Pode colocar bisneto no nome?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Outro elemento que pode compor o nome é o agnome, cuja finalidade é diferenciar pessoas de uma mesma família que possuem o mesmo nome. O agnome é elemento facultativo do nome e deve ser inserido após o sobrenome. Exemplos de agnomes são Filho, Neto, Bisneto, Sobrinho, Segundo, Terceiro.

Um levantamento feito com base em mais de 180 milhões de CPFs encontrou 243 casos de mãe e filha homônimas, ou seja, que têm o mesmo nome e sobrenome, e outros 12 casos de mães que registraram mais de uma filha com o seu nome.

A lei de registros publicos não diz nada a respeito da ordem dos sobrenomes, assim, fica a critério dos pais estabelecerem como o registro do nome do filho (a) será realizado, podendo, portanto, ser “Fulano sobrenome do pai/mãe, ou, o tradicional, “Fulano sobrenome da mãe/pai”.

Agora, basta apresentar o pedido diretamente a qualquer um dos 7.800 cartórios de registro civil do Brasil. É preciso ter pelo menos 18 anos e pagar uma taxa que, a depender do estado, varia de R$ 100 a R$ 400.

Isso significa que o oficial do registro poderá recusar o procedimento ou encaminhar o caso à Justiça, conforme for necessário. O processo para solicitar mudança do nome e sobrenome ocorre no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, onde também se obtém a certidão de nascimento ou óbito.

Sim. “De acordo com a Lei, é possível também, além dos sobrenomes dos pais, a adição ou escolha pelo sobrenome dos avós maternos ou paternos, mediante comprovação no registro de nascimento dos ascendentes”, detalha o especialista.

Sim, é possível. Embora a distância hereditária com a bisavó é maior do que da avó é totalmente possível pedir na Justiça a inclusão do sobrenome da bisavó ou bisavô.

Em relação ao sobrenome dos avós, a lei esclarece que é possível a inclusão de ascendentes como no caso do patronímico dos avós, desde que não prejudique o patronímico dos demais ascendentes.

Por esse motivo, muitas vezes a madrinha é considerada uma "segunda mãe". Popularmente no Brasil, as madrinhas de batismo também são conhecidas pela forma diminutiva de "dinda". Saiba mais sobre o significado de Dinda.

Como a mãe deve chamar a namorada do filho? A denominação genro é usada para se referir ao companheiro do sexo masculino que seja casado com a (o) filha (o) de determinada pessoa. Quando se trata de uma mulher, a denominação correta para a esposa do (a) filho (a), em relação ao pai ou à mãe dele é nora.

O que é a Nora.

Silva

O sobrenome Silva, o mais comum no Brasil, tem origem em Portugal. Significa "floresta" ou "Selva".

"Conforme a nova legislação de registros públicos, não é possível que se invente um sobrenome. Todavia, é possível, com base nesse novo dispositivo legal, a inclusão de sobrenomes familiares a qualquer tempo, bastando a comprovação do vínculo", explica o advogado Lucas Braga.

Não é possível atribuir a uma pessoa mais de dois prenomes. Cabe ressaltar, ainda, que a utilização de prenomes simples ou duplos já é de praxe nos Cartórios de Registro Civil e o costume é fonte do Direito.

Segundo a nova norma, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode ir diretamente no cartório e, a qualquer tempo, requisitar a alteração de nome. Não precisa justificar a mudança, pois a lei não exige uma motivação.