Pode colocar água quente no aquário?

Perguntado por: acunha2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Iniciantes no aquarismo podem pensar que basta colocar um determinado volume de água quente no aquário para aquecer os animais. No entanto, esta atitude é nunca deve ser feita e pode até gerar um choque térmico capaz de matar os peixes.

Água deionizada

Água deionizada
Esta seria a melhor água para aquários, pois é a única a garantir uma substância realmente livre de qualquer elemento prejudicial. A água deionizada é obtida através de um equipamento chamado deionizador.

Aqui estão 4 itens que você nunca deve colocar no aquário:

  1. PLÁSTICO. Há quem mergulhe estatuetas, bonecas ou carros de brinquedo no aquário, não há nada mais errado: ...
  2. CERÂMICA. Até a cerâmica pode esconder armadilhas reais. ...
  3. MADEIRA NÃO TRATADA. ...
  4. AREIA DA PRAIA E CONCHAS.

O Termostato deve ser inserido na água por no mínimo 15 minutos para se adequar a temperatura, após esse tempo pode ser ligado a tomada. Para tirar o termostato do aquário, desligue da tomada e espere 10 minutos para retirar da água.

O aquário deve estar em um local iluminado, mas não pode receber luz direta do sol. Na verdade, como a temperatura da água deve ser mantida sempre estável, o ideal é mantê-lo em locais ventilados, mas sem picos de frio ou de calor.

Para aquários de água doce tropicais, a faixa de temperatura depende de quais espécies você está criando. O Discus Sul-Americano exige uma temperatura de 27 a 30°C, enquanto os peixes tropicais de água doce mais comuns, como o árbus-sumatrano, vivem em uma faixa geral de 25 e 27°C.

Para diminuir a temperatura da água do aquário de forma adequada, uma maneira bem simples é instalando em uma das paredes um cooler, aquele aparelho que parece um ventilador. Ele ajuda a reduzir até três graus. Existem vários tipos e tamanhos, que variam de acordo com o volume de água e modelo do aquário.

Quando o peixe sente frio, é importante salientar que em hipótese alguma o aquarista deve aquecer um pouco de água e despejar no aquário. Essa prática pode causar um choque térmico nos peixes e levá-los à morte. A única forma de fazer esse trabalho é usando termostato ou aquecedor próprios para aquários.

A oxigenação do aquário se dá pela troca gasosa entre a água do aquário e a atmosférico. Existe um equilíbrio entre a quantidade de gás que fica na água que é chamado ponto de saturação.

De uma forma geral os peixes conseguem se manter bem até 12 a 24 horas dentro do saco plástico para transporte, porém quanto antes você introduzi-lo num tanque, melhor. Quanto mais tempo o peixe fica na água do plástico, mais ela perde a oxigenação, causando mal ao peixe.

Se não for aberta em algum lugar, a oxigenação do aquário fica totalmente prejudicada. A desvantagem que pode atenuar o calor do seu aquário devido o ambiente e a iluminação, é importante manter uma tampa sempre com circulação de ar.

Entre os fatores naturais, estão alterações bruscas de temperatura, tempestades (inundações), decomposição de matéria orgânica natural, alteração na salinidade, alta mortalidade de crias e eclosões de parasitas, bactérias, vírus e fungos.

Por que aquário redondo é prejudicial
Em sua maioria, esse tipo de aquário não é uma boa opção para os peixes, devido a alguns fatores relacionados ao seu formato, como distorção de imagem, dificuldade de adicionar filtros e pouco espaço de contato entre água e superfície (ar).

A seguir, separamos algumas dicas de como fazer isso:

  1. Tenha um bom sistema de filtragem. ...
  2. Teste os parâmetros da água com regularidade. ...
  3. Ofereça alimentos adequados na quantidade certa. ...
  4. Limpe o fundo do aquário. ...
  5. Faça trocas parciais de água (TPA) ...
  6. Utilize clarificantes de água próprios para aquário.

A temperatura ideal para as principais espécies de aquário

  1. Betta: 24°C a 28°C;
  2. Kinguio: entre 18ºC a 24ºC;
  3. Guppy (Lebiste): 23°C a 26°C;
  4. Acará-Disco: 26°C a 30°C;
  5. Tetra: 26°C a 30°C;
  6. Acará-Bandeira: 24°C a 28°C.

28°C

No entanto, assim como todos os outros peixes, o betta também depende de uma faixa de temperatura (entre 26°C e 28°C) e de pH (entre 6,8 e 7,4) adequados para ficar saudável. Por isso, ter um termostato com aquecedor e usar condicionadores de pH para manter essas condições estáveis é muito importante.