Pode colocar álcool 70 na água do banho do bebê?

Perguntado por: hmendes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Mas, saiba que essa prática não é recomendada pela SBP, ou seja, é mito. Na verdade, colocar álcool na água do banho do bebê pode irritar a pele do RN, causar alergias e até mesmo uma intoxicação alcoólica, deixando-o hipoativo.

Não coloque álcool na água do banho, que deve ser filtrada. "A pele do bebê o absorve e pode causar intoxicação alcoólica, deixando-o hipoativo."

Amido de milho no banho do bebê
É o que acontece com o amido de milho, popularmente chamado de maizena, ele pode ser usado na água do banho do bebê para tratar assaduras, brotoejas e alergias que podem surgir na pele do bebê.

Ao contrário do que alguns pensam, o bebê pode sim tomar banho de chuveiro desde o nascimento, e essa pode ser uma deliciosa experiência sensorial. O barulhinho da água caindo lembra o bebê do som do útero e o contato pele a pele com certeza vai deixá-lo muito confortável.

O banho noturno ajuda o bebê a relaxar e dormir melhor. Então pode dar banho em recém-nascido a noite sim, pois, não existem riscos para este momento tão especial.

Para o bebê dormir melhor: com um raminho de manjericão nas mãos, pegue o bebê no colo e cantarole canções de ninar. Assim que ele pegar no sono, coloque o galhinho de manjericão dentro do travesseiro e mantenha-o lá por sete dias.

Um banho morno é uma ótima estratégia para deixar o bebê tranquilo. Deixar o jato de água cair sobre as costas e os ombros do bebê por alguns minutos, enquanto conversa com ele calmamente pode ajudar a mudar seu estado de ânimo em pouco tempo.

Algumas formas de criar uma rotina para dormir são:

  1. Fazer uma massagem relaxante;
  2. Dar um banho antes de dormir;
  3. Amamentar à meia-luz;
  4. Reduzir a luz do quarto;
  5. Ligar o ruído branco;
  6. Cantar uma canção de ninar;
  7. Contar uma historinha.

Banheiras infantis devem ser bem higienizadas, lavadas, pelo menos, uma vez por semana, com água e detergente, sem usar álcool ou produtos que estraguem o material da banheirinha. Essa substância não é indicada para bebês. O talco pode ser aspirado pela criança, provocando alergias e problemas respiratórios.

Recém-nascidos até podem tomar mais de um banho por dia, desde que haja necessidade, como maior transpiração e fezes em grande quantidade, e os responsáveis sigam cuidados específicos.

A resposta é sim!

O bebé pode tomar banho a qualquer hora do dia
Sim. Habitualmente opta-se pelo banho à noite como forma de acalmar e relaxar o bebé. No entanto, se este for um momento excitante ou de grande transtorno para a dinâmica familiar, a sua frequência e a hora do dia podem ser ajustadas.

O ideal é que a criança receba os raios solares entre 10h da manhã ou após as 16h da tarde. Caso o clima esteja quente, você pode deixar o bebê com o mínimo de roupa possível. Outra dica importante é não aplicar filtro solar em recém-nascidos! Bebês só estão liberados para usarem o filtro após os seis meses de idade.

três meses de idade

O banho pode ser dado desde o início da vida do bebê, porém o de chuveiro é indicado a partir dos três meses de idade. Não é segredo para ninguém que a pele do bebê é muito sensível. Portanto, ao abrir o chuveiro, espere a água ficar morna.

A indicação para lavar o cabelo do seu bebê é todos os dias, uma vez ao dia! Essa frequência evita infecções no couro cabeludo e também o ressecamento e outras complicações. Após o primeiro mês de vida, você pode espaçar a frequência em que lava o cabelo do seu filho.

O ideal é que os bebês tomem banho todos os dias, sim. Mas, nos dias muito frios, pode-se fazer uma exceção e realizar apenas uma espécie de “banho seco”, higienizando o bebê passando algodão umedecido pelo corpo. Já as crianças mais velhas, que já engatinham, devem tomar banho todos os dias.