Pode colocar água quente no nebulizador?

Perguntado por: amaldonado8 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Em geral, esse vaporizante e descongestionante não pode ser adicionado em água fervente e há contraindicações para pessoas que tenham reações alérgicas a um de seus compostos. A inalação de vapor quente é uma medida caseira simples e acessível que alivia os incômodos da sinusite.

Além de não ter nenhum efeito farmacológico, a nebulização com soro pode irritar a via aérea e levar a broncoespasmo (chiado), piorar um quadro de tosse e até propiciar a colonização da via aérea por bactérias ou fungos.

Você pode e deve esquentar o soro fisiológico antes de usar. Você pode aquecer o soro no microondas mesmo, dependendo da quantidade 5 a 10 segundos são suficientes. Teste sempre a temperatura do soro no dorso da mão antes de colocar no nariz.

Como preparar uma nebulização? Usar somente soro fisiológico (0,9%). Não devem ser usados: água destilada, soro glicosado ou outros líquidos ou soluções.

Em primeiro lugar, é necessário colocar o soro fisiológico ou outra medicação prescrita pelo seu médico, na quantidade recomendada, dentro do copinho de inalador. Na sequência, é só ligar o aparelho e colocar a máscara em cima do seu nariz, de maneira que você respire o ar da névoa.

Você pode usar Fluibron® gotas para inalação com todos os inaladores modernos, exceto inaladores de vapor. Você pode misturar Fluibron® gotas com soro fisiológico, adicionando quantidades iguais de cada, para maior umidificação do ar liberado pelo inalador.

Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.

O aquecimento com microondas, desta forma, é utilizado em casos de emergência, onde é necessária a rapidez de aquecimento do soro para sua aplicação imediata nas salas de emergência. BANHO-MARIA - Outro sistema utilizado ainda em algumas instituições é o banho-maria, no qual os soros são imersos em água quente.

Já a nebulização feita somente com soro fisiológico ajuda a umidificar e limpar as vias aéreas, amenizando sintomas de algumas doenças como tosse, chiado ou sibilo no peito, congestão nasal, dificuldades respiratórias, entre outros.

Coloque 2 colheres de chá de Vick VapoRub em uma. vasilha com meio litro de água quente, não fervendo, e. inale o vapor por 10 a 15 minutos. Não aqueça a mistura no microondas, fogão ou.

No inalador, é preciso colocar soro fisiológico ou água com sal, porque o ar atravessa sob pressão o reservatório e leva as gotinhas diretamente para o interior das vias aéreas. Se nos pulmões chegarem gotinhas de água com sal, tudo bem. Mas se chegar água pura, a tosse pode até aumentar.

O ideal é que seja feita com soro fisiológico. Isso porque o soro é uma solução isotônica e irá realizar apenas a limpeza, sem agredir a mucosa. Além disso, o uso de água pode causar ardor.

Use nebulizador
Coloque nele o soro fisiológico puro ou acompanhado de alguma medicação (indicada por um médico). Ao ligar o aparelho, ele vai fazer um vapor. Basta colocá-lo no rosto de 15 a 20 minutos. Repita esse processo de 2 a 3 vezes ao dia.

Mantenha a boca aberta durante toda a nebulização, assim facilita que o remédio chegue aos pulmões. – Mantenha uma respiração lenta e profunda, sempre que possível. – A nebulização só terminará, quando o recipiente do nebulizador estiver vazio.

Nebulização com remédios
Remédios broncodilatadores, como o Berotec, são bastante recomendados. Porém, a posologia deve ser indicada por um profissional qualificado, dado que há variações de acordo com a idade e o tipo de doença. Outra opção seria adicionar Vick Vaporub® no nebulizador.

Dessa forma, a tosse piora à noite porque ficamos em repouso, tentando dormir, e diminuímos a ingestão de líquidos e alimentos.