação, na rede coletora de esgoto, nem na rede pluvial, para se evitarem entupimentos na rede e, consequentemente, retorno de esgoto para o imóvel.

Outra dica é jogar água fervente na pia de vez em quando, para que a gordura agarrada no encanamento se solte e chegue à caixa de gordura. Porém, tenha atenção! Nunca utilize a água quente para limpar a caixa em si — e o mesmo vale para o uso de soda cáustica.

O bicarbonato vai soltar as placas de gordura das paredes da estrutura e facilitar bastante toda a limpeza.

A água, que fica no fundo, passa por um tubo localizado na parte de baixo da caixa de gordura e vai para a tubulação de esgoto. A gordura se acumula em placas e fica boiando dentro da caixa de gordura. A gordura fica na caixa de até ser limpa, por isso a manutenção é importante.

Cheque com frequência a caixa de gordura do seu esgoto
Para evitar entupimentos e o mau cheiro, faça uma limpeza semestral. Nesse caso, a gordura se solidifica e pode ser retirada com a ajuda de uma concha.

A caixa de gordura funciona como um filtro, que capta a água residual gordurosa, e envia para a rede pública de esgoto “limpa”, sem gordura. A caixa de inspeção, capta e envia água potável para a residência e funciona como um dispositivo para verificação de problemas na rede hidráulica.

O custo para instalar uma caixa de gordura normalmente varia de R$ 200 a R$ 800.

Utilize uma colher de pedreiro ou uma espátula para desincrustar os resíduos das paredes. Depois, com as próprias mãos ou com uma concha, retire a gordura de dentro da caixa, depositando-a no saco de lixo. É importante eliminar o máximo de resíduo sólido possível. A ideia é ter apenas líquido no reservatório.