Pode colocar água quente no inalador?

Perguntado por: lflores . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Em geral, esse vaporizante e descongestionante não pode ser adicionado em água fervente e há contraindicações para pessoas que tenham reações alérgicas a um de seus compostos. A inalação de vapor quente é uma medida caseira simples e acessível que alivia os incômodos da sinusite.

Ferva 1 litro de água e despeje com cuidado o líquido em uma bacia. Adicione as gotas do óleo de eucalipto e a colher de sal. Depois cubra a cabeça com uma toalha e comece a inalar o vapor do chá. Faça o procedimento por 15 minutos, repetindo 2 a 3 vezes ao dia.

É possível colocar água em inaladores e nebulizadores, ligá-los na tomada e deixar que a névoa de vapor umidifique o ar aos poucos.

Flávio indica tirar o soro fisiológico da geladeira e aguardar que fique em temperatura ambiente. Para aqueles que vivem em locais frios, recomenda aquecer o soro no microondas, em recipiente de vidro, para deixá-lo morno (mas não quente).

Ferva 1 litro de água com 1 colher (sopa) de folhas frescas de guaco e despeje em uma bacia, com cuidado para não se queimar. Sente-se próxima à vasilha e inale o vapor, com uma distância de cerca de 20 centímetros. Se estiver muito quente, aguarde 10 minutos antes de começar a inalação.

O ideal é consultar o pediatra, mas, em casos isolados, o soro fisiológico também é broncodilatador. Se sua dúvida é “quantos ml de soro para inalação infantil”, costuma-se colocar entre 5 e 10 ml de soro fisiológico (0,9% estéril) no copinho do nebulizador.

A aplicação pode ser no peito, pescoço, nas costas e misturado com água quente, a partir do momento que a inalação é realizada, o vapor dos óleos essenciais atuam diretamente para desobstruir as vias aéreas proporcionando alívio e conforto para a respiração.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

Inalar vapor do chá de guaco
Assim como o vapor de eucalipto, o vapor de chá de guaco é uma boa dica de como desentupir o nariz usando um método natural.

Em primeiro lugar, é necessário colocar o soro fisiológico ou outra medicação prescrita pelo seu médico, na quantidade recomendada, dentro do copinho de inalador. Na sequência, é só ligar o aparelho e colocar a máscara em cima do seu nariz, de maneira que você respire o ar da névoa.

Eliminar o excesso de catarro assoando o nariz ou fazendo a lavagem nasal com soro fisiológico é uma forma eficiente de aliviar a tosse da sinusite, pois evita que aconteça o gotejamento.

Quando se faz nebulização exclusivamente com soro fisiológico, é importante lembrar que faz aumentar o muco em vias aéreas podendo causar pigarro e tosse.

O ideal é que seja feita com soro fisiológico. Isso porque o soro é uma solução isotônica e irá realizar apenas a limpeza, sem agredir a mucosa. Além disso, o uso de água pode causar ardor.

Por isso, não há sentido nebulizar apenas com soro. Além de não ter nenhum efeito farmacológico, a nebulização com soro pode irritar a via aérea e levar a broncoespasmo (chiado), piorar um quadro de tosse e até propiciar a colonização da via aérea por bactérias ou fungos.

O aquecimento com microondas, desta forma, é utilizado em casos de emergência, onde é necessária a rapidez de aquecimento do soro para sua aplicação imediata nas salas de emergência. BANHO-MARIA - Outro sistema utilizado ainda em algumas instituições é o banho-maria, no qual os soros são imersos em água quente.

A inalação pode ajudar quando a passagem do ar não está obstruída (nariz entupido). Do contrário, não terá o efeito esperado, porque o usuário vai respirar pela boca. O processo de inalação pode ser muito útil em casos de chiado no peito. Para desobstrução nasal, a lavagem ainda é o melhor caminho.

Contudo, de forma simplificada, inaladores e nebulizadores são a mesma coisa: um equipamento que realiza o processo de transformar um medicamento líquido em micropartículas para permitir que um medicamento seja administrado em uma pessoa por meio do sistema respiratório.

Você pode e deve esquentar o soro fisiológico antes de usar. Você pode aquecer o soro no microondas mesmo, dependendo da quantidade 5 a 10 segundos são suficientes. Teste sempre a temperatura do soro no dorso da mão antes de colocar no nariz.

Quando fervemos e filtramos a água, podemos acabar com parte do problema, matando os micróbios e diminuindo a quantidade de minerais. Contudo, as águas da torneira contam com muitos componentes químicos que, ao entrarem em contato com as vias respiratórias e pulmões, podem causar diversos problemas à sua respiração.

Aqueça 200 mililitros de água potável e misture uma colher de chá de sal. A solução salina feita dessa mistura deve ser colocada em um irrigador nasal apropriado, e você deve repetir o procedimento nas duas narinas. Enquanto faz em uma narina, mantenha a cabeça inclinada para que a água saia pelo outro lado.

A criança não fica com a máscara do inalador no rosto de jeito nenhum e você está se perguntando se pode esperá-la dormir para usar o nebulizador? Saiba que é possível, sim, embora não seja a melhor forma.